Obras J. V. Stálin
Prefácio ao Primeiro Volume

Instituto Marx-Engels-Lênin


Fonte: J.V. Stálin – Obras – 1º vol., pg. 13. Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

O primeiro volume das Obras de J. V. Stálin compreende os trabalhos escritos de 1901 a abril de 1907, quando Stálin desenvolvia sua atividade revolucionária principalmente em Tíflis.

Naqueles anos, os bolcheviques, sob a direção de Lênin, lançavam as bases do partido marxista-leninista, de sua ideologia, de seus princípios de organização.

O camarada Stálin, em luta com as diversas tendências antimarxistas e oportunistas, criava, então, na Transcaucásia, as organizações iskristas-leninistas, bolcheviques, dirigindo suas atividades. Nos seus escritos, demonstrava e defendia os princípios fundamentais da doutrina marxista-leninista.

Dos trabalhos constantes do primeiro volume, apenas alguns foram publicados em língua russa. Em sua maior parte, apareceram em jornais e folhetos georgianos e são publicados em russo pela primeira vez.

Até hoje não puderam ser encontrados: o arquivo do Comitê da União Caucásica do P.O.S.D.R. e as diversas publicações das organizações bolcheviques da Transcaucásia, nas quais haviam sido publicados artigos dc Stálin. Em particular, não foram encontrados, até o momento, os trabalhos: Programa das atividades dos círculos operários marxistas (1898) e O Credo (1904).

Nem tudo quanto foi escrito por Stálin, durante o período de 1901 a abril de 1907, se acha, portanto, contido neste volume.


pcr
Inclusão 28/05/2009