Discurso na Assembléia de Eleitores no Distrito Eleitoral Urbano de Moscou

N. A. Bulganin(1)

10 de Março de 1954


Primeira Edição: ......
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 58 - Junho de 1954.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, Outubro 2008.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

foto

Camaradas!

Antes dor tudo permiti-me que, de todo o coração, vos agradeça — e a todos os outros eleitores do distrito eleitoral urbano «Moscou» — pela confiança que em mim depositastes e pela elevada honra que me conferistes ao apresentardes minha candidatura a deputado ao Soviét Supremo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. (Aplausos)

Considero uma honra ser vosso deputado e vos asseguro — a vós e a todos os outros meus eleitores — que farei todos os esforços no sentido de justificar a confiança que em mim foi depositada. (Aplausos)

Camaradas!

A campanha eleitoral para eleições ao Soviét Supremo da URSS verifica-se — como nos anos anteriores — sob o signo da inquebrantável unidade do multinacional povo soviético. Essa unidade revela a força e a vitalidade do regime soviético, estabelecido em nosso país pela Grande Revolução Socialista de Outubro.

Passaram-se quatro anos desde as últimas eleições. Olhando para o caminho percorrido durante esse tempo, podemos constatar que a cada ano que passa a vida dos homens soviéticos se modifica para melhor. E hoje — quando o Partido Comunista e o governo tomaram as decisões, que conheceis, sobre um rápido fomento da agricultura e da produção de objetos de amplo consumo — a melhoria da vida se verificará a passos ainda mais acelerados.

E assim será porque o sentido fundamental de toda a atividade de nosso Partido Comunista reside na luta pelos interesses do povo, pela elevação do nível material e cultural da vida do homem soviético.

Na proclamação do Comitê Central do Partido Comunista aos eleitores, às vésperas das eleições passadas, afirmamos que o Partido estava empregando todos seus esforços no sentido de maior elevação do nível material da vida dos homens soviéticos e do fortalecimento do poderio do Estado soviético. Durante os quatro anos transcorridos, o cumprimento dessas tarefas foi o principal objetivo do Partido e do governo soviético.

Quais são, porém, os resultados do trabalho realizado?

Depois de terminada a guerra, o Partido e o governo dedicaram sua principal atenção ao desenvolvimento da indústria pesada Isso foi necessário porque se tornava indispensável a criação de condições imprescindíveis a um amplo e rápido desenvolvimento de todos os demais setores da economia nacional Atualmente nossa indústria pesada — apesar das imensas destruições e perdas de quadros causadas pela guerra — há muito deixou atrás a nível de seu desenvolvimento no período de pré-guerra, e no sentido técnico é poderosa e moderna.

Acha-se em condições de produzir as máquinas e o equipamento mais complexos e aperfeiçoados, aço de elevada qualidade, ligas metálicas e também qualquer espécie de armamento moderno.

Trata-se — camaradas! — de conquistas muito grandes.

Isso porque nos 13 anos que se seguiram a 1940, durante quatro anos travamos uma guerra de envergadura sem precedentes e gastamos quase o mesmo tempo com a restauração da economia nacional destruída pela guerra.

A indústria pesada é a força dirigente da economia nacional, cria as condições necessárias ao desenvolvimento de todos seus setores, e assegura, ao mesmo tempo, o fortalecimento de nossas forças armadas.

Se não produzíssemos nas proporções necessárias guza, aço e metais não-ferrosos, tornos e equipamentos tecnicamente modernos, carvão, petróleo e energia-elétrica, não teríamos tanques, canhões, aeroplanos; não teríamos automóveis, navios de guerra e outros tipos de armamento, de que foram abastecidos durante a Grande Guerra Patriótica — e ainda mais bem equipados se acham hoje — nosso valoroso Exército Soviético e nossa valorosa Armada.

O desenvolvimento da indústria pesada fez progredir toda a economia do país, toda a economia nacional, inclusive a indústria leve e, particularmente, a agricultura. Tudo isso contribuiu para a elevação do nível cultural dos homens soviéticos. Surgiram quadros qualificados de operários e de técnicos nas usinas, e quadros de tratoristas e de motoristas e outros especialistas na agricultura. O país enriqueceu-se com inúmeros quadros de engenheiros e de sábios de todas as especialidades.

