MIA - Secção em Português
Alfred Sohn-Rethel
foto
1899-1990

 

Filósofo e economista alemão que ganhou notoriedade pela obra Geistige und körperliche Arbeit (Trabalho Intelectual e Manual) de 1978.

No Natal de 1915, ele pediu de presente o livro O Capital de Karl Marx, ao receber, o estudou intensamente. Participou do protesto estudantil anti-guerra em seu primeiro ano na Universidade de Heidelberg, em 1917. Em 1920, começou uma amizade com o filósofo Ernst Bloch e, em 1921, conheceu Walter Benjamin. Em 1924 manteve contato com Adorno e Kracauer. Em 1928 obteve o Doutorado sob a orientação do marxista austríaco Emil Lederer. Tendo, em sua tese de doutoramento, criticado a teoria da utilidade marginal. Em 1937, emigrou para a Inglaterra. Naquele país, efetuou análises econômicas para um círculo próximo a Winston Churchill e que foram usadas contra a política de apaziguamento de Neville Chamberlain.

Ingressou no Partido Comunista e, apesar de sua decepção, permaneceu membro até 1972.

Em seus estudos dedicou-se à combinação da epistemologia de Kant com a crítica de Marx à economia política. Desenvolveu também importantes contribuições para o estudo das políticas econômicas que favoreceram a ascensão do fascismo alemão.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1974 As Características Formais da Segunda Natureza
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 24/11/2019