O Caráter Internacional da Revolução de Outubro

J. Stálin

7 de Novembro de 1927


Primeira Edição: Trecho do artigo de Stálin a propósito do X aniversário da Grande Revolução Socialista, publicado na "Pravda" em 6/7 de Novembro de 1927.
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 21 - Outubro de 1949 (contra-capa)
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, Março 2008.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

A Revolução de Outubro não é somente uma revolução circunscrita "a um marco nacional". Ela é, antes de tudo, uma revolução de tipo internacional, de tipo mundial, pois representa uma viragem do velho mundo, do mundo capitalista, para o mundo novo, o mundo socialista.

No passado, as revoluções acabavam, geralmente, com a substituição de um grupo de exploradores por outro grupo de exploradores no leme do governo. Mudavam os exploradores, mas a exploração continuava. Assim aconteceu na época dos movimentos libertadores dos escravos. Assim aconteceu na época das sublevações dos servos. Assim aconteceu na época das conhecidas "grandes" revoluções da Inglaterra, França e Alemanha. Não me refiro à Comuna de Paris, que foi a primeira tentativa — gloriosa e heróica, mas uma tentativa fracassada — do proletariado para voltar a história contra o capitalismo.

A Revolução de Outubro se distingue fundamentalmente destas revoluções. Ela se propõe, como objetivo, não a substituição de uma forma de exploração por outra forma de exploração, de um grupo de exploradores por outro grupo de exploradores, mas a supressão de toda espécie de exploração do homem pelo homem, a supressão de todos e cada um dos grupos de exploradores, a instauração da ditadura do proletariado, a instauração do Poder da classe mais revolucionária entre todas as classes oprimidas que já existiram até hoje, a organização da nova sociedade socialista sem classes.

É precisamente por isto que o triunfo da Revolução de Outubro assinala uma mudança radical e profunda na história da humanidade, uma mudança radical e profunda nos destinos históricos do capitalismo mundial uma mudança radical e profunda no movimento de libertação do proletariado, uma mudança radical e profunda nos métodos de luta e nas formas de organização, nos hábitos de vida e nas tradições; na cultura e na ideologia das massas exploradas do mundo inteiro.

É por isto que a Revolução de Outubro é uma revolução de tipo internacional, de tipo mundial.

E nisto reside também a profunda simpatia que sentem pela Revolução de Outubro as classes oprimidas de todos os paises, que vêm nela a garantia de sua libertação.

[Leia o artigo completo publicado em Problemas nº 31]


logotipo problemas
Inclusão 18/02/2009