Cartas

Francisco Martins Rodrigues


Cartas a FR


Carta 1
19/09/1988

Caro Camarada R:

Na ausência momentânea do L, respondo à tua carta de 12/9, para não ficares a aguardar resposta.

(…) Quanto às verbas que tens enviado para a Solidariedade, têm sido devidamente registadas. Mas como houve interrupção das reuniões devido às férias, o próximo “Denúncia” só deve sair em Outubro e aí virão as verbas que falta mencionar.

Sobre a questão do ateísmo, julgo que há algumas pessoas interessadas (é o nosso caso na P.O.) mas a sobrecarga de trabalhos é já tão grande que não vejo que possamos para já dar ajuda. Seria preciso reunir mais pessoas interessadas, reunir materiais de propaganda, fazer um boletim, etc.

A minha visita ao Otelo está marcada para amanhã. Espero também quo um dia destes, ou eu ou o LGo possamos visitar-te aí (…), para conversarmos sobre os nossos trabalhos.

Aceita um abraço e desejos de boa saúde

Carta 2
10/10/1988

Caro Camarada:

Em resposta à tua carta de 22/9, que agradeço: estive com o Otelo(1), gostei de ver que se mantém com o moral elevado, mas receio que ele esteja iludido sobre a boa vontade que julga haver de muitos sectores para resolver o caso das condenações. Ele diz sempre claramente que não aceita soluções individuais só para ele, o que é muito justo. Espero voltar a ter ocasião de o visitar brevemente.

Quanto à entrevista que referes no "Expresso”, li-a de facto e, embora não esteja por dentro dos assuntos que há entre os presos, acho que levanta questões sérias que devem ser ponderadas. Como deves calcular, a posição em que se colocam esses dois presos tem afinidades com as opiniões que a OCPO tem defendido na revista. Pessoalmente, acho que houve um erro de início na ideia arreigada de que Se poderia formar uma espécie de frente de pessoas de esquerda, sem definições ideológicas rigorosas. oou adepto da necessidade de constituir um partido comunista (não comodista), que possa ser como uma espécie de coluna vertebral de todo o imenso trabalho que é preciso fazer para uma revolução ter êxito. É natural que esta minha opinião se afaste muito do que tu defendes na actualidade, suponho. Mas isso não impede que troquemos ideias em busca do que a todos nós interessa alcançar. Aguardo com muito interesse a tua opinião sobre a nova série da "Política Operária", que te será enviada na próxima segunda-feira.

Li a cópia da carta do VG. Como te disse antes, o terreno da propaganda ateísta é um dos que, quanto a mim, mais estão a precisar de intervenção organizada.

Sem darmos por isso, estamos já todos cobertos de teias de aranha e os tipos cada vez são mais arrogantes. Espero bem que em breve haja forças disponíveis para darmos una bofetada na cara dessa gente, acabando com o argumento (inventado pelo PCP) de que não se pode falar contra a religião para não ofender os católicos honestos. E eles podem ofender-nos a nós?

Até breve, espero. Um grande abraço

Carta 3
15/11/1988

Caro Camarada:

Desculpa só hoje responder às tuas cartas de 27/10 e 8/11, mas a preparação da nossa festa ocupou-nos todo o tempo. Felizmente correu tudo bem, foi um êxito, e espero que alargue a difusão da revista.

A "Denúncia"(2) nº 9 deve ficar hoje aprovada e será rapidamente impressa. Tem demorado por causa das discussões sobre como devemos comentar as iniciativas e declarações recentes sobre o caso Otelo, que deves ter lido nos jornais. Está a haver uma manobra para resolver o caso Otelo à parte (declarações de Soares e Eanes, pedido de indulto do PCP). Inclusive vou agora escrever uma carta para o "Jornal" rectificando por terem posto o meu nome entre os apoiantes da "solução política" do caso.

Por tudo isto, não sei se as nossas opiniões sobre o assunto são coincidentes. Estamos a preparar um artigo da redacção criticando o caminho que as coisas levam. Em todo o caso, se quiseres escrever uma carta com as tuas opiniões, será certamente publicada no próximo número.

Por favor, escreve-me depois a contar o que pensa o Otelo destas jogadas e como vai impedir que sigam por diante. Uma declaração pública dele podia ter um efeito importante.

O Lgo não chegou a ir a Ovar e portanto não fez a entrega que lhe pediste. Estamos a pensar, ele ou eu, ir aí de novo em Dezembro. Depois escrevo-te.

Por hoje, é tudo. Até breve, um abraço deste camarada e amigo

Carta 4
12/12/1998

Caro Camarada:

Respondo mais uma vez a duas cartas tuas juntas, pelo que peço desculpa. A tua sugestão de irmos os dois visitar o Otelo não me chegou a horas de eu te responder dentro do prazo. Como só vou ao apartado uma vez por semana, não dá para recados urgentes. Além disso, as declarações mais recentes dele ("O Jornal" e "Diário de Lisboa") vieram ao encontro do que queríamos: ele rejeita mais uma vez claramente a oferta de indulto ou amnistia separada. Para já, fica cortada a manobra, mas os gajos decerto vão voltar ã carga.

