O Trabalhador Honesto

Zo d'Axa

1898


Primeira Edição: Originalmente publicado em La Feuille, nº 24, 1898 - Consta também em Le Bandit du Nord , Roubaix , 9 de Fevereiro de 1890 - https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb32709783g/date

Fonte: https://bibliotecaanarquista.org/library/zo-d-axa-o-trabalhador-honesto

Tradução: para o português com base na versão anglófona de Mitch Abidor

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


É a incrível engorda da massa dos explorados que cria a ambição crescente e lógica dos exploradores.

Os reis das minas, dos campos de carvão e do ouro estariam errados em se preocupar. A resignação de seus servos consagra sua autoridade. Eles não precisam mais alegar que seu poder se baseia no direito divino, nessa piada decorativa: sua soberania é legitimada pelo consentimento popular. Um plebiscito operário, consistindo em adesão patriótica, banalidades declamatórias ou aquiescência silenciosa, assegura o domínio do chefe e o reinado da burguesia.

Neste trabalho, podemos reconhecer o artesão.

Seja na mina ou na fábrica, o Trabalhador Honesto, aquela ovelha, deu ao rebanho a sarna.

O ideal do supervisor perverteu os instintos das pessoas. Um casaco esportivo no domingo, conversando sobre política, votando ... essas são as esperanças que substituem tudo. O trabalho diário odioso não desperta ódio nem rancor. O grande partido dos trabalhadores odeia os preguiçosos que mal merecem o dinheiro que o patrão lhes concedeu.

O coração deles pertence ao trabalho.

Eles têm orgulho de suas mãos calejadas.

Por mais que deformassem os dedos, o jugo foi pior para o cérebro: os calos de resignação, covardia e respeito cresceram sob o couro com o atrito do arreio. Velhos trabalhadores vaidosos acenam seus certificados: quarenta anos no mesmo lugar! Nós os ouvimos falando sobre isso enquanto imploram por pão nos pátios.

“Tenham pena, senhoras e senhores, de um velho doente, um bravo trabalhador, um bom francês, um ex-oficial não comissionado que lutou na guerra ...Tenham pena, senhoras e senhores."

Está frio: as janelas permanecem fechadas. O velho não entende.

Ensine as pessoas! O que mais é necessário? Sua pobreza não lhe ensinou nada. Enquanto houver ricos e pobres, estes últimos se empenharão para suprir o serviço exigido. O pescoço do trabalhador está acostumado aos arreios. Quando ainda jovens e fortes, são os únicos animais domésticos a não correr soltos em seus territórios.

A honra especial do proletário consiste em aceitar todas aquelas mentiras em cujo nome ele é condenado ao trabalho forçado: dever, pátria, etc. Ele aceita, esperando que, ao fazer isso, seja ascenso para a classe burguesa. A vítima se faz cúmplice. O infeliz conversa sobre a bandeira, bate no peito, tira seu chapéu e cospe no ar:

"Eu sou um trabalhador honesto."

E cai de volta no rosto dele.


Inclusão: