Vsevolod Volin

Foto do autor
1882-1945
Obras disponíveis

Vsevolod Mikhailovich Eichenbaum, conhecido como Volin Voline. Anarquista, escritor, poeta e sindicalista russo, com atuação internacional, especialmente na França. Conhecido por ter desenvolvido a teoria da síntese anarquista, durante a revolução russa de 1905 foi um dos fundadores do primeiro Soviete de São Petersburgo. Ajudou a estabelecer a Confederação Anarquista Ucraniana de "Nabat".

No verão de 1919, juntou-se ao exército insurrecional liderado por Nestor Makhno. No ano seguinte, os bolcheviques lhe ofereceram o posto de comissário de educação para a Ucrânia, o que ele recusou por acreditar que era uma tentativa de afastá-lo de suas atividades anarquistas. Leon Trotsky ordenou a prisão e execução de Volin e ele foi preso pela Cheka em 14 de janeiro de 1920. Alexander Berkman, que acabara de chegar à Rússia, usou seus contatos para conseguir que Volin fosse transferido para a prisão de Butyrki em Moscou. Outro amigo, Victor Serge, também suplicou por sua vida. Uma trégua estabelecida em outubro de 1920, entre Nestor Makhno e Leon Trotsky, quando o general Peter Wrangel e seu Exército Branco lançaram uma grande ofensiva na Ucrânia. Trotsky ofereceu-se para libertar todos os anarquistas na prisão russa em troca de uma ação militar conjunta contra Wrangel. Isto incluiu Volin que retornou a Hulyai-Pole. Entretanto, uma vez que o Exército Vermelho obteve ganhos suficientes para garantir a vitória na Guerra Civil, os Makhnovistas foram mais uma vez proscritos. Em 25 de novembro de 1920, os comandantes de Makhno na Crimeia, que tinham acabado de derrotar as forças de Wrangel, foram apreendidos pelo Exército Vermelho e executados. Volin, que havia acabado de chegar após uma reunião com Peter Kropotkin, também foi preso e retornou à prisão de Butyrki. Volin e outros anarquistas entraram em greve de fome e, em dezembro de 1921, Lenin concordou em libertá-los sob a condição de seu banimento perpétuo da Rússia. Em janeiro de 1922 Volin chegou a Berlim, onde foi morar com o anarquista alemão, Rudolf Rocker. Em 1924, Vsevolod Volin foi convidado por Sébastien Faure para morar em Paris e colaborar na enciclopédia anarquista na qual ele trabalhava. Em 1926 Volin rompeu com seus antigos camaradas Nestor Makhno e Peter Arshinov por causa de sua controversa Plataforma Organizacional, que exigia uma União Geral de Anarquistas. Volin recebeu apoio de Emma Goldman, Alexander Berkman, Sébastien Faure e Rudolf Rocker, quando argumentou que a idéia de um comitê central colidia com o princípio básico anarquista da organização local.

Fonte: Spatacus Educational

Obras disponíveis
1947 A revolução desconhecida e o nascimento dos sovietes - parte de A revolução desconhecida
1947 Guerra e revolução - trecho de A revolução desconhecida

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 22/12/2021
Última atualização: 24/12/2023