Mandato aos Deputados Social-Democratas à Terceira Duma de Estado
aprovado pela assembleia dos delegados da cúria de Baku, a 22 de setembro de 1907(1)

J. V. Stálin

22 de Setembro de 1907


Primeira Edição: Publicado em volante, em setembro de 1907.
Fonte:J.V. Stálin – Obras – 2º vol., pág: 83-85, Editorial Vitória, 1952 – traduzida da 2ª edição italiana G. V. Stalin - "Opere Complete", vol. 2 - Edizioni Rinascita, Roma, 1951.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Os deputados social-democratas à Duma de Estado devem constituir um grupo à parte, que, na qualidade de organismo do Partido, deve manter-se ligado o mais estreitamente possível ao Partido e submeter-se à sua direção e às diretrizes do C.C. do Partido.

A tarefa fundamental da fração social-democrata na Duma de Estado é dar a contribuição própria à educação de classe e à luta de classe do proletariado, seja para libertar os trabalhadores da exploração capitalista, seja para que o proletariado possa desempenhar as funções de dirigente político a que é chamado na presente revolução democrático-burguesa na Rússia.

Para esses fim, a fração parlamentar deve, em todos os casos, fazer sentir a sua política proletária de classe, que distingue a social-democracia de todas as outras organizações e de todos os outros partidos revolucionários, a começar pelos cadetes e a terminar com os social-revolucionários. Em nenhum caso pode sacrificar essa tarefa para manter uma atividade comum de oposição com qualquer partido ou grupo político na Duma.

Nossos deputados não devem nunca deixar escapar a oportunidade de desmascarar na Duma todo o real conteúdo contrarrevolucionário seja dos partidos dos latifundiários e das centúrias negras, seja do partido cadete, burguês, liberal-monárquico e traidor. Por outro lado, devem esforçar-se por arrancar das mãos dos liberais e impelir no caminho de uma política consequentemente democrático-revolucionária os partidos camponeses pequeno-burgueses (social-revolucionários, social-populistas e trudovikí), arrastando-os a reboque em sua luta seja contra as centúrias negras, seja contra a burguesia cadete. Ao mesmo tempo, a fração social-democrata deve dirigir a luta contra as utopias reacionárias pseudo socialistas, de que os social-revolucionários, os social-populistas e outros se servem para revestir suas reivindicações, na essência pequeno-burguesas, e para ofuscar a consciência puramente de classe, proletária e socialista, da classe operária. Da tribuna da Duma, nossa fração parlamentar deve dizer a todo o povo toda a verdade sobre a revolução em curso. Deve dizer publicamente ao povo que na Rússia não é possível obter-se por via pacífica a libertação do povo, que o único caminho que conduz à liberdade é o caminho da luta de todo o povo contra o poder tzarista.

A palavra de ordem da social-democracia, em nome da qual esta deve chamar as massas para uma nova batalha aberta, é a Assembleia Constituinte, livremente eleita por todo o povo na base do sufrágio universal, direto, igual e com escrutínio secreto, que abaterá definitivamente a autocracia tzarista e instaurará na Rússia a república democrática. Nenhuma palavra de ordem como a do ministério responsável e outras semelhantes, lançadas pela burguesia liberal em contraposição às palavras de ordem proletárias, pode ser aceita e apoiada pela fração parlamentar social-democrata.

Tomando parte na atividade legislativa cotidiana e em outras atividades semelhantes na Duma de Estado, a fração social-democrata deve perseguir constantemente os seus objetivos de crítica e de agitação e não ter por finalidade elaborar diretamente as leis, explicando ao povo o quanto essa elaboração é inútil e intempestiva enquanto o poder se encontrar de fato inteiramente nas mãos do governo autocrático.

Trabalhando deste modo na terceira Duma de Estado, a fração social-democrata dará a sua contribuição à luta revolucionária que o proletariado e com este os camponeses movem no momento atual, fora da Duma, contra a autocracia tzarista.


Notas de rodapé:

(1) No outono de 1907, o Comitê de Baku, dirigido por Stálin, promoveu a campanha em prol das eleições para a terceira Duma. Na assembleia dos delegados dos operários, realizada a 22 de setembro para eleger os eleitores diretos, foram escolhidos bolcheviques. O Mandato, escrito por Stálin, foi aprovado pela assembleia e impresso sob a forma de volante pela tipografia do comitê distrital do P.O.S.D.R. de Balakhani. (retornar ao texto)

Transcrição
pcr
Inclusão 19/10/2019