Cartas

Francisco Martins Rodrigues


Cartas a EL


Carta 1
11/12/1991

Caro Camarada:

Recebemos o seu vale na importância de 2500$00, aproximadamente, mas como a sua assi- natura da "P. O." é válida até ao nº 41, ou seja, por quase dois anos mais, decidimos registar essa importância como um apeio a revista. Vem registada no nº 32, que deve receber dentro de dias. Esperamos que esteja de acordo e desde já agradecemos a sua ajuda à continuidade da nossa revista, que se debate sempre com dificuldades económicas.

Agradecemos e apreciámos as cartas de Marx sobre a questão do partido, tal como ele o entendia. Era de facto muito diferente do que se tornou "lei" mais tarde. Se possível, utilizaremos estas cartas para um comentário sobre o assunto, no nosso próximo número. Aceite as nossas saudações  

Carta 2
31/8/1992

Caro Camarada:

Recebemos o seu vale na importância de 2.500$00. Como a sua assinatura é válida até ao nº 41, entendemos que se trata de mais um apoio e como tal o registaremos na próxima P.O. Desde já os nossos agradecimentos pela boa vontade.

Tentaremos a partir do próximo nº, a sair em começos de Outubro, alargar um pouco a diversidade e informação da nossa revista, aumentando o nº de páginas. Ficamos a aguardar quaisquer críticas ou sugestões que nos queira fazer.

Saudações cordiais.

Carta 3
9/12/1992

Caro Amigo:

Deve estar a receber por estes dias a P.O. nº 37, onde publicámos a carta que nos enviou. Como bem calcula, não concordo com os seus argumentos, que me parece estarem a ser respondidos nos artigos que venho publicando sobre a revolução russa. A série vai continuar e talvez o conjunto dos artigos lhe permita entender melhor a nossa posição.

Resumidamente: concordo consigo em que o capitalismo de Estado se instalou na Rússia ainda em vida de Lenine e que Lenine estava enganado quando defendia que era uma solução segura para lançar as bases do socialismo. Mas não concordo consigo quando me diz que a revolução russa poderia ter tido êxito sem a acção do Partido Bolchevique; nem acredito que alguma revolução anticapitalista no futuro possa ter êxito sem uma acção centralizadora promovida por um partido revolucionário, o que não significa que se tenha que repetir a experiência negativa da URSS. A revolução russa estava condenada porque o desenvolvimento económico do país era escasso e a maioria camponesa não queria socialismo nenhum, queria era capitalismo. Parece-me grande ingenuidade acreditar-se que num mundo onde o poder burguês é detido por partidos políticos, os trabalhadores possam impor a sua lei sem se apoiarem num partido revolucionário. Mas, enfim, o debate sobre estes temas não tem fim. Só quando novas revoluções vitoriosas mostrarem o caminho para a liquidação da burguesia se resolverão as actuais divergências entre comunistas e libertários.

Esperamos que, apesar de tudo, a nossa revista continue a despertar-lhe interesse e estamos abertos a registar as suas críticas e sugestões. Aceite as nossas saudações.

Carta 4
2/2/1996

Caro Amigo:

Agradecemos os votos para o novo ano, assim como o texto sobre as greves em França, que nos pareceu esclarecedor. Embora não podendo publicá-lo na íntegra, fizemos uma condensação que vem no próximo n° da P.O., a sair dentro de uma semana. Sempre que puder mandar-nos recortes da imprensa ou outros materiais interessantes da esquerda, será uma boa ajuda para a nossa revista. Esperamos que esta continue a agradar-lhe e continuamos abertos às críticas esugestões que a sua leitura lhe suscite.

Com as nossas saudações

Carta 5
4/1/2001

Caro Camarada:

Agradeço e retribuo os teus votos de Ano Novo. Escrevo-te para Paris pois suponho que nesta altura já regressaste. O caso é que no banco levantaram dificuldades por o cheque que passaste já ser antigo, o que implicava uma "multa" de 1.000$00. Por isso desisti e devolvo-te aqui o cheque. Podes fazer uma transferência para a conta da P.O. que é:

(…)

Mais barato ainda será um vale de correio internacional. Faz como achares melhor e não te preocupes, pois eu sei que não deixas de pagar. Um abraço e mais uma vez Bom Ano.


Inclusão 12/05/2019