Uribe tem 3 mil motivos para não dormir

José Saramago

29 de abril de 2004


Primeira Edição: El Periodico de Catalunya

Fonte: http://resistir.info

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


A situação dos sequestrados na Colômbia chegou a um ponto crítico, mas o governo do presidente Álvaro Uribe não parece interessado em resolvê-la.

Por um lado, as tentativas de libertação cometidas pelo Exército sempre provocaram vítimas entre os sequestrados e, por outro, ao recusar-se a qualquer iniciativa que possa conseguir o que as armas não alcançaram, o presidente Uribe, voluntária ou involuntariamente, bloqueia qualquer hipótese de solução.

A tudo isto veio agora acrescentar-se um dado preocupante, o de que as famílias dos sequestrados estão a ser ameaçadas de morte por exigirem que lhes sejam restituídos seus parentes, alguns deles já com sete anos de sequestro.

A situação está a tornar-se insustentável, 3000 vidas humanas são desprezadas no altar da razão de Estado e o governo do presidente Uribe não faz mais do que administrar politicamente as angústias e o terror da população do seu país.

É hora de a comunidade internacional, tão justamente preocupada pela sorte dos sequestrados no Iraque, por os olhos também no que está a ocorrer na Colômbia. Três mil pessoas exigem que as suas vidas não sejam utilizadas como peões num xadrez de interesses que não são os seus.

O presidente Álvaro Uribe tem pelo menos 3000 motivos para não dormir bem. Não posso senão desejar-lhe boas e largas insonias.


Inclusão: 08/11/2021