Aos Soviets dos Deputados e às Organizações Partidárias do Turquestão

J. V. Stálin

12 de Fevereiro de 1919


Primeira Edição: "Jizn Natzionálnostei", ("A Vida das Nacionalidades"), n.° 7, 2 de março de 1919.
Fonte: J.V. Stálin – Obras – 4º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo, setembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

Com a libertação das regiões orientais, apresenta-se diante dos dirigentes do Partido e soviéticos a tarefa de fazer participarem as massas trabalhadoras dessas regiões do trabalho geral para a edificação de um Estado Socialista. É necessário elevar o nível cultural das camadas trabalhadoras, educá-las no espírito do socialismo, desenvolver a literatura nas línguas locais, introduzir nas organizações soviéticas as pessoas aptas para o cargo que estejam mais próximas do proletariado, fazê-las participarem da administração do país.

Só assim poderá o Poder Soviético tornar-se familiar e caro aos trabalhadores do Turquestão.

É preciso ter-se presente o fato de que o Turquestão, por sua posição geográfica, constitui uma ponte que liga a Rússia Socialista aos países oprimidos do Oriente, e que, portanto, a consolidação do Poder Soviético no Turquestão pode ter um alcance revolucionário muito grande para todo o Oriente. Exatamente por isso, a tarefa lembrada acima adquire para o Turquestão uma importância particularmente grande.

Reportando-se a decisões do Comitê Central do Partido, do Comitê Executivo Central dós Soviets de Toda a Rússia e do Conselho dos Comissários do Povo, inspiradas nas mesmas idéias da presente circular, o Comissariado do Povo para os Negócios das Nacionalidades exprime sua plena confiança em que os dirigentes do Partido e soviéticos do Turquestão, e principalmente as seções nacionais dos soviets dos deputados, saberão cumprir com honra a tarefa que lhes foi confiada.

J. Stálin
Membro do Bureau do C.C. do Partido Comissário do Povo.
Moscou, 12 de fevereiro de 1919


pcr
Inclusão 26/02/2008