Telegrama ao V Congresso dos Soviets do Turquestão(16)

J. V. Stálin

22 de Abril de 1918


Primeira Edição: "Izvéstia" ("As Notícias"), n.° 83, 26 de abril de 1918.

Fonte: J.V. Stálin – Obras – 4º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.

Tradução: Editorial Vitória

Transcrição: Partido Comunista Revolucionário

HTML: Fernando A. S. Araújo, setembro 2006.

Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


capa

Podeis estar seguros, camaradas, de que o Conselho dos Comissários do Povo sustentará a autonomia de vossa região segundo os princípios soviéticos. Saudamos o início dos vossos trabalhos e estamos profundamente convencidos de que cobrireis toda a vossa região com uma rede de soviets e agireis de pleno acordo com os soviets já existentes. Rogamos enviar junto a nós, em Moscou, vossa comissão encarregada de convocar o Congresso Constituinte dos Soviets que estais organizando, para estudar conjuntamente a maneira de definir as relações entre o órgão máximo do Poder de vossa região e o Conselho dos Comissários do Povo.

Saudamos o vosso Congresso e estamos esperançosos de que ele cumprirá dignamente as tarefas que a história lhe confiou.

22 de abril de 1918.

Lênin
Stálin.


Notas de fim de tomo:

[N16] O V Congresso dos Soviets do Turquestão realizou-se de 20 de abril a 1.º de maio de 1918. O Congresso proclamou a autonomia da República Federativa Soviética do Turquestão, elegeu o Comitê Executivo Central (Turtzik) e o Conselho dos Comissários do Povo. (retornar ao texto)

pcr
Inclusão 09/01/2008