Os S.U.V. em Luta
(manifestos, entrevistas, comunicados)


O Desenvolvimento Nacional dos S.U.V.: Porto


COMUNICADO AOS SOLDADOS DO NORTE

capa
Baixe o arquivo em pdf

Nos nossos quartéis a reacção avança! Camaradas nossos são expulsos das suas unidades porque se opõem aos comandantes reaccionários e porque defendem as nossas lutas (aumento do pré, rancho comum, contra a disciplina que só ataca o Zé Soldado, etc.): isto aconteceu no CIOE (Lamego), em Viana, no RIP, no CICA, etc. Camaradas nossos, eleitos por nós para as ADU são proibidos depois de entrar nos seus quartéis, sem que nós que os elegemos sejamos ouvidos: isto aconteceu, por exemplo, no RIP (onde sete praças da ADU foram expulsos e proibidos de entrar no quartel) e RIB (Braga).

SOLDADOS:

Quando os senhores oficiais reaccionários atacam um só de nós, não tenhamos ilusões! Somos todos, todos nós que temos calos nas mãos (como não tem NENHUM comandante), somos nós os soldados, os trabalhadores em uniforme que somos atingidos. Eles atacam-nos um a um porque sabem que são fracos demais para se opor à força unida dos soldados! Por isso eles MANOBRAM, ENGANAM e MENTEM!

MANOBRAM, os senhores comandantes e oficiais reaccionários, quando fazem reuniões às escondidas e organizam um comando clandestino reaccionário. ENGANAM, quando põem as suas unidades de prevenção para fazer pressão sobre Lisboa, tentando expulsar o brigadeiro Corvacho. E MENTEM quando dizem falar em nome da Região Militar do Norte.

Porque os senhores comandantes de Lamego, do RIP, de Viana, de Braga, etc., os senhores coronéis e outros que tais, pensam ser a Região Militar do Norte! Para eles, nós os soldados somos merda! ou «MASSA BRUTA IRRECUPERÁVEL», como disse o FOITO, 2º comandante do RIP!

Quando os comandantes do Viana, Braga, RIP, Vila Real, Lamego e CICA se puseram em prevenção há 15 dias, para expulsar o brigadeiro Corvacho, qual foi o soldado dessas unidades que soube a razão da prevenção? NEM UM SÓ!

Mas nós os soldados não nos deixaremos enganar. Que os oficiais reaccionários não tenham ilusões: NEM UM SÓ SOLDADO SE VIRARÁ CONTRA O SEU IRMÃO SOLDADO!

Hoje os comandantes e os oficiais reaccionários do CICA, RIP, Lamego, Vila Real, Braga, Viana, R. Cavalaria, deram mais um passo na escalada da provocação. Enviaram um telegrama informando que se insubordinam perante o Comandante da Região, o brigadeiro Corvacho, e que não lhe obedecerão! Mais uma vez nós perguntamos, qual foi o soldado desses quartéis que foi ouvido para se tomar tal decisão? NEM UM SÓ!

Os senhores comandantes e oficiais reaccionários, depois de insurrectos, insubordinados e provocadores, demonstram desprezo não só pela opinião mas também pela vida dos soldados. Atirar quartéis contra quartéis, insubordinar-se e fazer golpadas militares, não lhes custa nada porque será sangue vermelho dos trabalhadores fardados que eles esperam que corra.

Mas nós diremos mais uma vez: Não!

O caminho a seguir, os soldados de Viana indicaram-nos qual é. Ontem, sábado, sete camaradas foram expulsos pelo comandante e receberam guia de marcha. A resposta foi IMEDIATA, DURA E FIRME. Todos os soldados e todos os oficiais e sargentos que escolheram o lado dos soldados, unidos e organizados fizeram greve de braços caídos: «Nada se fará enquanto os nossos camaradas não voltarem ao quartel». Ao fim da tarde o comandante foi obrigado a ceder, a reintegrar os nossos camaradas e pedir desculpas perante o quartel todo!

CAMARADAS SOLDADOS:

A lição a tirar é que perante a nossa unidade, todas as golpadas dos comandantes e seus lacaios galonados e reaccionários vão por água abaixo!

É por isso que hoje deveremos perante a grave provocação dos comandantes insubordinados dar uma resposta firme.

Nós não permitiremos que se fale e se decida em nosso nome sem sermos ouvidos e achados! Nós não permitiremos que oficiais reaccionários nos conduzam — por causa da sua insubordinação — à confrontação fratricida entre soldados!

Por isso nós exigimos:

QUE O BRIGADEIRO CORVACHO VENHA A CADA UM DOS QUARTÉIS COMANDADOS PELOS INSURRECTOS, ONDE NA NOSSA PRESENÇA ELE SERÁ OUVIDO, ASSIM COMO OS OFICIAIS E OS COMANDANTES QUE O ATACAM, DIRÃO PORQUÊ (desta vez duma maneira aberta e não nas manigâncias clandestinas)!

ABAIXO AS GOLPADAS DOS COMANDANTES E OFICIAIS REACCIONÁRIOS!
NEM UM SÓ SOLDADO SE VIRARA CONTRA O SEU IRMÃO SOLDADO!
SOLDADOS SEMPRE, SEMPRE, AO LADO DO POVO!

S.U.V.
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO

★★★

COMUNICADO DISTRIBUÍDO AOS SOLDADOS RECRUTAS

CAMARADAS SOLDADOS:

Nos últimos meses lutamos duramente pela melhoria das condições do vida nos quartéis e contra a reacção.

Contra ventos e marés, lutamos por um pré melhor, por um rancho comum, pelo fim de castigos arbitrários, lutamos pelo direito do recusarmos ordens reaccionárias, lutamos pelo direito de nos reunirmos o discutirmos livremente.

Tivemos derrotas e vitórias mas aprendemos que a nossa força só pode ser forjada na unidade e na organização.

Em certos quartéis fizemos mesmo uma aliança com as Comissões de Moradores e do Trabalhadores em Assembleias Populares. Estes foram os primeiros passos para a união e a organização daqueles que fardados, de fato macaco ou de enxada às costas, são antes de tudo, e acima do tudo TRABALHADORES.

A nossa luta, dos soldados do Norte, fez, portanto parte da grande marcha para o Poder Popular, o Poder dos Trabalhadores.

Mas, camaradas recrutas, há quem não queira isto. São aqueles que vêm fugir-lhes o seu poder de reizinhos de meia tijela, os senhores de galões, lacaios fardados daqueles que nos exploram nos campos e nas fábricas.

Caluniam os oficiais e sargentos progressistas e expulsam os soldados mais combativos.

Na nossa região militar, já foram expulsos dos quartéis, nos últimos tempos para cima de 50 camaradas cuja culpa foi terem lutado firmemente pelos seus direitos. Na nossa região militar, alguns comandantes e oficiais; reaccionários inssurrectos e provocadores recusaram-se a obedecer ao Brigadeiro Corvacho, culpado de ter afirmado alto e bom som que a luta era de morte contra o capitalismo.

Para voltarem a ser senhores absolutos nos «seus» quartéis, para poderem falar em nome da «sua» unidade (sem nunca lhe perguntarem a opinião), para calarem o pio à «massa bruta dos soldados», como eles dizem, para fazerem voltar a lei do come-e-calate alguns comandantes e oficiais reaccionários conspiram na sombra.

Desprezando a nossa opinião e mesmo as nossas vidas estão dispostos a virar quartéis contra quartéis e fazer correr o sangue vermelho dos soldados.

CAMARADA RECRUTA,

Desde segunda-feira engrossaste as nossas fileiras, a dos trabalhadores fardados.

Contamos contigo para dizermos não às golpaças militares. Defenderemos juntos as nossas conquistas. Alargaremos juntos os nossos direitos.

Na luta pelo aumento do pré, pelos transportes gratuitos, contra a disciplina que só ataca o Zé soldado. ESTAREMOS JUNTOS.

Os reacionários de galões quebrarão os dentes contra a nossa unidade.

NEM UM SÓ SOLDADO VIRARÁ AS ARMAS CONTRA UM IRMÃO SOLDADO!
SOLDADOS SEMPRE, SEMPRE AO LADO DO POVO!

S.U.V.
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO

★★★

APELO À MANIFESTAÇÃO

SOLDADOS, TODOS NA RUA. 4.ª FEIRA

CAMARADAS SOLDADOS,

quarta feira, estaremos todos na rua, unidos!

CAMARADAS,

quem ataca as Assembleias de Delegados de Unidade (não deixando que se discuta os nossos verdadeiros problemas – saneamento de reaccionários, aumento de pré, transpores gratuitos, miséria de instalações e rancho, etc.— para tentar fazer delas tribunais para aplicar castigos a soldados), quem persegue os soldados que distribuem e discutem os panfletos da S.U.V., quem assim manobra precisa da nossa divisão.

