MIA - Secção em Português
Bogdan Suchodolski
foto
1903-1992

 

Filósofo, historiador da ciência e da cultura e professor polonês. Realizou os seus diversos estudos superiores nas Universidades de Crocóvia e Varsóvia, depois em Berlim e em Paris. Foi professor agregado na Universidade de Varsóvia. Durante a ocupação alemã, foi um dos corajosos animadores da Universidade clandestina. Após a guerra tornou-se professor de Pedagogia Geral na Universidade de Varsóvia, director do Instituto de Ciências Pedagógicas e membro da Academia Polaca de Ciências.

A sua brilhante carreira foi acompanhada por uma importante obra. Publicou três trabalhos que testemunham o seu interesse pelas questões filosóficas da pedagogia, relacionadas com as situações sociais. Primeiramente publicou Para Uma Pedagogia à Escola da Nossa Época, onde critica as teorias educativas que já não correspondem às condições do homem moderno. A sua obra Teoria Materialista da Educação é uma análise da filosofia de Karl Marx, em que salienta o aspecto pedagógico da polémica que Marx travou com autores tais como Hegel e Proudhon. Finalmente. Educação para o Futuro define as perspectivas do desenvolvimento do mundo moderno, as transformações revolucionárias verificadas na sociedade e as responsabilidades da educação do futuro. Em A Pedagogia e as Correntes Filosóficas, B. Suchodolski descobre, com efeito, na história pedagógica duas tendências fundamentais, uma pedagogia baseada na essência do homem e uma pedagogia baseada na existência do homem, cada qual correspondendo a uma grande corrente do pensamento filosófico.

Fonte: Educação e História

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

  A educação humana do homem
  A pedagogia e as grande correntes filosóficas
  O conceito de educação comparada
  Os problemas da juventude no mundo do trabalho
  Teoria marxista da educação
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 10/06/2021