Zhang Chunqiao

Foto do autor
1917-2005
Obras disponíveis

Zhang Chunqiao (Tcham Tchuen-tchiao; Chang Chun-chiao) proeminente teórico político, escritor e político comunista da República Popular da China. Ingressou no Partido Comunista na década de 1930 e trabalhou como jornalista e propagandista em Xangai. Foi uma das lideranças na Revolução Cultural (1966-1976); em conjunto com a esposa de Mao, Jiang Qing, produziu propaganda e deflagrou polêmicas contra líderes e intelectuais do partido. Desfrutou de imenso poder durante esse período e, quando a revolução começou a desacelerar, lançaram novos ataques contra membros seniores do partido, principalmente Deng Xiaoping, na esperança de poder suceder a Mao Zedong.

Em setembro de 1976, Zhang, Qing, Wang Hongwen e Yao Wenyuan (conhecidos como a gangue dos quatro) foram presos por traição. Em 1981, Zhang foi condenado à morte. Sua sentença foi posteriormente comutada para prisão perpétua, entretanto, por motivos de saúde, foi solto em 1998.

Fonte: https://global.britannica.com/biography/Zhang-Chunqiao

Obras disponíveis
1975 Acerca da ditadura integral sobre a burguesia
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 19/03/2020
Última atualização: 24/12/2023