Eles só vencerão se conseguirem virar quartéis contra quartéis, soldados contra soldados.

Temos que lhes dizer que estamos unidos! Que nós soldados, com a nossa firmeza e nossa união traremos todos os sargentos e oficiais progressistas para o nosso lado! Temos de isolar e denunciar aqueles que suspiram pela volta de Spínola ou outro aprendiz de Pinochet. PORTUGAL NÃO SERÁ O CHILE DA EUROPA porque nós, soldados portugueses, sabemos que fomos trabalhadores, somos trabalhadores e seremos trabalhadores.

TODOS NA RUA. QUARTA-FEIRA, FARDADOS, DIREMOS QUE O NOSSO LADO É SEMPRE, SEMPRE AO LADO DO POVO TRABALHADOR.

CAMARADAS,

quem quiser opor-se à nossa manifestação há de cobrir-se de ridículo!

Se os reaccionários vierem falar de disciplina militar perguntaremos:

E a insubordinação do comandantes do RIP, do CICA de Viana, etc. que recusam obedecer a Corvacho, não é contra a disciplina militar? Ou mais uma vez somos nós, os soldados que têm de «comer e calar» enquanto os senhores dos quartéis podem fazer o que querem?

À nossa força de soldados do Norte, juntar-se-á a solidariedade daqueles que, quarta-feira, vindos do RALIS, da P.M. dos Fuzileiros, da Força Aérea, das Comissões de Sargentos e Oficiais progressistas trarão o apoio dos que, nos quartéis lutam pelos direitos dos soldados, pela revolução, pelo Socialismo, pelos trabalhadores!

TODOS FARDADOS À MANIFESTAÇÃO. 4ª-FEIRA
PRAÇA HUMBERTO DELGADO

S.U.V.
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO
8/9/1975

★★★

BALANÇO DA MANIFESTAÇÃO

SOLDADOS SEMPRE, SEMPRE AO LADO DO POVO!

CAMARADAS:

Apesar das acções concertadas dos oficiais reaccionários em todas as unidades para impedir a nossa manifestação. 1500 a 2000 soldados, sargentos e oficiais progressistas acorreram à Praça Humberto Delgado numa grandiosa demonstração da nossa unidade revolucionária e da nossa força.

Mas não estivemos sós! Num firme apoio à nossa luta juntaram-se delegações de 33 unidades do País entre os quais: RIC, RALIS, Trafaria, RPM, Marinha, Força Aérea, etc., e 60 000 trabalhadores do Porto, transformando-se numa das maiores manifestações de sempre nesta cidade.

Todos, trabalhadores fardados e não fardados, mostrámos a esses reaccionários que não permitiremos que façam da conspiração contra o nosso Brigadeiro Corvacho um meio para evitar que nos organizemos e alcancemos as nossas reivindicações, nem permitiremos que dividam os trabalhadores fardados do POVO trabalhador.

Foi uma grandiosa jornada de luta, Camaradas! Mas estejamos atentos: os oficiais reaccionários ficam cada vez mais desesperados e poderão virar a sua fúria contra os que participaram na manifestação. Se esses reaccionários tentarem fazer algo contra os nossos camaradas encontrarão pela frente uma muralha intransponível que os impedirá de concretizar os seus objectivos!

Camaradas! A Justeza da nossa luta e das nossas palavras de ordem ficaram bem vincadas pela voz dos 80 000 trabalhadores, fardados ou não, que as entoaram durante várias horas! Estamos agora com mais força para prosseguir a nossa luta!

POR UM AUMENTO DO PRÉ!
POR TRANSPORTES GRATUITOS!
POR UM RANCHO COMUM!
PELA EXPULSÃO DOS REACCIONÁRIOS DE TODOS OS QUARTÉIS!
PELO REFORÇO DAS ADUS E SUA LIGAÇÃO ÀS ASSEMBLEIAS POPULARES!
PELO REGRESSO DE TODOS OS MILITARES PROGRESSISTAS EXPULSOS COBARDEMENTE DAS SUAS UNIDADES, PELOS COMANDANTES REACCIONÁRIOS!