Assim, à base da industrialização socialista realizamos uma revolução em nossa economia. Em conseqüência disso nosso país se_ tornou — em todos os sentidos — uma grande e avançada potência.

Alcançamos tudo isso em conseqüência da realização dos planos qüinqüenais de pré-guerra, realizados sob a direção do Comitê Central do Partido Comunista, tendo à frente o grande continuador da imortal obra de LêninJ. V. Stálin. (Prolongados aplausos)

Como resultado do desenvolvimento da indústria pesada, o Partido e o governo puderam levantar o problema do rápido aumento da produção de gêneros alimentícios.

Não se trata do costumeiro aumento anual da produção de mercadorias de amplo consumo, como aconteceu até hoje.

Trata-se de, nos próximos dois ou três anos, aumentar bruscamente o suprimento, à população, de artigos industriais e de gêneros alimentícios de boa qualidade, e de belos tecidos, de calçado, de vestuário, de mobiliário, de carne, de manteiga, etc.

Seria errado supor que o zelo pelos interesses dos trabalhadores começa apenas com a aprovação dessa resoluções.

Até hoje muito se fez nesse sentido. Prova disso, por exemplo,é o desenvolvimento do comércio. É fato que os homens soviéticos começaram a comprar mais; que suas rendas aumentaram; que surgiram mais mercadorias, e que, essas se tornaram mais baratas. A partir de 1947 — quando foi abolido o racionamento — os preços oficiais de varejo para as mercadorias de amplo consumo em nosso país baixaram de ano para ano, o que deu resultados bem reais e muito palpáveis para todos os
homens soviéticos.

Qual a conclusão de tudo isso que foi dito? A conclusão é a seguinte: A promessa do Partido Comunista em elevar o nível de vida do povo é realizada na prática. A vida realmente melhorou, e melhora. O Partido continuará a realizar, de maneira igualmente firme e persistente, o programa estabelecido para a memória do bem-estar material dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo — camaradas! — não ocultamos que ainda passamos por muitas necessidades de toda espécie — particularmente as que dizem respeito às condições de vida —, e nem todas essas necessidades podem ser hoje satisfeitas integralmente. Assim é que, apesar de durante o após-guerra haverem sido construídos nas cidades e nas vilas operárias da União Soviética mais de 183 milhões de metros-quadros de área residencial destinada a operários e empregados, e no campo mais de quatro milhões de casas para kolkhozianos e intelectuais, o problema da habitação continua sendo muito aguda.

Isso se explica, no fundamental, por duas causas — as imensas destruições de habitações durante a guerra, e o rápido aumento da população das cidades.

Em confronto com a época anterior à revolução a área residencial de Moscou duplicou, e anualmente uma extensa área residencial é ocupada. Entretanto, é grande a necessidade de habitação em Moscou. Há o plano geral, estabelecido pelo governo, de reconstrução de Moscou em uma década — de 1951 a 1960 —, plano segundo o qual devem ser construídos em Moscou 10 milhões de metros-quadrados de área residencial isto é: quase o mesmo total da área residencial de Moscou antes da revolução. As organizações do Partido e dos Soviéts em Moscou devem trabalhar muito seriamente para o cumprimento total desse plano e a solução do problema da moradia na capital.

Camaradas! ultimamente o Partido e o governo dedicam muito grande atenção aos problemas relativos a um maior desenvolvimento da agricultura. Sem um maior ascenso da agricultura e o aumento da produção agrícola, não será possível o cumprimento do programa estabelecido para melhoria da vida do povo.

No Pleno do Comitê Central realizado em setembro do ano passado foi elaborado um programa para um maior desenvolvimento da pecuária e da produção de batata e legumes, e também para a melhoria do trabalho das estações de máquinas e de tratores, cujo papel no desenvolvimento da produção kolkhoziana aumentou hoje de maneira particular.

Na luta pela realização das decisões tomadas pelo Pleno de setembro do C. C, a atenção principal foi concentrada sobre problema dos quadros, particularmente com relação às E.M.T.. [Estações de Máquinas e Tratores]

Para servir aos kolkhozes foram enviados às estações de máquinas e de tratores mais de 100 mil agrônomos e zootécnicos.

Provenientes da indústria e de outros setores da economia nacional foram trabalhar nas E.M.T. 23 mil engenheiros e técnicos. As estações de máquinas e tratores receberam também grande quantidade de equipamento novo — tratores, segadeiras-debulhadoras para cereais, semeadeiras a trator, e outras máquinas agrícolas de primeira classe. Atualmente as E.M.T. possuem mais de um milhão de tratores de 15 HP.

A resolução que o Pleno do Comitê Central do Partido recentemente realizado tomou sobre o aumento da produção de cereais no país e sobre o aproveitamento das terras virgens e das terras de pousio constitui uma contribuição nova e muito importante para o programa de um maior ascenso da agricultura. Da discussão desse problema no Pleno participaram trabalhadores dos órgãos locais do Partido, dos Soviéts e dos órgãos agrícolas e de armazenamento, presidentes de kolkhozes e trabalhadores de sovkhozes.

Em sua resolução, o Pleno do Comitê Central ressaltou a significação particularmente importante, para o país, da economia cerealífera, e estabeleceu como importantíssima tarefa estatal o aumento brusco da produção de trigo e de outros cereais por meio do aproveitamento das terras virgens e das terras de pousio no Kazakstão e na Sibéria, nos Urais e em Povólgia, e também no Cáucaso Setentrional, ampliando-se, em 1954-1955, as semeaduras de cereais a nada menos de 13 milhões de hectares, a fim de se conseguir dos mesmos, em 1955, mais de um bilhão de «puds» de cereais.

Trata-se — camaradas! — de uma tarefa grande e difícil, mas de todo real e à altura de nossas forças.

Para o aproveitamento das terras virgens e das terras de pousio o Estado destinará este ano 120 mil tratores, 10 mil máquinas-combinadas e grande quantidade de equipamento diverso. Para as regiões onde se procederá ao aproveitamento de novas terras se dirigiram, e ainda se estão dirigindo, muitos especialistas e operários qualificados. Nosso glorioso Komsomol decidiu enviar para o trabalho de aproveitamento das novas terras 100 mil mecanizadores procedentes da juventude e do Komsomol.

O Pleno do Comitê Central tomou também muitas outras decisões relativas à agricultura. Todas elas visam a um objetivo único — criar em nosso país a abundância de produtos agrícolas.

A luta por um impetuoso ascenso da agricultura é atualmente um dos mais importantes fatores da construção do comunismo. Trata-se — camaradas! — de uma tarefa de interesse geral do Estado e de todo o povo. De sua solução participa não só o campo mas também a cidade. Atendendo ao apelo do Partido e do governo, no passado os homens soviéticos por mais de uma vez enfrentaram a solução dos problemas e conseguiram êxitos. Não podemos duvidar de que assim também será no tocante à tarefa relativa a um maior fomento da agricultura. Essa tarefa será realizada.

Os resultados gerais do desenvolvimento de nossa economia socialista revelam que ela marcha pelo caminho de um ininterrupto ascenso, e isso cria condições favoráveis ao progresso cultural do homem soviético. O regime-soviético despertou nas massas populares uma tendência à educação e à
cultura sem precedentes na história da humanidade. De ano para ano, em nosso país aumenta o número de pessoas que recebem educação média e superior. A literatura, a arte e a ciência alcançaram grande florescimento em nosso país.

A passagem do socialismo ao comunismo é inconcebível sem um grande desenvolvimento cultural dos homens, sem seu completo desenvolvimento intelectual e físico. Por isso, o Partido e o governo soviético continuarão a zelar pelo desenvolvimento da ciência e da cultura soviéticas e pela elevação do nível cultural do povo soviético.

Camaradas!

Poderíamos contar com maiores êxitos em nossa economia socialista se trabalhássemos melhor e se utilizássemos integralmente as possibilidades que estão a nosso alcance.