Quanto às tuas sugestões para acordos com o Sampaio do PS, com gente do PC e formação dum movimento de esquerda, seria preciso primeiro que os grupos de esquerda existentes chegassem a esse acordo e tivessem objectivos comuns. Não penso que a situação seja essa; cada grupo está numa fase de tentar definir-se e juntar forças e não se consegue por agora ir além de pequenas acções em comum, como é o caso da SCR. Por nós, “P.O.”, ainda não nos sentimos capazes de grandes voos. Uma acção que já propusemos e que nos parece possível seria uma candidatura conjunta da extrema-esquerda ao Parlamento Europeu. Aguardamos resposta dos outros grupos, que te parece a ideia? Seria possível mobilizar gente para apoiar essa candidatura? O objectivo não seria, claro, eleger nenhum deputado (o que é impossível na situação actual) mas aproveitar para fazer propaganda na televisão e na rádio e denunciar os grandes negócios da CEE. Que te parece?

Fui ao almoço da "Versus”, correu bem, e houve quem comentasse a tua ausência, haverá outras ocasiões para nos encontramos e debatermos ideias. Continuo com o projecto de ir aí, mas tenho sido obrigado a adiar tudo quanto a deslocações porque a artrose está-me a atacar em força desde há mais de um mês.

Por hoje é tudo. Até breve e aceita um grande abraço deste camarada

Carta 5
21/03/1989

Camarada:

Respondo às tuas cartas de 8 e 16 do corrente, desejando-te melhor saúde. O Encontro de activistas teve mais de cem pessoas e correu bastante bem, tendo ficado decidida a constituição e legalização duma Frente da Esquerda Revolucionária, para intervir nas eleições do Parlamento europeu. Continuam as conversações com a FUP e o PSR para a eventualidade duma coligação, mas ainda sem resultado. A UDP não respondeu, Se não houver acordo, iremos sozinhos, que remédio, o que importa é aproveitar para fazer propaganda das ideias revolucionárias. Quanto a candidatos, nada se adiantou por enquanto. Já sondei pessoas próximas do Otelo que me dizem que ele não está interessado em ser candidato. Também sei que o PSR o visitou recentemente, talvez para o convidar, mas duvido que ele aceite.

Dei conhecimento aos camaradas da tua carta e desejam-te as melhoras e que possamos contar com o teu apoio na campanha que se vai iniciar. Vamos fazer um comício na Voz do Operário na noite de 24 de Abril, para apresentação pública da candidatura. Espero que nessa ocasião poderemos ter cá a tua presença. Também evidentemente teremos que estudar as possibilidades duma sessão aí (…), mesmo modesta, que dizes?

(…) Mando junto o texto do Apelo que foi aprovado no encontro. Vamos começar imediatamente a recolher assinaturas de apoio para depois divulgar em anúncios pagos na imprensa. Podemos contar com a tua colaboração? Trata-se de recolher nomes de personalidades mas também nomes de toda a gente que esteja de acordo e que se pode mobilizar para colaborar. Vamos também mandar listas para recolha de fundos. Enfim, o carro está em andamento, vamos a ver se acelera.

Espero ver-te brevemente (deste vez é que cumpro) quando for ao Norte. Escrevo depois ou telefono a confirmar. Grande abraço e desejos das tuas melhoras.

Carta 6
01/04/1989

Caro Camarada:

Respondo è tua carta da 23/3, só para te confirmar que precisamos de mais assinaturas de apoio à PER, que poderiam ser trazidas quando viesses ao comício da Voz do Operário, dia 24 de Abril. Seria muito importante trazeres nesse dia uma delegação de (…) e apresentarem uma curta mensagem de apoio à candidatura, que dizes?

Está-se a reunir nomes para a lista de candidatos e desde já preciso que me digas se o teu nome pode ser incluído (nós da PO vamos propô-lo aos outros) e se deveria ser como independente. Quanto ao Otelo vai amanhã domingo uma pessoa falar com ele.

Peço também que me mandes dizer os nomes que vêm ilegíveis na lista que mandaste, porque pensamos divulgá-los em anúncio a publicar nos jornais. Sobretudo interessa o nome do dirigente do Sindicato dos Cerâmicos. Todos os nomes representativos que possas obter interessem, como compreendes. Para já é tudo.

No dia 7 há uma sessão da SCR na Amadora pela Amnistia. Vai sair o "Denúncia”.

