Carta a V. I. Lênin[N30]

J. V. Stálin

31 de Agosto de 1918


Primeira Edição: em 1938, no "Bolchevik", n.° 2.

Fonte: J.V. Stálin – Obras – 4º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.

Tradução: Editorial Vitória

Transcrição: Partido Comunista Revolucionário

HTML: Fernando A. S. Araújo, setembro 2006.

Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


capa

Caro camarada Lênin!

Combate-se no sul e no Cáspio. Para manter toda essa região (e é possível mantê-la!) torna-se necessário possuirmos alguns torpedeiros de tipo leve e dois submersíveis (para os detalhes entendei-vos com Artiom). Peço-vos remover todos os obstáculos para facilitar, fazer andar para a frente a coisa de modo que possa imediatamente receber o que vos solicito. Se os pedidos forem imediatamente satisfeitos, Baku,, o Turquestão e o Cáucaso Setentrional serão (absolutamente!) nossos.

Nossas coisas na frente vão bem. Não duvido de que andarão ainda melhor (os cossacos estão se desorganizando completamente).

Aperto a mão ao meu caro e amado Ilitch
Vosso Stálin.


Notas de fim de tomo:

[N30] Lênin, ao receber esta carta de Stálin, cancelou-lhe o cabeçalho e a assinatura e expediu o texto, como sua diretiva, a Petrogrado. (retornar ao texto)

 

pcr
Inclusão 29/01/2008