Da Resolução Sobre o Informe do Comitê Central
Adotada pelo XVI Congresso do P. C. (b) da URSS

Apêndice do livro: O Marxismo e o Problema Nacional e Colonial

Julho de 1930


Primeira Edição: ...
Fonte: Editorial Vitória Ltda., Rio, 1946. Tradução de Brasil Gerson. Pág: 389.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

Relativamente à agravação da luta de classes no país, o Congresso comprova uma agravação, no seio do Partido, das desvios nacionais no sentido do chovinismo de grande potência e do chovinismo local.

O perigo principal, na presente etapa, é constituído pelo desvio no sentido do chovinismo de grande potência, que pretende alterar os fundamentos da política nacional leninista e encobre, sob a bandeira do internacionalismo, o propósito das classes caducas da nação grande-russa, antes dominante, para recuperar os privilégios perdidos.

Paralelamente a isso, acentua-se o desvio no sentido do nacionalismo local, que debilita a unidade dos povos da URSS e faz o jogo da intervenção.

O Partido deverá intensificar a luta contra ambos os desvios no terreno do problema nacional, assim como contra as tendências conciliadoras diante desses desvios, concentrando ao mesmo tempo a atenção na aplicação prática da política nacional leninista, na eliminação dos fatores de desigualdade nacional e no amplo desenvolvimento das culturas nacionais dos povos da URSS.


Inclusão 11/02/2013