 Um abraço

Carta 7
08/05/1989

Caro Camarada:

Respondo às tuas cartas (em seguimento da nossa conversa telefónica. Recebemos as 4 listas de apoio, seria bom que viessem assim de outras partes. 0 comício da Vos do Operário foi um pouco fraco mas correu bem. Vamos enviar-te materiais da FER para distribuição. Será possível organizar aí uma pequena sessão de esclarecimento? Haverá um almoço de apoio à candidatura em Lisboa a 3 de Julho, gostaríamos de contar com a tua presença e de mais alguém que viesse contigo.

0 comício de encerramento é a 16 Junho na Voz do Operário. O L estará aí contigo brevemente e poderá informar-te melhor sobre o andamento dos trabalhos. Envio-te a última P.O. e a lista dos candidatos.

Sobre o Otelo e companheiros, continua a arrastar-se a solução. Fizemos bastante barulho nas manifestações do 25 Abril e 12 de Maio, Vamos continuar a martelar com comunicados à imprensa. Um abraço

Carta 8
14/05/1989

Camarada:

Espero que estejas bem de saúde e que tenhas recebido a minha carta de 8 do corrente, assim como a encomenda cora os manifestos. Corrigindo o que te dizia nessa carta: o almoço que estava previsto para 3 de Junho foi antecipado para dia 28 de Maio domingo. Pretende-se transformá-lo numa acção de protesto contra a recuperação do bandido Salazar que por aí está a ser feita. Tentaremos obter cobertura na imprensa e rádio e prevê-se uma intervenção do Varela Gomes como resistente antifascista de longa data. Isto ainda torna mais importante a tua comparência. Pensas que será possível ultrapassar os teus problemas de deslocação? Diz-me alguma coisa, certo?

Fizemos uma queima dum boneco representando o fascista Blas Pinar, na Praça da Figueira, deu na televisão, rádio e alguns jornais, viste?

A tónica do antifascismo tem que ser bem martelada durante a campanha para despertar a juventude. Podes ter um papel nisso. Vamos também dar destaque aos dois presos políticos que entram na nossa lista, a HC e o DL.

Um abraço

Carta 9
14/06/1989

Caro Camarada:

Já terás conhecimento pela imprensa de mais informações sobre a nossa desistência. Receberás dentro de dias a PO 20, que expõe o caso em pormenor. Não foi de ânimo leve que chegámos a esta medida, porque sabíamos o descrédito que estes incidentes trazem à esquerda, mas não vimos outra alternativa em face da deslealdade total dos rapazes da LST. Não lançámos s público essa questão para não entrar era "lavagem de roupa suja" mas quando um de nós aí for poderemos conversar. Segue comunicado de imprensa.

Recebi as tuas cartas e o cheque de 1.600$ e espero que este incidente não afecte a nossa colaboração. Hoje penso que foi um erro ter tentado esta coligação com gente que vê a política como uma brincadeira. Fica-me de emenda.

Um grande abraço e até breve

Carta 10
27/06/1989

Caro Camarada:

Respondo à tua carta de 15/6 e aproveito para saber se te faz jeito receberes-me aí no sábado dia 9 Julho ou na segunda dia 10, visto que terei que ir ao Norte e cumpria finalmente a promessa de te visitar para falarmos um bocado. Agora que já passou a trapalhada das eleições, que me deixou más recordações, poderemos falar de outras. Só é preciso que me digas o dia que te convém (…).

Houve anteontem aqui um jantar dos presos, famílias e amigos com o Otelo. O S esteve lá. Parece que o tom dos discursos foi um bocado pró-PS (falou o Edmundo Pedro), pelo menos para o meu gosto. Tu que sonhas com uma união da gente das esquerdas talvez te alegres. Mas eu com o PS, nem pintado. E com o PC também não. Enfim, coisas para debatermos.

Um grande abraço

Carta 11
01/08/1989

Caro Camarada:

Respondo às tuas cartas de 22/6 e 3/7 pedindo desculpe pelo atraso que já é habitual mas não é por mal... Espero que a tua saúde esteja boa. Infelizmente ainda não foi desta que te visitei, pois já tinha tudo marcado e à última hora telefonaram-me do Porto a adiar o encontro e ficou tudo suspenso. Quando tiver algo concreto telefono-te, mas só depois das férias com certeza.

(…) Quanto às nossas infelizes experiências eleitorais, vejo que consideras ter havido excesso de rigidez ou sectarismo da nossa parte. Não julgo isso mas só de viva voz poderemos trocar ideias sobre o assunto. O caso é que quando se juntam forças muito pequenas, a tendência ê para a desconfiança e o conflito. Penso que os da LST/ER foram muito pouco leais em tudo isto. Mas já lá vai. Temos que olhar para a frente. Um abraço

Carta 12
21/10/1989

Caro Camarada:

Só agora respondo à tua carta de 17/8, mas não é por desinteresse. Meteram-se pelo meio as férias e também os muitos trabalhos com a Política Operária, que não são só literários, mas também técnicos, enfim, tu sabes como é...