Consideremos a indústria. Não podemos fechar os olhos ao fato de que nesse setor da economia ainda há muitas deficiências fundamentais. A par de grande quantidade de empresas que trabalham bem, há, lamentavelmente, muitas que não cumprem as tarefas estabelecidas pelo plano. Em muitas
empresas é a ritmo lento que utiliza a experiência avançada dos inovadores. Não é em toda parte que se utiliza integralmente o equipamento existente; nem todas as empresas cumprem as tarefas estabelecidas quanto à rebaixa do preço de custo da produção. Quanto à indústria de Moscou, em seu conjunto, não trabalha mal; em muitas empresas de Moscou encontramos, porém, as mesmas deficiências.

Em nossa indústria — da mesma forma que na agricultura — ainda há muitas reservas e possibilidades não aproveitadas até hoje, e que — falemos francamente — estão freqüentemente bem diante de nós. Claro é que, se as empresas, os kolkhozes, os sovkhozes e as E.M.T. atrasados alcançarem o nível dos avançados e aproveitarem integralmente as reservas de que dispõem, teremos — é fácil imaginar — nova e poderosa fonte de aumento da produção.

As grandes tarefas que hoje se apresentam à economia nacional de nosso país exigem luta mais firme por um maior aumento da produtividade do trabalho. Para isso é preciso desenvolver ainda mais amplamente a emulação socialista. É preciso que critiquemos de maneira mais audaz e implacável as deficiências no trabalho e que nos esforcemos por eliminá-las com maior rapidez.

Uma das mais importantes condições que asseguram a realização, com êxito, das tarefas estabelecidas pelo Partido e pelo governo é a decidida liquidação dos métodos burocráticos de direção, que criam uma situação, em que tanto dirigentes como dirigidos se afogam em um mar de papelório, e por causa disso deixam de ver o trabalho e os homens como coisas vivas. O Partido está tomando medidas decisivas para acabar com esse estilo errado de direção e, indubitavelmente, nessa importante questão serão alcançados êxitos.

Camaradas!

O período decorrido desde as últimas eleições para o Soviét Supremo da URSS foi um período de maior fortalecimento das posições internacionais da União Soviética e de todo o campo democrático.

Os governos dos países que constituem o campo do socialismo e da democracia, cumprindo a vontade de seus povos, travaram, como anteriormente, uma luta conseqüente e tenaz pelo alívio da tensão internacional; pela instauração de relações normais entre os países, e pela manutenção e salvaguarda da paz.

O caráter pacífico da política externa da União Soviética foi mais uma vez demonstrado recentemente, e de maneira brilhante, na Conferência de Berlim, entre os Ministros das Relações Exteriores. A Conferência contribuiu para o esclarecimento de várias questões, e demonstrou que as medidas tomadas pela União Soviética para o alívio da tensão internacional produzem seus resultados.

Em Berlim foi conseguido um acordo para a convocação, em abril do corrente ano, de uma Conferência entre as cinco grandes potências — a União Soviética, os Estados Unidos, a França, a Inglaterra e a China. Assim a República Popular da China ocupará seu legítimo lugar ao lado das outras grandes potências.

Não se pode deixar de ter em conta, ou ignorar, a poderosa força internacional que é hoje a China. Passaram-se cerca de quatro anos e meio desde a proclamação da República Popular da China. Durante esse tempo, a China Popular não só curou as feridas causadas pelas guerras e pela intervenção, como também realizou grandes transformações democráticas, conseguiu o progresso de sua economia e procedeu ao desenvolvimento planificado da economia nacional. Hoje a República Popular da China — ligada à União Soviética por indestrutível amizade — manifesta-se como potência realmente grande, sendo um sólido baluarte da paz e da segurança no Extremo-Oriente (Aplausos).

Todos os países de democracia popular contam consideráveis êxitos em seu desenvolvimento. Atualmente os esforços dos governos desses países orientam-se no sentido da melhoria do bem-estar dos trabalhadores e da elevação de seu nível de vida.

Em seu conjunto, o campo do socialismo e da democracia fortaleceu-se ainda mais e se tornou mais coeso durante os últimos anos. Reforçaram-se as relações econômicas e políticas entre todos os países que constituem esse campo. Desejamos a nossos amigos na Europa e na Ásia maiores êxitos na construção da nova vida e na elevação do nível de vida. Que se fortaleça ainda mais a fraternal amizade entre os países de democracia popular! (Prolongados aplausos)

As vésperas das últimas eleições para o Soviét Supremo da URSS nosso Partido declarou que continuaria a lutar incansavelmente pela cooperação internacional e pelo fortalecimento da frente da paz, da democracia e do socialismo. Vemos que o Partido cumpriu essa promessa.

