Karl Marx

Domingo, 18 de Março de 1883


Fonte: O Protesto Operário – Órgão do Partido Operário Socialista, Porto - Lisboa, n.º 2, 2º Anno.
Transcrição: José André Lôpez Gonçâlez. Julho 2007.
HTML:
Fernando A. S. Araújo, Setembro 2007.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

foto

Um tellegrama de Paris anuncia o fallecimento do grande pensador socialista Karl Marx. Permittam-nos a agencia Havas e os jornaes burguezes que publicam a noticia, que duvidemos da veracidade do facto, não por que o achemos extranho, mas por que o não podemos acreditar sem comunicação official. Sabemos a avidez com que os repporters inventam noticias de sensação, e esta é uma d´aquellas que nos allucina, que nos confunde, só ao pensar na perda do Mestre. Além d´isso sabemos que Marx habitava ultimamente Londres e não tivemos noticia da sua partida para Paris.

A ser verdadeira aquella participação, o socialismo universal, a sciencia, a humanidade, terão a lamentar o desapparecimento da intelligencia mais potente da civilisição moderna. Não é preciso que só nós o digamos; dil-o um jornal burguez nas seguintes phrazes que transcrevemos:

«Era, por ventura, o primeiro vulto do socialismo, e, sem duvida, uma das mais notaveis intelligencias do seculo. O seu livro «O Capital», pela profundeza de vistas, pelo rigor penetrantissimo do raciocínio, pela vastidão do seu plano admiravelmente cumprido, é uma obra suprema, é o mais luminoso dos trabalhos que em materia economica se tem feito.

Foi tambem importantissimo o papel de Karl Marx como homem de acção, como instigador secreto do movimento socialista».

Esperamos anciosos por informações fidedignas.

* * *

Um telegrama de Paris anuncia o falecimento do grande pensador socialista Karl Marx. Permitam-nos a agencia Havas e os jornais burgueses que publicam a notícia, que duvidemos da veracidade do facto, não por que o achemos estranho, mas por que o não podemos acreditar sem comunicação oficial. Sabemos a avidez com que os repórteres inventam noticias de sensação, e esta é uma daquelas que nos alucinam, que nos confunde, só ao pensar na perda do Mestre. Além disso, sabemos que Marx habitava ultimamente Londres e não tivemos noticia da sua partida para Paris.

A ser verdadeira aquela participação, o socialismo universal, a ciência, a humanidade, terão a lamentar o desaparecimento da inteligência mais potente da civilização moderna. Não é preciso que só nós o digamos; dize-o um jornal burguês nas seguintes frases que transcrevemos:

«Era, por ventura, o primeiro vulto do socialismo, e, sem dúvida, uma das mais notáveis inteligências do século. O seu livro «O Capital», pela profundeza de vistas, pelo rigor penetrantíssimo do raciocínio, pela vastidão do seu plano admiravelmente cumprido, é uma obra suprema, é o mais luminoso dos trabalhos que em matéria económica se tem feito.

Foi também importantíssimo o papel de Karl Marx como homem de acção, como instigador secreto do movimento socialista».

Esperamos ansiosos por informações fidedignas.