Mandei-te um exemplar como oferta e gostava de conhecer a tua opinião sobre o nº 21 da PO, em particular sobre o comunicado quanto à amnistia. Nós não estamos de maneira nenhuma desinteressa- dos do assunto, mas vemos que a opinião que domina entre os presos e os ex-presos, Carlos Antunes, etc., é no sentido de não fazer ondas, para não prejudicar uma lei da amnistia que acham que está para breve. Nós temos defendido a necessidade de uma manifestação, mas já nos acusaram de estar a prejudicar os presos e neste momento não vemos condições para agitar o problema como gostaríamos. (…)

Um abraço amigo

Carta 13
05/01/1990

Caríssimo Camarada

Só agora tive ocasião de responder à tua carta de 2 de Novembro. Espero que tenhas tido boas entradas no ano de 1990.

Como certamente sabes, está a decorrer uma greve de fome iniciada pelo Ramos dos Santos e apoiada por outros (cinco até à data. O Ramos completou três anos de prisão preventiva em 30 de Novembro; deveria ter sido libertado, como fizeram com o Otelo e os outros, mas recusam-se a libertá-lo. Já foram metidos dois habeas corpus, até agora sem resposta favorável. Ele está bastante enfraquecido, já perdeu quilos e está sujeito a uma crise cardíaca. Tem sido visitado por todos nós e por diversos médicos e está bastante animado.

Fiz um pedido para sermos recebidos pelo Presidente Bochechas, mas o pulha até agora não deu resposta. Vamos lá no princípio da próxima semana, assim como ao Provedor, Assembleia da República, PS, PCP, etc.

Com tudo isto e com o esforço para manter a saída regular da revista, já calculas que não proposta sobre a posso pensar na tua Associação do Ateísmo. Somos poucos para tantos problemas.

E que me dizes à crise do Leste e do PC? Os falsos comunistas e socialistas estão a abrir falência, o que é bom, mas o pior é vermos os americanos a fortalecerem-se com tudo isto. O caso da invasão do Panamá é impressionante. Quem será a próxima vítima?

Por agora é tudo. Já sei que não deixarás de fazer aí tudo o que estiver ao teu alcance em apoio dos companheiros. O Carlos Antunes está-se a portar muito mal neste caso.

Um grande abraço e desejos de muita saúde

Carta 14
06/12/1993

Caríssimo Camarada

Gostei muito de ter notícias tuas e de saber que continuas cheio de força. O meu projecto de te visitar tem sido sucessivamente adiado, porque me desloco cada vez menos e até o LGo há muito que não vai ao Norte. Registámos a tua assinatura e publicamos a tua carta. Nada temos a opor às tuas propostas, a não ser a nossa falta de qualificação para promover essa união dos revolucionários e dos ateus que propões. Vamos editando a revista com bastantes dificuldades e na esperança de que gente jovem desperte para as questões da emancipação social e faça aquilo que não somos capazes de fazer. É bem verdade, como escreves, que a burguesia só se derruba com armas na mão e não com palavras. Mas para que surjam pessoas dispostas a pegar em armas, muitas palavras terão ainda que ser impressas. Não nos envergonhamos por este nosso modesto trabalho de propaganda - ele é indispensável. O que é preciso é que as palavras esclareçam e animem vontades revolucionárias em vez de semearem a confusão e o conformismo, como fazem quase todos por aí. Esperamos sinceramente que a revista te agrade e que a leves ao conhecimento de amigos teus.

Aceita um abraço e até um dia.

Carta 15
28/4/1994

Caro Camarada:

Só agora posso responder às tuas cartas. O trabalho de preparação do livro tem-nos ocupado bastante nas últimas semanas. Já mandei o teu exemplar pelo correio e fico à espera da tua apreciação. Se conseguires angariar aí (…) mais algum comprador, será uma forma de nos ajudares a recuperar a despesa da edição. Temos muito mais vantagem nos exemplares vendidos directamente por nós do que naqueles que entregamos à distribuidora, que abocanha logo 55% do preço de capa. Também, nas livrarias vai vender-se a 2.300$00 + IVA, é a única maneira de recebermos algum.

Ainda bem que te agradam os artigos que tenho feito na P.O., o que é preciso é malhar na burguesia; o bicho tantas há-de levar que algum dia há-de ir abaixo, não te parece? Agora, quanto à campanha que pedes para desenvolvermos, de denúncia do assassinato do teu filho, talvez tu não tenhas uma ideia actual das nossas forças, que são muito limitadas. Dão para irmos editando a revista e nada mais. A pouco e pouco, as pessoas que alinhavam nas posições revolucionárias foram escasseando e agora encontramo-nos reduzidos a um pequeníssimo núcleo. Vamos a ver quantos aparecem depois de amanhã para segurar a nossa faixa na manifestação do 1º de Maio. A faixa diz: "Nós também somos culpados do 25 de Abril”. Que achas? Foi a maneira que encontrámos de protestar contra o descaramento de trazerem um pide à televisão nas vésperas do 25 de Abril e não só: toda a casta de salazaristas são agora ouvidos como grandes autoridades para explicar a queda do regime, falar dos sentimentos democráticos do Marcelo Caetano, atribuir a democracia ao mérito do Spínola, etc. Ninguém diz a verdade simples: o país estava na posse duma associação de bandidos e os pides eram os que faziam o trabalho mais sujo e repugnante ao serviço dos outros.

