MIA - Secção em Português
Sofya Aleksandrovna Yanovskaya
foto
1896-1966

 

Sofya Aleksandrovna Yanovskaya (também Janoskaja) foi uma matemática e historiadora especializada em história da matemática, lógica matemática. Ela é mais conhecida por seus esforços em restaurar a pesquisa em lógica matemática na União Soviética e em publicar e editar obras matemáticas de Karl Marx.

Ynovskaya nasceu em Pruzhany, uma cidade perto de Brest, em uma família judia do contador Alexandre Neimark. De 1915 a 1918 estudou na faculdade em Odessa (1), quando se tornou comunista. Ela trabalhou como membro do partido até 1924, quando começou a lecionar no Instituto do Professorado Vermelho. Com exceção dos anos de guerra (1941-1943) ela trabalhou na Universidade Estadual de Moscou até a aposentadoria. Engels havia notado em seus escritos que Karl Marx havia escrito alguma coisa sobre matemática. Yanovskaya encontrou os “Manuscritos Matemáticos” de Marx e organizou sua primeira publicação em 1933 em russo. Ela recebeu seu doutorado em 1935. Seu trabalho Manuscritos matemáticos de Marx começou em 1930 e pode ter tido alguma influência sobre o estudo da análise não padronizada na China. Na academia, ela é mais lembrada agora por seu trabalho em história e filosofia da matemática, bem como por sua influência na geração de pesquisadores jovens. Ela persuadiu Ludwig Wittgenstein quando ele estava visitando a União Soviética em 1935 para desistir de sua ideia de se mudar para a União Soviética; Em 1968, Yanovskaya organizou uma melhor publicação da obra de Marx. Por seu trabalho, recebeu a Ordem de Lenin e outras medalhas. Ela morreu de diabetes em Moscou.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1931 Hegel e Matemática
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 03/03/2019