Figuras do Movimento Operário: Discurso nos Funerais de M. V. Frunze

J. Stálin

3 de Novembro de 1925


Primeira Edição: ...
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 49 - Setembro de 1953.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Camaradas! Não estou em condições de falar muito porque o meu estado de espírito não me predispõe a isto. Direi somente que na pessoa do camarada Frunze perdemos um dos mais puros, mais honestos e mais impávidos revolucionários de nossa época.

O Partido perdeu na pessoa do camarada Frunze um dos dirigentes mais fiéis e mais disciplinados.

O poder soviético perdeu na pessoa do camarada Frunze um dos construtores mais ousados e mais sensatos de nosso país e de nosso Estado.

O exército perdeu na pessoa do camarada Frunze um dos seus dirigentes e criadores mais amados e respeitados.

É por este motivo que o Partido se sente tão pesaroso com o falecimento do camarada Frunze.

Camaradas!

Este ano foi para nós uma maldição. Arrebatou de nosso meio toda uma série de camaradas dirigentes. Entretanto, isto pareceu insuficiente e se tornou necessária mais uma vítima. Talvez que justamente assim seja necessário, que os velhos camaradas tão fácil e simplesmente baixem à sepultura. É lamentável que não seja tão fácil e esteja longe de ser simples surgirem jovens camaradas em substituição ao mais antigos.

Devemos, porém, acreditar e devemos esperar que o Partido e a classe operária tomarão todas as medidas no sentido de facilitar a formação de novos quadros para substituir os velhos quadros.

O Comitê Central do Partido Comunista da Rússia me incumbiu de expressar o pesar de todo o Partido por motivo da perda do camarada Frunze.

Que o meu pequeno discurso seja a expressão deste pesar, que é ilimitado e que não necessita de multas palavras!


logomarca problemas
Inclusão 03/11/2011