Em conclusão: para além do que já temos feito várias vezes, ou seja, publicar artigos na P.O. lembrando as circunstâncias suspeitíssimas da morte do teu filho(3), nada mais podemos fazer. Eu sei que é muito pouco porque a circulação da revista é muito reduzida. Mas talvez nem seja isso o mais necessário, porque o caso é já hoje do conhecimento de muita gente, graças aos artigos que tens conseguido fazer sair em grandes órgãos de imprensa. Talvez o mais importante para desbloquear o processo fosse um advogado que tomasse o caso a peito, como fez o Brochado Coelho com o assassinato do padre Max (e mesmo assim sem conseguir resultados até à data). Que pensas disso? Duma coisa podes estar certo: da nossa solidariedade em tudo o que estiver ao nosso alcance.

Aceita as nossas saudações revolucionárias e desejos de boa saúde.

Carta 16
06/6/1994

Caro Camarada:

Com base nos documentos que mandaste sobre o caso do teu filho, fiz um artigo que sai nesta P.O. (amanhã ou depois estará na rua). Reproduzimos a fotocópia dos despachos contraditórios do Hospital Militar, para não deixar dúvida de que houve grossa tramóia em todo o caso. Espero que os argumentos com que apresento o assunto estejam correctos, tu verás se o assunto foi bem tratado.

Já enviaste essas fotocópias para a grande imprensa? Pode ser que algum jornalista se decida a agarrar novamente no assunto e quebre a barreira do silêncio, agora que estão a vir ao de cima vários casos de ilegalidades. (…)

Aceita um grande abraço meu, com desejos de coragem para continuar a luta.

Carta 17
16/01/1995

Camarada:

Lamento muito o novo golpe que sofreste e espero que mantenhas ânimo para enfrentar mais esse grande desgosto. Eu, infelizmente, tive que acompanhar nos últimos meses a doença e morte duma irmã minha e sei as marcas que isso nos deixa.

Faço seguir pelo correio o livro que encomendaste. A revista deverá estar pronta na primeira semana de Fevereiro e lá vem o comentário acerca da morte do teu filho. Aceita abraços de todos nós, com desejo de muita saúde e coragem.

Carta 18
06/10/1995

Caro Camarada:

Desculpa a demora em responder-te, mas aproveitei para tirar umas férias e só agora retomo actividades. Não tenho dúvida em dar-te apoio na questão dos processos que queres consultar mas creio que isso passa em primeiro lugar por uma procuração tua e mesmo assim, sendo como são os gajos que tomam conta da Torre do Tombo, é de duvidar que atendam o pedido. Julgo que tens lido os artigos do Fernando Rosas e de outros professores que protestam porque o facho que lá está em director daquilo arranja sempre pretextos para não permitir a consulta dos documentos. Em todo o caso, se me passares uma procuração, eu vou atacar o animal no seu esconderijo. Nome: Francisco Martins Rodrigues, B.l. 6481598, Arquivo de Lisboa, 7/5/84. Creio que é suficiente.

Espero que a tua saúde vá menos mal. Aceita um abraço do camarada

Carta 19
19/05/1996

Caro Camarada:

Estou a preparar um artigo para a próxima P.O. com base nos dados que me enviaste sobre a morte do teu filho. Sei que é pouco mas é o que está ao nosso alcance. Tudo mostra que existe de facto uma conspiração em alto nível para bloquear as investigações em torno do caso — quando estão em jogo os comandos da tropa, os juízes metem o rabo entre as pernas. A impunidade é tão grande que agora até já gajos da GNR chegam ao ponto de matar, decapitar e enterrar um preso (um negro?) para esconder o crime, à moda do Brasil. É o que está hoje a rádio a noticiar. Era motivo mais que suficiente para o ministro se demitir de imediato, mas envolvem tudo em palavreado chocho e lá vai tudo andando como se fosse o incidente mais natural desta vida.

Tens mais que razão quando propões a formação de associações de ex-presos políticos e de ateus. São mais do que necessárias para fazer contracorrente neste clima podre de pretensa normalidade democrática, em que o grande capital manipula as pessoas a seu bel-prazer. O nosso problema, já te tenho dito, é a escassez de pessoas dispostas a empenhar-se. Vamos editando a nossa revista com grandes dificuldades, lançando um ou outro livro de denúncia do capitalismo e esperando por melhores dias, que outros venham ajudar-nos para o nosso lado. Algum dia será.

