Três Princípios do Povo
San Min Chu I

Sun Yat Sen


Esboço Biográfico do Dr. Sun Yat Sen


capa

O dr. Sun Yat Sen, fundador da República Chinesa e Chefe da Revolução, nasceu a 12 de Novembro de 1866, de pais camponeses, numa pequena aldeia situada nas imediações de Hsiangshan, pequena cidade da província do Kwangtung. Passou uma infância despreocupada, frequentando a escola da aldeia, em companhia de outras crianças. Aos 13 anos, foi a Honolulu, onde permaneceu durante cinco anos, aí completando seu curso de humanidades. Em Honolulu, entrou em contacto com o espírito de liberdade e absorveu livremente as influências da vida americana. Quando regressou a Hong Kong, onde se matriculou no Colégio da Rainha, já evidenciava seu desprazer para com a vida política de sua querida pátria. Formou-se aos vinte anos, e começou a preparar-se para a profissão médica, tendo completado o curso na Faculdade de Medicina de Hong Kong, em 1892.

Sua carreira profissional, todavia, foi curta, pois a abandonou para responder a um chamado superior em seguida à derrota da China na guerra sino-japonesa de 1894. Não se tratava de um entusiasmo novo, mas, antes, de um passo para a frente na carreira que escolhera desde os dias de colégio. Todo o dia que passava em Hong Kong, sob domínio britânico, e toda a derrota que a China sofria nas mãos de outros países serviam apenas para fortalecer-lhe a convicção de que o governo de seu país estava completamente apodrecido. O único remédio aplicável seria uma revolução. Dedicara-se a essa causa, e, entre seus colegas de estudos, encontrara um pugilo que lhe compartilhava as aspirações mais profundas. A tarefa da construção de uma China livre e esclarecida tornara-se seu único escopo na vida.

Desde o início, a empresa era prenhe de perigos. Depois de uma apressada tentativa de revolta ter falhado, iniciou, em 1895, sua vida de exilado. Acossado pelo perigo pessoal, dirigiu-se, primeiro, para o Japão, depois, para a América, sendo, finalmente, raptado nas ruas de Londres e transportado para a legação chinesa, onde esteve preso durante 12 dias. Graças à lealdade e à engenhosidade de um amigo, o dr. James Cantilie, conseguiu escapar, frustrando, assim, os planos de transportá-lo clandestinamente para a China, onde seria executado. Viajou, depois, pela Europa, onde passou os anos seguintes, estudando as instituições sociais e políticas dos países que visitava. Nessa época, formulou seus Três Princípios do Povo e propagava, por onde andava, o evangelho da Revolução entre seus compatriotas .

Depois da rebelião dos boxers, em 1900, a causa da Revolução ganhou ímpeto. A derrubada do regime mandchu tornara-se um programa definido e grande número de homens e mulheres chineses, em todas as partes do mundo, aderiram à cruzada. Em 1905, realizou-se, em Tóquio, uma Conferência, na qual foram aprovadas duas importantes resoluções: a primeira, conclamando os revolucionários a se congregarem sob o nome de Tung Meng Hui e a segunda, estabelecendo a deposição da dinastia reinante e a transformação da China em República. Entre os participantes da Conferência, viam-se os representantes de todas as províncias da China e numerosos comerciantes chineses residentes no exterior. Os primeiros empenhavam-se numa ativa campanha de propaganda secreta em sua pátria e os últimos ofereciam generosamente seu auxílio financeiro para a prossecução desses esforços. É improvável que a Revolução pudesse tornar-se vitoriosa se não fosse a generosidade desses patrióticos comerciantes.

A culminação desses esforços teve lugar no Outono de 1911, quando se ouviu o grito de batalha em Wuchang. Essa cidade, que é a capital da província de Hupeh, caiu rapidamente em poder dos revolucionários. Apesar do golpe ter sido precipitado por um erro, antes que os planos tivessem sido completados, a repercussão em outras partes do país foi tão ampla, que a Revolução era fato consumado em menos de cem dias! O carcomido governo mandchu foi derrubado e o velho sonho do dr. Sun converteu-se em realidade. Seu espírito indômito vencera e seu corpo cansado conquistara um repouso momentâneo. Foi, todavia, convidado para ser o primeiro presidente da nova República. Eram vivas as esperanças de que uma China rejuvenescida iniciaria novo curso na História.

