Anti­Fascismo Intuitivo

Francisco Martins Rodrigues

Setembro/Outubro de 2005


Primeira Edição: Política Operária nº 101, Set-Out 2005
Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida
Transcrição: Ana Barradas
HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Militante e dirigente do Partido Comunista ao longo de dezenas de anos, durante os quais conheceu as prisões da PIDE, a clandestinidade e o exílio, Alexandre Castanheira dá testemunho da sua vida  neste livro (Outrar-se, ou a longa invenção de mim, Alexandre Castanhcira. Campo das Letras, Porto, 2003).

Surpreendentemente, porém, de todos esses anos de resistência antifascista, a sua memória parece só ter guardado episódios pessoais, pequenas historietas, detalhes insignificantes. De político, este ex-dirigente comunista não tem praticamente nada a dizer; só o indispensável para sabermos que, apesar de se ter demitido, ainda antes do 25 de Abril, do CC e do quadro de funcionários, sempre foi fiel ao partido e nada teve a ver com pró-chineses ou pró-albaneses.

Como bem se percebe, Castanheira quis dar à sua autobiografia uma forma ligeira, longe do estilo compungido e lacrimoso que se tornou norma em certos livros de memórias promovidos pelo PCP. Ele é, além disso, muito mais um activista cultural, apaixonado pela poesia, pelo teatro e pelos clubes populares, do que um líder político. Mas o que se encontra aqui é uma tacanhez quase inacreditável num homem que tomou parte em opções de fundo, tanto na direcção do PCP como junto dos governantes do “bloco socialista” e dos principais partidos comunistas europeus durante a grande crise dos anos 60. É quase como se a vida lhe tivesse passado ao lado.

Esta aflitiva estreiteza de vistas, bem o sabemos, não é caso isolado. Faz parte da natureza do PCP. Única força organizada da resistência, o PCP atraiu às suas fileiras gerações de democratas, corajosos e abnegados, mas inteiramente alhei­os ao espírito revolucionário de classe. E uma vez aí dentro, devido à ausência de um núcleo comunista consistente, em vez de remodelarem a sua consciência, imprimiram eles ao partido o seu próprio anti­fascismo intuitivo: a luta pela liberdade, não segundo os interesses do proletariado (o que seria “sectário”), mas “a bem de todos”, o que veio a resultar, para grande espanto de alguns, em benefício da burguesia. O mais brilhante de entre essa plêiade de democratas pseudocomunistas desapareceu recentemente e chamava-se Álvaro Cunhal.


Inclusão 25/05/2018