Sobre a tradução do “Trabalho Assalariado e Capital” de Karl Marx, gostaria que a enviasses quando possível para o nosso apartado. É uma obra fundamental e poderiam proporcionar- se condições para a editarmos num livrinho.

Junto envio um livro de poesia recentemente editado pela Dinossauro(4), com um grande abraço solidário e desejos de boa saúde

Carta 20
14/07/1996

Caríssimo:

Só agora respondo à tua carta de 26 de Junho. Desculpa o atraso mas meti umas curtas férias, para relaxar. Recebi o texto mas, por coincidência, encontrei-o, poucos dias depois, na Feira do Livro. Existe numa edição do PC, Editorial Avante, e barata. Concluímos que não teríamos saída para o livro e que seria só despesas. Desistimos, portanto da ideia e só é pena não nos termos informado primeiro, escusavas de ter o trabalho e a despesa de nos mandar o original. Se quiseres que to devolva, diz.

Quanto aos outros projectos, só te posso repetir o que já tenho dito: não temos contacto com gente interessada em criar as associações que propões. O P há muito que o não vejo. Aquilo pelo lado deles também não anda fácil. Por muito que nos custe, será necessário aguardar que surjam melhores condições, uma corrente de interesse que dê força a essa ideia. Não deixaremos de fazer a propaganda possível na P.O.

O que responderam os partidos à tua última carta sobre o teu filho? Nada, naturalmente. Precisavas que a televisão se interessasse, daria outro impacto. Já tentaste escrever ao Carlos Narciso, que faz os “Casos de Polícia” na SIC? Se ele te entrevistasse, a coisa dava barulho e teria que haver alguma resposta do poder.

Dá sempre notícias. Aceita um abraço do camarada

Carta 21
29/12/1997

Caro Camarada:

Desejo que a “Quadra da Família” tenha sido passada da melhor forma possível. A esta hora já deves ter recebido a P.O. 62 onde incluí o artigo sobre o caso do teu filho. A foto, apesar de copiada do jornal, saiu boa. Mas, é claro, não são artigos da P.O., com uma difusão limitada, que vão fazer mexer os nossos homens. Pode ser que as diligências junto do Tribunal Europeu os façam acordar; se assim for, o mais certo é inventarem uma explicação qualquer para a montanha de contradições e absurdos do processo. Infelizmente, não existe uma corrente de oposição popular que os encoste à parede neste como noutros casos. Como viste, o caso do padre Max acabou sem tocarem nos figurões mandantes do crime. O cónego Melo até ganhou um carro de luxo oferecido pelas beatas para ser compensado pelos “enxovalhos” sofridos!

E como vamos de Associação Ateísta? Diz-me o que houver de novo, poderei publicar sob a forma de carta na próxima P.O., pode ser que alguns leitores se queiram associar. Também tenciono fazer-me sócio quando estiver constituída, para já não tenho disponibilidade para contribuir, por aqui está tudo muito apertado, como decerto calculas.

E que tal de eleições, gostaste do espectáculo? Como circo não há melhor, o pior é que nos sai muito caro.

Aceita um abraço e desejos de boa saúde

Carta 22
07/5/1998

Caro Camarada:

Tenho deixado passar várias cartas tuas sem resposta, mas sei que compreendes as minhas dificuldades e não levas a mal, não é por menos interesse. Agora que a P.O. nº 64 está na rua e o 1º de Maio já lá vai, ponho a correspondência em dia. Distribuímos um manifesto no 1Q de Maio, que publicaremos na próxima P.O. e também um outro com uma lista de 100 vítimas da PIDE. Mando junto um exemplar. Fez sensação e era disputado pelas pessoas que assistiam ao destile. Levámos uma faixa dizendo “Já só falta pedir desculpa aos pides pelo 25 de Abril”. Foi bastante aplaudida, as pessoas estão mais motivadas com estes últimos escândalos do Rosa Casaco(5) e também do bandido do padre Frederico(6). Veremos quando chega o dia de romper a barreira do silêncio em torno da morte do teu filho. Pela minha parte, podes crer que apoio no que puder.

Quanto ao endereço que me pedes do jornalista (…) o seguinte: (…)

É tudo por agora. Dá sempre notícias. Um abraço.

Carta 23
15/10/1998

Foi bom receber notícias tuas. Aqui em Lisboa está tudo na paz dos mortos desde que fechou a célebre Expo, a coisa mais espantosa que o mundo já tinha visto até aos dias de hoje. Agora, para animar a televisão e os jornais só o último caso de corrupção: como de costume, os favores do Estado aos tubarões são na ordem das centenas de milhares de contos, quando não dos milhões. E a “sociedade aberta” com que os nossos homens sonhavam. O outro caso do dia é a campanha sobre a regionalização, que me cheira a mais um grande negócio. As nossas simpatias vão todas para o “não” mas, para não ficar na companhia do PSD e do PP, decidimos aconselhar a abstenção na P.O. Deves recebê-la dentro de dias e não está atrasada, porque é sempre nesta data que sai depois das férias do Verão em que não se publica.

