MIA - Secção em Português
Adam Schaff
foto
1913-2006

 

Filósofo marxista polaco. Estudou Direito e Economia na École des Sciences Politiques et Économique em Paris, e Filosofia na Polónia. Adam Schaff foi o único marxista polaco no segundo período pós guerra mundial com formação académica.

Em 1945, recebeu uma licenciatura em filosofia na Universidade de Moscou e, no seu regresso à Polónia com o Exército Vermelho, e um mês na clandestinidade polaca como membro do Comité Central do Partido dos Trabalhadores Polacos, foi-lhe atribuída a primeira cátedra polaca em Filosofia Marxista na Universidade de Varsóvia, em 1948. Como membro do Comité Central, defendeu a ortodoxia marxista e foi considerado o ideólogo oficial do Partido Comunista Polaco, seguindo de perto a linha de Moscou. Schaff assumiu um papel de liderança nos ataques ideológicos a todas as correntes filosóficas não marxistas existentes na Polónia na altura.

Em 1956, ano em que o "Marxismo Revisionista" ganhou força começando com um artigo de Kolakowski, e os seus principais representantes foram Baczko e mais tarde Schaff, que propuseram um "Humanismo Marxista".

Fonte: https://www.marxists.org/glossary/people/s/c.htm

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1990 A sociedade do futuro - entrevista à Revista Nacional
  A urgência de uma nova esquerda
  O marxismo e a filosofia do homem
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 13/04/2021
ÚLtima atualização: 13/06/2021