Cartas

Francisco Martins Rodrigues


Carta a JMLC


04/03/2004
Caro Amigo:

Seguem num volume à parte as publicações pedidas. O seu saldo no Clube Dinossauro ficou em 1,22 euros. Tomamos nota para, a partir de agora, lhe enviar os nossos livros e cadernos PO à medida que saírem.

Em relação ao livro de Varela Gomes, como é edição do autor, deve ser difícil encontrar nas livrarias. Creio que pode fazer o pedido para o autor:

João Varela Gomes

(…)

Se achar conveniente, pode dizer que recebeu de mim a morada.

Quanto ao 40° aniversário do CMLP, tínhamos previsto para o 25 Abril — 1º de Maio o lançamento de um livro, contendo os artigos de fundo da “Revolução Popular”, completados por um trabalho que tenho andado a escrever sobre o assunto. Infelizmente, nem o meu artigo está pronto, nem a situação financeira das edições Dinossauro o permite para já; como bem calcula, será um livro de escassa saída comercial e já acumulámos muitos títulos a dar prejuízo. Apontamos agora para o fim deste ano, fazendo da apresentação do livro ocasião para um debate público sobre as origens e destino da corrente M-L. Espero que possamos cumprir.

Por último, inteiramente de acordo com a sua proposta de uma recensão da biografia de Pedro Pomar,(1) que decerto virá enriquecer a próxima PO. Convém que esteja aqui até 20 do corrente e, se possível, deveria ter a imagem da capa do livro para reproduzirmos, como é hábito. Pode vir tudo num ficheiro word, por e-mail. Diga-nos se há algum inconveniente em pôr o seu nome a assinar a recensão.

Com as saudações do nosso colectivo.


Notas de rodapé:

(1) Pedro Pomar foi um dirigente comunista assassinado em 1976 pela ditadura militar brasileira na "chacina da Lapa", na qual foram mortos mais dois membros do CC do PCdoB e presos quase todos os outros. (Nota de AB) (retornar ao texto)

Inclusão 12/11/2018