Por agora é tudo. Vai dando notícias. Um abraço

Carta 24
05/03/1999

Caro Camarada:

Junto envio um Apelo para as comemorações do 25 de Abril que estamos a organizar, num grupo bastante alargado. Haverá uma sessão pública na tarde de 24 e um “julgamento” da PIDE. O texto destina-se a recolher assinaturas para ser publicado. Se estiveres de acordo em assinar e em recolher algumas assinaturas aí em Aveiro, peço que me devolvas até ao fim de Março.

Em relação a dois pedidos teus anteriores, da revista (…) e do endereço do AM, lamento não te poder mandar nem uma coisa nem a outra, porque não as tenho.

Viste a escandalosa absolvição dos assassinos do padre Max? Não há escrúpulos, a palavra de ordem deles é abafar e limpar os crimes relacionados com o 25 de Novembro. Se houver alguma diligência nova em relação ao teu filho, manda-me informações. Um abraço.

Carta 25
17/10/2000

Caro Camarada:

Espero que a tua saúde esteja melhor e que a operação à perna tenha corrido bem. Acerca da hipótese de recurso para o Supremo no caso do teu filho, não estou a ver nenhum advogado meu conhecido directo que sirva para conduzir o processo. Ocorre-me o João Nabais, ligado ao Bloco de Esquerda e que com certeza conheces de nome, dizem que é bom. bastante combativo. Estaria ele disposto a tomar o caso? E em que condições financeiras? Não te sei dizer.

Agora sobre a Associação dos Ateus. Não julgues que por eu não dar andamento ao caso é por desinteresse meu, mas tenho feito umas sondagens nos meios onde me mexo e não encontrei até agora gente interessada em meter ombros à tarefa e eu sozinho não posso. Não quero meter um apelo na revista sem ter algum ponto de partida para dar seguimento. Se faço um apelo e cai no vazio isso contribuirá para desacreditar a ideia. Já publiquei em tempos uma carta tua com a proposta e posso publicar novamente, a ver se há reacções. Uma forma de sensibilizar os leitores da revista seria pela publicação de textos de crítica à religião. Tens alguns que me emprestes para ver a possibilidade de publicação?

Os nossos agradecimentos pelos 1.000$ que enviaste, vêm na próxima P.O. na lista de apoios recebidos. Como verás, houve uns tantos amigos que corresponderam, espero que outros se resolvam. A ver se ultrapassamos as dificuldades em que nos debatemos de há um tempo para cá. Acabámos por não publicar o discurso do Louçã, não por termos alguma coisa contra, mas em todos os números fica sempre algum material de fora por falta de espaço.

Como verás na PO, fazemos no próximo dia 4 de Novembro uma sessão em Lisboa, a propósito dos 15 anos de publicação da PO. Convidámos duas pessoas do Brasil e haverá debate. Em princípio de Dezembro faremos outra sessão, para que convidámos o Samir Amin e Tom Thomas. Se possível seguir-se-ão outros debates. Se por acaso estiveres em Lisboa de visita gostaríamos que participasses.

Até breve, caro Camarada, aceita um abraço com desejos de muita saúde e bom andamento para o processo relativo ao teu filho.

Carta 26
20/06/2001

Estimado Camarada:

Por esta altura deves estar chateado comigo, e com razão, porque há muito não dou resposta aos problemas que me tens posto. Eu tenho a minha desculpa, que foi a tragédia da doença e morte de uma minha irmã, pessoa deficiente de quem eu cuidava e cujo desaparecimento me abalou bastante. Durante estes últimos dois meses, tenho continuado o meu trabalho como habitualmente, na edição da revista e dos livros mas reduzi a correspondência ao mínimo. Por isso as tuas cartas ficaram em arquivo todo este tempo, como as outras. Estou agora a pôr o correio em dia.

Em primeiro lugar, a tua saúde, como vai? Espero que continues rijo.

A razão de não ter falado recentemente no caso do teu filho é a falta de elementos novos. Como sabes, numa revista ou jornal é preciso renovar e refrescar o assunto com factos novos para interessar o leitor. Tenho estado à espera que surgisse mais alguma declaração ou decisão das altas esferas para onde tu tens apelado, para poder voltar a atacar o assunto. Mas não quer dizer que não volte a falar, mesmo que não haja factos novos. Logo que haja oportunidade, recordaremos a morte do teu filho e as circunstâncias em que se deu, exigindo um inquérito. O Brochado Coelho não pode fazer mais nada?

