Soberania dos Cadetes ou Soberania do Povo?

J. V. Stálin

13 de Março de 1907


Primeira Edição: “Dro” (“O Tempo”)(2), n.° 2.
Fonte: J.V. Stálin – Obras – 2º vol., pág: 28-29, Editorial Vitória, 1952 – traduzida da 2ª edição italiana G. V. Stalin - "Opere Complete", vol. 2 - Edizioni Rinascita, Roma, 1951.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

capa

Quem deve tomar nas mãos o poder durante a revolução? Que classes devem estar no leme da vida política e social? — O povo, o proletariado e o campesinato! — respondiam e respondem ainda hoje os bolcheviques. Julgam eles que a vitória da revolução é a ditadura (soberania) do proletariado e do campesinato, que tem por fim a conquista da jornada de trabalho de oito horas, o confisco de todas as terras dos latifundiários e a instauração da ordem democrática. Os mencheviques repelem a soberania do povo e até agora não deram uma resposta direta à pergunta: quem então deve tomar nas mãos o poder? Hoje, entretanto, após haverem feito abertamente um desvio em direção aos cadetes, os mencheviques declaram com maior ardor que o poder deve ser tomado pelos cadetes, e não pelo proletariado e pelos camponeses. Escutai:

“A ditadura do proletariado e dos camponeses é... um paradoxo” (um absurdo)... B “substancialmente um modo de ver próprio de social-revolucionários” (vide o órgão menchevique Na Ótcheredi(1), n.° 4, págs. 4-5, artigo de Potréssov).

É verdade que um eminente marxista, C. Kautsky, diz claramente que a ditadura do proletariado e dos camponeses é necessária, mas como poderia C. Kautsky competir com Potréssov: todos sabem que Potréssov é um autêntico marxista e Kautsky não o é!

Um outro menchevique acrescenta:

“A palavra de ordem do ministério responsável torna-se a palavra de ordem da luta pelo poder, da luta pela passagem do poder das mãos da burocracia para as mãos do povo” (ibidem, pág. 3, artigo de Kóltsov).

Como vedes, segundo Kóltsov a palavra de ordem do ministério responsável deve tornar-se a palavra de ordem da luta do povo; o proletariado e os camponeses devem, isso sim, lutar justamente com essa palavra de ordem e devem derramar seu sangue não pela república democrática, mas por um ministério cadete.

Eis em que dá aquilo que os mencheviques chamam: conquista do poder por parte do povo!

Vejam só: verificar-se-ia que a ditadura do proletariado e dos camponeses é ruinosa e a dos cadetes útil! Não desejaremos portanto a soberania do povo, mas a soberania dos cadetes!

Sim, sim! Não é sem motivo que os cadetes, inimigos do povo, elogiam os mencheviques!...

13 de março de 1907.
Artigo não assinado.


Notas de rodapé:

(1) Na Ótcheredi (Na Ordem do Dia), semanário menchevique que se publicou em Petersburgo de dezembro de 1906 a março de 1907. Saíram quatro números. (retornar ao texto)

(2) Dro (O Tempo), diário bolchevique, em língua georgiana, dirigido por Stálin e publicado em Tiflis, após a supressão do Tchveni Tskhovreba, de 11 de março a 15 de abril de 1907. Saíram 31 números. (retornar ao texto)

Transcrição
pcr
Inclusão 11/10/2019