Os acontecimentos, porém, de 1911, demonstraram ser somente o início de um longo processo. De modo geral, duas escolas de pensamento passaram a dominar os espíritos da jovem China: uma dirigida por Yuan Shih Kai e outra por Sun Yat Sen. A primeira acreditava na força militar e a última depositava suas esperanças no despertar das massas. Com o objetivo de melhor realizar esse escopo, o dr. Sun passou a presidência a Yuan, depois de ocupá-la durante três meses. Preferiu dedicar-se à tarefa de educar o povo, promovendo entre ele a compreensão dos fundamentos da democracia e procurando realizar a elevação do seu padrão econômico. O Tung Meng Hui foi reorganizado como partido político, com um programa mais amplo, sob o nome de Kuomintang, e um vasto plano nacional de construções ferroviárias foi empreendido como primeiro passo para a industrialização do país. Mas, a ambição de Yuan Shih Kai interferiu na concretização desses projetos. Ao invés de dedicar-se, impessoalmente, à reconstrução política do país, ele enxergou na situação uma oportunidade para tirar proveitos pessoais. Passou a menosprezar o Parlamento e preparou-se para tornar-se imperador. O dr. Sun compreendeu, demasiado tarde, que fora embaído em sua confiança e a Revolução sabotada pela traição.

Esse erro fatal atrasou o curso da Revolução até o último Outono (1926), quando Chiang Kai Shek, finalmente, substituiu seu líder, que havia falecido, e conduziu as forças nacionalistas em sua marcha vitoriosa de Cantão para o Norte. Yuan, todavia, deixava um legado de opressão militarista sob o qual a China continua a sofrer.

Seria erro, porém, pensar que esses 16 anos, que se seguiram aos sucessos iniciais da Revolução, foram desperdiçados. Os esforços incansáveis do dr. Sun guiaram o povo da China para um patriotismo e consciência nacional cada vez mais pujantes. Atraiu para sua causa muitos líderes e inúmeros patriotas, ansiosos por empreenderem a tarefa de levar a cabo a Revolução. Quanto mais fortes eram os reveses que defrontava, maior era a influência que irradiava sobre seus partidários. Várias vezes constituiu um governo separado, em Cantão, para ver frustrados seus planos, até que finalmente, em 1923, foi estabelecido um regime estável, quando se teve oportunidade de levar a efeito uma demonstração de governo eficiente e efetivo. Durante esse período, reorganizou o Kuomintang pela terceira vez e tornou viável a prática do governo de partidos. Elaborou sua filosofia política dos Três Princípios numa série de conferências populares, protestou contra os tratados injustos e concluiu uma aliança com a Rússia. Essas realizações constituem os ideais e normas políticas básicos do movimento revolucionário. Os Três Princípios inspiraram o povo com um ideal político e a denúncia dos tratados iníquos desembaraçou uma força latente nos corações do povo, alimentada pelos desejos inarticulados de muitos anos.

A aliança com a Rússia determinou um método de procedimento para a solução dos complexos problemas diplomáticos da China. Sun Yat Sen era estudante diligente, estadista de grande visão trabalhador infatigável, otimista incurável e, acima de tudo, o estremecido líder da China, de visão clara e de propósitos firmes. Não só abrira o caminho para a reconstrução da nova China, mas também preparara as rotas que conduziriam à concretização feliz de seus ideais no futuro. Em seus anos de atribulações e labores, descobriu para as gerações porvindouras um caminho seguro para a recuperação da liberdade nacional.

A 12 de Março de 1925, quando a unificação da China estava aparentemente prestes a consumar-se, falecia em Pequim. Durante certo tempo, circularam rumores sobre a desintegração do partido que fundara e que se esforçara por consolidar. Ficou, porém, logo patente que o partido se tornara mais forte depois de sua morte. Seu espírito indômito dominava as vidas de seus particulares até mais poderosamente do que antes. Chegou-se mesmo a sugerir que sua morte servira, na realidade, para acelerar o progresso da Revolução.

De acordo com o pensamento do dr. Sun, porém, a Revolução é um processo contínuo. Esse “período de realizações militares” representa apenas seu início e é de importância menor do que o “período de educação”, que está para se seguir. Somente quando esse processo de educação for completado poderá a Revolução levar o país ao pleno usufruto das vantagens da democracia. No seu leito de morte, proferiu as seguintes palavras: “A Revolução não foi ainda completada. Todos os meus camaradas devem continuar na luta.”

O dr. Sun morreu relativamente pobre, não deixando propriedades, exceto uma casa, que seus partidários no estrangeiro haviam adquirido para ele, havia 10 anos, e uma biblioteca, que é considerada como uma das melhores que existem no ramo das ciências sociais e políticas. Durante 40 anos, ele labutou “para conquistar a liberdade e a igualdade para a China.” Ele é o pai da nova China, tendo assumido seu lugar entre os principais líderes da História.

continua>>>
Inclusão 17/07/2019