O assunto do ateísmo: a minha ideia é preparar um pequeno livro ou folheto. Por isso te pedi algum material. Estou a tentar recolher várias coisas para dar corpo ao livro, também da parte dos anarquistas, eles dedicam-se bastante à crítica da religião. Até agora os elementos que tenho não são suficientes mas espero que o livro vá avante, porque é daqueles assuntos tabu, ninguém quer falar para não se queimar com a padralhada. Quanto à associação que tu tens proposto: como já te disse, eu não tenho disponibilidade de tempo para me pôr à frente. Darei uma ajuda se um grupo de pessoas quiser pegar no assunto. Tenho falado por aqui e por ali, mas até agora sem êxito. Não estou muito inclinado a pôr um anúncio na P. O. sem ter algum ponto de partida, um núcleo de três ou quatro pessoas que queiram trabalhar mesmo na propaganda. Veremos como a coisa corre. Entretanto, se souberes de mais algum livro ou artigo de interesse, diz-me que eu tentarei arranjá-lo para a publicação que tenho em vista.

Dizes-me numa das tuas cartas que estiveste muito tempo sem receber a revista. Fico admirado porque a expedição nunca falha, temos-te mandado sempre. Só se há aí algum problema com a distribuição, vê lá. Quanto à situação financeira, agradeço o apoio que mandaste e não estou à espera que faças mais sacrifícios. Aqueles que têm posses é que devem ajudar. E foi o caso, nesta dificuldade que atravessámos. Como deves ter lido na P. O., vários amigos ofereceram-nos equipamentos para podermos continuar o trabalho. Agora estamos mais desafogados. A revista vai continuar e as edições de livros também. Estou a preparar um sobre a vida do Marx e outro sobre o sistema prisional nos Estados Unidos, a exploração do trabalho dos presos é um dos maiores negócios do capitalismo americano, já têm dois milhões de presos, e ainda falavam eles do Gulag dos russos.

Quanto a outras actividades é que vejo pouca gente disponível. O Bloco de Esquerda está por aí a mexer, como tens visto, e conseguiram agrupar pessoas que estavam paradas há muito tempo. Mas estão muito voltados para eleições e eu aí, francamente, não vejo interesse na situação actual. Precisávamos de formar grupos e associações em todo o lado, pôr gente a atacar o sistema. Parece-me que vêm aí tempos de crise económica séria, vai haver muita gente que vai despertar. Enfim, fazemos o que está ao nosso alcance, esperemos que os mais novos percebam no que estão metidos e vão à luta.

Velho camarada, muita saúde e aceita um grande abraço

Carta 27
03/05/2005

Caro Camarada:

Registei a renovação da tua assinatura da revista. Em relação à sugestão que me fazes de uma edição de livro sobre o assassinato do teu filho, lamento ter te dizer que não é viável. É um género de livro que a empresa distribuidora certamente não aceitará e portanto teria que ser vendido de mão a mão, o que dá uma venda muito reduzida e não cobre os custos de tipografia. Qualquer livro que eu faço para a Dinossauro custa, só na tipografia, para cima de 1.500 euros e este dinheiro só se recupera desde que a distribuidora encomende umas centenas de exemplares. Não tenho maneira de chegar às livrarias directamente, eles só aceitam os livros através de uma distribuidora.

A única hipótese num caso como o teu é uma edição de autor mas que, como te disse, fica muito cara. Se quiseres estudar a hipótese de mesmo assim fazeres uma edição tua, poderia encarregar-me por minha conta de todo o trabalho inicial (revisão, paginação, montagem) e pedir um orçamento a uma tipografia para a parte de impressão. Podes prever quantas páginas aproximadamente teria o livro? Meter fotos é que não convém porque encarece bastante o preço.

Isto é tudo o que te posso dizer sobre o assunto e crê que não há falta de boa vontade da minha parte. Compreendo e compartilho a tua indignação pelo silêncio que o poder faz em torno da morte do teu filho. Aceita um abraço fraterno do


Notas de rodapé:

(1) Na altura sob detenção na cadeia de Caxias. (Nota de AB). (retornar ao texto)

(2) Órgão da SCR (Solidariedade Contra a Repressão). (Nota de AB). (retornar ao texto)

(3) Júlio Pires Ribeiro, capitão da Força Aérea, que apareceu morto na Base 3 de Tancos depois de cinco dias de prisão por ter ajudado para-quedistas revoltosos. (Nota de AB). (retornar ao texto)

(4) AAVV, “Notícias da Raiva”. (Nota de AB). (retornar ao texto)

(5) Rosa Casaco foi funcionário da polícia política PIDE/DGS  durante  37 anos, chegando a inspector. Chefiou a brigada que assassinou Humberto Delgado em Badajoz.  Nunca foi julgado por nenhum crime. (retornar ao texto)

(6) O padre Frederico, brasileiro de 42 anos, foi condenado pelo tribunal de Santa Cruz na Madeira a 13 anos de prisão, pelos crimes de homicídio e abuso de menor. Gozando de cumplicidades, evadiu-se e vive actualmente no Rio de Janeiro. (retornar ao texto)

Inclusão 12/11/2018