I. M. Sverdlov[N121]

J. V. Stálin

Novembro de 1924


Primeira Edição: «Proletarskaia Revolutsia» nº 11 (34), novembro de 1924.
Fonte: J.V. Stálin – Obras – 6º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo, dezembro 2007.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

Há homens, chefes do proletariado, dos quais pouco se fala na imprensa, talvez porque eles mesmos não gostem que se fale sobre a sua pessoa, mas que são, não obstante, seiva vital e verdadeiros dirigentes do movimento revolucionário. I. M. Sverdlov era um desses chefes.

Organizador até a medula, organizador por natureza, por hábito, por educação revolucionária, por instinto, organizador por toda a sua fervorosa atividade: tal é a figura de I. M. Sverdlov.

Que significa ser chefe e organizador, na nossa situação, quando o proletariado se encontra no Poder? Não significa escolher auxiliares, montar um aparelho burocrático para dar ordens através dele. Nas condições reinantes no nosso país, ser chefe e organizador significa, em primeiro lugar, conhecer os colaboradores, saber descobrir as suas virtudes e defeitos, saber lidar com eles, e, em segundo lugar, saber distribuí-los de modo que:

  1. cada um sinta que está no lugar que lhe compete;
  2. cada um possa dar à revolução o máximo do que lhe permitam as qualidades pessoais que possui;
  3. semelhante distribuição não traga embaraços ao trabalho, mas tenha como resultado uma ação harmoniosa, unidade e elevação das atividades no seu conjunto;
  4. a orientação geral do trabalho organizado desse modo seja a expressão e a realização da idéia política em nome da qual se leva a efeito a distribuição dos homens.

I. M. Sverdlov era precisamente esse tipo de chefe e organizador do nosso Partido e do nosso Estado.

O período de 1917-1918 foi um período de reviravolta para o Partido e para o Estado. O Partido tornou-se então, pela primeira vez, força governante. Pela primeira vez na história da humanidade surgiu um Poder de novo tipo, o Poder dos operários e dos camponeses, o Poder dos Soviets. Encaminhar o Partido, até então clandestino, à nova rota, criar as bases de organização do novo Estado proletário e encontrar as formas de organização para as relações entre o Partido e os Soviets, assegurando ao Partido a direção e aos Soviets o seu desenvolvimento normal: tal era a complexa tarefa de organização que então se levantava diante do Partido. Não há em todo o Partido quem se atreva a negar que Sverdlov foi um dos primeiros, se não o primeiro, a resolver com acerto e habilmente esta tarefa de organização na edificação da nova Rússia.

Os ideólogos e os agentes da burguesia gostam de repetir frases gastas, afirmando que os bolcheviques não são capazes de construir, que só são capazes de destruir. I. M. Sverdlov e toda a sua obra são uma refutação viva de tais calúnias. I. M. Sverdlov e a sua atividade no nosso Partido não são uma casualidade. O Partido que forjou um construtor tão grande quanto Sverdlov pode em verdade dizer que tanto sabe construir o novo como destruir o velho.

Estou bem longe de pretender que conheço todos os organizadores e edificadores do nosso Partido, mas devo dizer que, de todos os organizadores excepcionais que conheço, depois de Lênin, só há dois de que o nosso Partido pode e deve orgulhar-se: I. F. Dubrovinski, que morreu em Turukhansk, para onde foi deportado, e I. M. Sverdlov, que se consumiu no trabalho de edificação do Partido e do Estado.


Notas:

[N121] (121) Iácov Mikhailovitch Sverdlov (1885-1919), um dos mais fiéis e incansáveis colaboradores de Lênin e Stálin, iniciou a sua atividade revolucionária em 1902. Depois da revolução de 1905, de que participou, esteve no cárcere e no exílio até a Revolução de Fevereiro. Na Conferência de Abril (1917), foi eleito membro do C.C. do Partido bolchevique e secretário do C.C. Depois da Revolução de Outubro, foi o primeiro presidente do Comitê Executivo Central dos Soviets de Deputados Operários e Camponeses. Colaborou com Stálin na elaboração do esquema do primeiro projeto da Constituição soviética. (retornar ao texto)

pcr
Inclusão 10/07/2008