Cartas

Francisco Martins Rodrigues


Cartas a LG


Carta 1
20/11/88

Fiquei muito desapontado por não teres vindo â nossa festa, porque seria uma das poucas ocasiões para nos vermos e manifestares a tua solidariedade com o projecto. Paciência. Correu bastante bem e sobretudo agradou-me ter uma parte de espectáculo e uma parte política que foi bem aceite pelos presentes. Acho que mantemos um certo espaço de simpatia.

Que te parece a nova P.O.? Conseguimos, pela primeira vez, distribui-la toda, aumentámos para mais do dobro o número de bancas comerciais e fizemos bancas militantes (14), na maioria à porta de empresas, onde houve algumas vendas. Peço-te que trates de colocar aí, pelo menos num quiosque ou banca, 5 exemplares do próximo número, que só sairá em início de Janeiro, devido aos feriados de Natal. Antes, vamos fazer sair um suplemento gratuito, dedicado sobretudo ao congresso do PCP. Podemos mandar-te 50? E a tua colaboração no jornal local, sempre vai avante? E o que sacas de informações para nós? E a rádio, vai fechar? Escreve. Abraços para ti e para a L, beijos para a J.

Carta 2
30/03/89

Caro Camarada:

Este ano estamos a esforçar-nos por aprovar e pôr em circulação com antecedência o manifesto do 1º de Maio, para recolha de assinaturas e distribuição. Com esse fim, marcámos uma reunião em Lisboa para dia 8 Abril, pelas 15.30 (…). Temos todo o interesse na tua participação, para debater o texto do manifesto. Será que podes cá vir na ocasião? Assim que estiver o projecto escrito mando-to pelo correio, para pensares.

Quanto às eleições, podemos considerá-las ganhas. A dinâmica da FER é imparável. Mando-te alguns recortes de imprensa. Estamos a redigir o manifesto-programa e a debater os candidatos. Prevemos a apresentação pública da candidatura lá para 10 ou 12 Abril. Para já, temos uma sessão da SCR na Filarmónica da Amadora a 7 Abril pelas 21 horas. O ideal era vires no dia 7 com a L (e J), dormires cá, reunires no dia 8 e seguires para a tua província. A C vai telefonar-te. Um abraço

Carta 3
06/06/1994

Caro Camarada:

Foi pena não poderes ter vindo ao debate sobre o Parlamento Europeu. Saem umas teses no próximo n° da P.O., fruto da discussão havida. Escrevo para esclarecer o seguinte: a tua assinatura estava caducada desde o n° 39, e portanto ficou válida até ao n° 49. Como não sabemos quais os números atrasados que te faltam, vamos mandar junto com o n° 45, que sai dentro de dias, o 44 e 43. Julgo que assim ficará tudo normalizado. Não estejas tanto tempo sem dar notícias. Abraços para todos.

Carta 4
06/06/1994

Caro Camarada:

O encontro com os camaradas estrangeiros vai ser no sábado dia 19, pelas 19 horas (…). Se quiseres cá vir dar os teus pareceres serás bem-vindo. No último dia, por teres saído mais cedo, não chegámos a conversar nada. Andamos a trocar ideias sobre a revista para ver se lhe damos nais sumo ideológico, embora dentro deste estilo mais ligeiro, não caindo no estilo meio jornalístico que não interessa a ninguém, porque uma revista destas não pode ser jornal. Enfim, marramos sempre, a ver se acertamos. Em fins de Setembro deve estar na rua, depois dirás. Manda notícias, não fiques para aí sozinho a meditar nas crises.

Abraços para ti, para a L e miúdos

Carta 5
30/10/1998

Camarada:

Registei a tua assinatura e a do teu amigo. O teu saldo negativo no clube Dinossauro está agora liquidado. Tencionamos mandar-te as duas novidades anunciadas na última PO, a não ser que nos digas algo em contrário. Será desta que nos mandas informações/comentários/ recortes da tua região para a PO? Abraços para ti e para toda a família.


Inclusão 12/11/2018