Os S.U.V. em Luta
(manifestos, entrevistas, comunicados)


O Desenvolvimento Nacional dos S.U.V.: Coimbra


MANIFESTO DOS SUV DA REGIÃO MILITAR DO CENTRO

capa
Baixe o arquivo em pdf

Soldados Unidos Vencerão (SUV) é uma frente unitária e apartidária dos soldados progressistas, cuja constituição corresponde à necessidade de face à ofensiva reaccionária nos quartéis, nos organizarmos e nos unirmos, conjugando os esforços desenvolvidos na luta em cada unidade.

As vitórias já alcançados com a rápida constituição e estruturação dos SUV em todas as regiões militares e com as grandiosas manifestações do Porto e de Lisboa, definem-nos já como um movimento com larga implantação e com um importante papel histórico a prosseguir.

Os inimigos da Revolução Socialista e todos os reaccionários, receosos de que os SUV possam pôr em causa a estrutura e disciplina do Exército burguês e contribuam decisivamente para apontar a todos os militares progressistas para um Exército ao serviço dos trabalhadores e do avanço da Revolução, procuram desesperadamente introduzir a divisão entre nós, utilizando a ameaça, a mentira e a calúnia, e tentam mesmo cortar pela raiz o movimento de massas, que os SUV são, apressando a reintrodução da disciplina fascista nos quartéis.

A RMC tem tido uma posição destacada no contexto geral da viragem à direita da vida do nosso País.

O comandante da região e os comandantes fascistas de grande parte das unidades tem servido como pontas-de-lança da reacção.

Já por mais de uma vez utilizaram a ameaça do golpe militar para fazer pender para a direita o curso do processo político.

O golpe direitista dos «nove» foi dado também à sombra dos quartéis da RMC. Mas só o foi porque então não estávamos suficientemente organizados para, respondendo às sucessivas manobras do brigadeiro Charais, fazermos passar as nossas vozes por cima das assembleias regionais fantasmas frequentadas apenas por reaccionários que, nas nossas costas, decidiam, por nós, dos nossos destinos.

Sobre os melhores de nós, os que têm tido a coragem de enfrentar, cara a cara, os comandantes reaccionários, têm-se abatido, sob variadas formas e muitas vezes descaradamente, pressões, ameaças, recolocações e o saneamento.

Nos últimos dias a escalada repressiva vem aumentando a passos largos.

O brigadeiro Charais visita as unidades. Para auscultar os anseios dos soldados? Não! Para nos ameaçar, para anunciar formas mais sofisticadas de saneamento à esquerda, para preparar o lançamento de formas mais violentas de repressão.

Ao mesmo tempo, de braço dado com os seu amigos comandantes reaccionários, procura ter papel decisivo no desenrolar da situação a nível nacional. Assim, desenham-se já novos tipos de provocação que passam pela chantagem e pela pressão política, tomando, por vezes, a forma de passeatas de colunas militares.

Para esta escalada de medidas repressivas e reaccionárias se alertam os sargentos e oficiais progressistas e toda a população.

Tudo isto torna imperiosa a necessidade de nos unirmos, de nos organizarmos e firmemente fazermos frente às manobras tendentes a pôr em causa as conquistas revolucionárias feitas, absorvendo-as para uma perspectiva social-democrata, ao serviço do imperialismo, facto que nas nossas condições conduzirá inevitavelmente a uma ditadura fascista.

Chegou a hora de termos voz activa e deixarmos de ser instrumentalizados pelos reaccionários.

A estruturação dos SUV em toda a RMC tornou-se tarefa urgente a que corresponderam de imediato os soldados de todas as unidades da região. O aparecimento dos SUV foi saudado em números plenários de unidade.

Os SUV lutam:

S.U.V. / R.M.C.
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO
2/10/1975

continua>>>
Inclusão 21/04/2019