Nós, SOLDADOS UNIDOS, conseguiremos estes objectivos e impediremos, como na manifestação, que os reaccionários tentem fazer-nos virar as armas uns contra os outros e ainda, como demonstraram, ontem, todos os nossos camaradas soldados do CICA, guardando um minuto de silêncio com as armas na mão, de culatra puchada atrás, e com uma palavra de ordem inicial que era: PORTUGAL NÃO SERÁ O CHILE DA EUROPA! Tendo-se oposto a isso os oficiais reaccionários, que, como é lógico, não foram obedecidos, tendo os nossos camaradas respondido: REACCIONÁRIOS FORA DOS QUARTÉIS!

S.U.V.
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO
12/9/1975

★★★

SUV-NORTE APOIA MANIFESTAÇÃO EM LISBOA

NEM UM SÓ SOLDADO VIRARÁ AS ARMAS CONTRA O SEU IRMÃO SOLDADO

CAMARADAS SOLDADOS:

Como nós sempre dissemos o saneamento do Brigadeiro Corvacho de Comandante da R.M.N. feito por alguns oficiais reacionários do QP e a sua substituição pelo brigadeiro Pires Veloso tinha uma intenção: dar-lhos campo de manobra para poderem reprimir os trabalhadores quer eles se encontrem fardados ou não. Tal e qual como nos velhos tempos do fascismo.

Como exemplo da nova actuação que estes reaccionários querem dar à R.M.N. basta ver o que se passou no dia 19 na reunião do Conselho Municipal, quando a PSP carregou selvaticamente sobre o povo do Porto, não escapando as crianças, pessoas idosas e mesmo uma senhora grávida que veio depois a abortar!

Já antes tínhamos visto o medo do novo Comandante da R.M.N. ao recusar-se a responder às perguntas dos jornalistas na sua conferência de imprensa «fantoche» dirigida a nós soldados da região.

CAMARADAS:

Os oficiais reaccionários, agora com o apoio do Comandante da Região, preparam uma grande onda de repressão sobre os soldados, sargentos e oficiais progressistas, principalmente àqueles que eles suspeitam de pertencerem ao nosso movimento (SUV).

Neste momento, algumas unidades já estão a enviar para o Quartel General listas de nomes de militares que participaram na grandiosa manifestação de 10 de Setembro. Estes nomes são indicados pelos espiões que os oficiais reaccionários mandaram à manifestação, à boa maneira pidesca.

Ao mesmo tempo, continua o afastamento do militares progressistas, como ainda agora aconteceu no RIP, onde seis praças e um oficial foram transferidos para Elvas!

CAMARADAS :

Quando os senhores oficiais reaccionários atacam um só de nós, não tenhamos ilusões! Somos todos, todos nós que temos calos nas mãos (como não tem nenhum comandante), somos nós os soldados, os trabalhadores em uniforme que são atingidos.

Nós responderemos a estas manobras aumentando cada vez mais a nossa organização autónoma, a nossa unidade e desencadearemos ofensivas, tal como fizeram os nosso camaradas de Mafra. Nesta unidade, o Cabo Alfredo Manuel e o Furriel Alberto Figueiredo foram presos às ordens do Comandante fascista por terem manifestos dos SUV. Chegaram ao ponto de irem a casa de um deles fazerem uma busca!

A isto, os soldados de Mafra responderam negando-se a formar e avançando para a prisão na tentativa de libertar os camaradas presos. Entretando, os reaccionários tiveram tempo de transferir para a prisão da Trafaria os nossos camaradas presos. A indignação aumentou ainda mais e os oficiais reaccionários mostraram bem a sua cara ao agredirem os nossos camaradas soldados que gritaram bem alto na parada: REACCIONÁRIOS FORA DOS QUARTÉIS!

Tanto em Mafra como em todo o país, apesar da repressão que mostra o desespero a que estão a chegar os reaccionários, nós, juntamente com todos os trabalhadores, depois de melhor organizados correremos com todos os fascistas e reaccionários onde quer que eles se encontrem.

CAMARADAS: Tal como aconteceu no Porto em 10 do Setembro, também em Lisboa se vai realizar na próxima 5ª-feira dia 25, uma grandiosa manifestação convocada pelos nossos camaradas dos SUV de Lisboa que demonstrará mais uma vez a força dos trabalhadores fardados. Os militares R. M.N. devem fazer todos os esforços para irem à manifestação em Lisboa. A nossa força organizada dos soldados no Norte juntar-se-á à força organizada dos nossos camaradas do Sul em luta pelo aumento de pré, pelos transportes gratuitos, contra a disciplina que só ataca o Zé soldado.

S.U.V. / NORTE
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO
23/10/1975

continua>>>
Inclusão 21/04/2019