Thomas Sankara

Foto do autor
1949-1987
Obras disponíveis

Militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político de Burkina Faso. Foi um popular capitão e o primeiro-ministro quando o país ainda se chamava República do Alto Volta. Logo depois, tornou-se o quinto presidente voltense desde a libertação do jugo francês e o primeiro de Burkina Faso. Ele também enunciou os objetivos da "revolução democrática e popular" com as tarefas de erradicar a corrupção, a luta contra a degradação ambiental, o empoderamento das mulheres, e aumentar o acesso à educação e cuidados de saúde, com o objetivo maior de eliminar resquícios da dominação colonial francesa.

Durante o curso de sua presidência, Sankara implementou com sucesso programas que muito reduziram a mortalidade infantil, aumentaram as taxas de alfabetização e frequência escolar, aumentaram o número de mulheres que ocupam cargos governamentais Seu governo tentou abolir também os privilégios tribais e baniu as mutilações genitais, os casamentos forçados e a poligamia. Além disso, foi bem sucedido em promover campanhas contraceptivas e vacinações infantis. Na frente ambiental, somente no primeiro ano de sua presidência, 10 milhões de árvores foram plantadas, em um esforço para combater a desertificação.

No primeiro aniversário da revolução que o havia levado ao poder, ele mudou a bandeira, o hino e o nome de República do Alto Volta para Burkina Faso, o que significa aproximadamente "terra de pessoas honestas (ou íntegras)" em mossi e diúla, duas línguas indígenas mais faladas do país.

Obras disponíveis
1984 - ago Há apenas uma cor: a da Unidade Africana (entrevista)
1984 - out Discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas
1985 - abr A obra magnífica de Enver Hoxha – um grande exemplo para os povos
1986 - fev Salvar a árvore, o meio ambiente e a própria vida
1987 - mar A libertação das mulheres - uma exigência do futuro
1987 - jul Uma frente unida contra a dívida
1987 - ago Nós podemos contar com Cuba (Entrevista com Rádio Havana)
1987 - out Homenagem a Che Guevara: "As ideias não se matam"
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 23/05/2020
Última atualização: 11/11/2023