Ordem Para o Exército do Trabalho da Ucrânia

J. V. Stálin

7 de Março de 1920


Primeira Edição: Publicado pela primeira vez em 1940, na "Proletárskaia Revoliútzia" ("A Revolução Proletária"), n.º 3.
Fonte: J.V. Stálin – Obras – 4º vol., pág: 281-282. Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

Por disposição do comandante-geral de todas as forças armadas da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, de n.° 1247/123, e por ordem do Conselho Militar Revolucionário da Frente Sul-Ocidental, de n.° 271, a 42.ª divisão a partir de 7 de março é incorporada ao Exército do Trabalho da Ucrânia.[N86]

A valorosa 42.ª divisão, que combateu heroicamente contra os inimigos da Rússia, lado a lado com as outras divisões da frente e que juntamente com estas derrotou o exército dos voluntários de Denikin, deve agora guardar as armas para combater contra a ruína econômica e para assegurar ao país o carvão.

Comandantes da 42.ª divisão! Nos combates travados contra Denikin soubestes conduzir os soldados vermelhos de vitória em vitória; demonstrai que na luta contra a crise do carvão sois capazes de conseguir vitórias não menores!

Comissários da 42.ª divisão! No campo de batalha soubestes manter no seio dos soldados vermelhos uma ordem e uma disciplina exemplares; demonstrai que na luta pelo carvão sois capazes de manter pura a sagrada bandeira da disciplina do trabalho!

Soldados vermelhos da 42.ª divisão! Soubestes combater com honra e abnegação contra os inimigos da Rússia operária e camponesa; demonstrai que sois capazes de trabalhar com igual honra e com igual abnegação para transportar o carvão às estações, para carregá-lo nos vagões e para acompanhar os carregamentos aos lugares de destino!

Lembrai-vos de que para a Rússia o carvão é tão importante quanto a vitória sobre Denikin.

Os regimentos do III exército dos Urais já se distinguiram na derrubada e no transporte de lenha. Os regimentos do exército de reserva na zona do Volga cobriram-se de glória na reparação das locomotivas e dos vagões. A 42.ª divisão deve mostrar que não ficará atrás de ninguém, assegurando ao país o transporte, o carregamento e o acompanhamento do carvão.

Isso espera de vós a Rússia operária e camponesa.

O presidente do Conselho do Exército do Trabalho da Ucrânia

J. Stálin.


Notas de fim de tomo:

[N86] Do Exército do Trabalho Ucraniano, constituído em fevereiro de 1920, faziam parte destacamentos militares retirados da frente sul-ocidental para serem utilizados na construção econômica, e sobretudo nos trabalhos para o aproveitamento da bacia do Donetz. Para dirigir o Exército do Trabalho Ucraniano o Conselho dos Comissários do Povo da R.S.F.S.R., de acordo com o Comitê Revolucionário Ucraniano, criou um conselho composto de representantes dos Comissariados do Povo para a Economia e do Conselho Militar Revolucionário da Frente Sul-Ocidental e presidido por Stálin. (retornar ao texto)

pcr
Inclusão 23/04/2011