Homenagem à Catalunha

Francisco Martins Rodrigues

Maio/Junho de 2007


Primeira Edição: Política Operária nº 110, Maio-Junho 2007

Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando A. S. Araújo.

Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


 “Para quem acabava de chegar de Inglaterra, o aspecto de Barcelona constituía algo de surpreendente e avassalador. Era a primeira vez que me encontrava numa cidade em que a classe trabalhadora estava no poder. Praticamente todos os edifícios de tamanho apreciável tinham sido tomados pelos trabalhadores e estavam envoltos em bandeiras vermelhas ou ostentavam a bandeira encarnada e negra dos anarquistas; em todas as paredes se viam pintadas a foice e o martelo e as iniciais dos partidos revolucionários; quase todas as igrejas tinham sido esventradas e as suas imagens queimadas; ninguém dizia ‘senhor’, todos se tratavam por ‘camarada’ e por ‘tu’; a gorjeta fora proibida por lei."

Assim se inicia o relato clássico de Orwell reeditado em boa hora e que nos mergulha nos acontecimentos dramáticos da guerra civil de Espanha (Homenagem à Catalunha, George Orwell, Antígona, Lisboa, 2007). Pela sua capacidade para captar os grandes movimentos de massas, pela sua enorme força de verdade, Orwell traz à memória o relato épico de John Reed. Mas esta não é a reportagem de uma revolução em triunfo mas a de uma trágica agonia.

Quando regressa da frente, Orwell descobre que as esperanças revolucionárias dos primeiros meses se tinham esvaído e que Barcelona estava irreconhecível:

“Primeiro, a população civil perdera muito do seu interesse pela guerra; segundo, a divisão entre pobres e ricos, classes superiores e classes inferiores, voltava a impor-se”. “Os restaurantes e hotéis elegantes estavam outra vez cheios de gente rica que se atafulhava de refeições caras, enquanto a classe trabalhadora via os preços dos alimentos subirem assustadoramente”.

A revolução morria, entre o assalto do campo fascista e a política antipopular do governo republicano. Por fim, vêm os combates de rua, a repressão implacável das forças que não se enquadravam na autoridade do governo, a

“horrível atmosfera resultante do medo, da suspeita, do ódio, dos jornais censurados, das prisões a abarrotar, das enormes bichas para adquirir alimentos e das quadrilhas de homens armados”.

Privados de direcção revolucionária, divididos entre a incoerência dos anarquistas, a escassa influência dos marxistas revolucionários e a traição do Partido Comunista, os pobres da cidade e do campo estão condenados à derrota. Em nome da eficácia na condução da guerra, a República burguesa abre as portas à vitória de Franco.

Este é sem dúvida um livro indispensável para entender a guerra civil de Espanha e sobretudo a decadência e decomposição em que se afundou nas décadas seguintes o movimento comunista do século XX.


Inclusão 10/06/2018