O Partido Comunista e o governo soviético continuam a empregar — como está dito na proclamação do Comitê Central — «todos os esforços no sentido de não permitir uma nova guerra, de que todos os povos vivam em paz, de que seja aliviada a tensão internacional e de que sejam estabelecidas relações normais entre os diferentes países».

Nisso está a base e a essência de nossa política externa. (Aplausos)

Camaradas!

Após as últimas eleições para o Soviét Supremo da URSS cresceram e se fortaleceram todas as forças fundamentais sobre as quais se baseia o poderio de nosso Estado socialista soviético.

Ainda mais se consolidou a unidade da sociedade soviética — essa grande e operosa família, coesa pela comunidade de seus interesses econômicos e políticos. Se nos anos de guerra a unidade da sociedade soviética se manifestou da mais brilhante na inflexível aspiração à vitória sobre o inimigo, hoje ela se patenteia de maneira mais brilhante na solução das tarefas relativas à construção do comunismo e na luta pela paz.

Fortaleceu-se ainda mais a aliança entre a classe operaria e o campesinato kolkhoziano, aliança que é uma das bases mais importantes da força e da solidez de nosso Estado.

Ainda mais foi reforçada a amizade entre os povos da União Soviética, amizade na qual tem também suas raízes a força do Estado socialista.

A comemoração, no corrente ano, do tricentenário da reunificação da Ucrânia com a Rússia é brilhante prova da amizade entre os povos soviéticos. A festa dos povos russo e ucraniano é também uma festa de todos os demais povos da União Soviética. (Aplausos)

Aprofundou-se e reforçou-se, ainda mais, em nosso povo, o sentimento do patriotismo soviético. Vendo e sentindo o contínuo fortalecimento do poderio de sua Pátria socialista, e o aumento de sua influência nas questões internacionais, os homens soviéticos orgulham-se legitimamente de seus êxitos e se preparam, cada vez mais, para defendê-la.

Camaradas!

Durante os últimos quatro anos, o Partido Comunista e o governo soviético tomaram e tomam medidas para a elevação da capacidade de defesa do país e pelo fortalecimento de nossas forças armadas, porque os imperialistas desenvolvem, sem cessar, suas forças armadas.

Cometeríamos irreparável erro se não fortalecêssemos nossas forças armadas. Há uma demasiada quantidade de fatos e de exemplos que revelam que as forças imperialistas chefiadas pelos Estados Unidos realizam abertamente uma política de preparação para uma nova guerra — contra nós e os países de democracia popular. A acelerada corrida aos armamentos, que se desenvolve nos países que constituem o bloco anglo-americano; a construção de bases militares na Europa e em outros territórios, e a política armamentista do militarismo alemão, — tudo isso revela, de maneira suficientemente clara, os objetivos dos círculos imperialistas e para onde eles marcham.

Nessas condições não temos o direito de perder tempo e, muito menos, de ser complacentes para conosco mesmos tranqüilizando-nos com a consideração de que saímos vencedores da guerra e de que nosso Exército é o mais poderoso do mundo. Sabe-se que quem não progride se atrasa, e os atrasados são vencidos.

Por isso, após a vitória conquistada na Grande Guerra Patriótica, o Partido e o governo não reduziram seus esforços no sentido de fortalecer nossa capacidade de defesa Em consequência do trabalho realizado o Exército Soviético e nossa Armada — depois de assimilar a experiência de luta da Grande Guerra Patriótica e de dominar, na prática, a mais moderna técnica militar, conseguida em quantidade suficiente graças ao zelo do Partido e do governo — deram durante os últimos anos grandes passos para sua organização, para seu preparo no que se refere a operações e tática, e para a elevação de seu poderio de combate. (Prolongados aplausos)

O principal na arte militar é o aperfeiçoamento contínuo das forças armadas. Isso se refere, de maneira particular, à Aviação, na qual o progresso técnico se processa de maneira extremamente rápida. Durante todos esses anos esforçamo-nos por desenvolver a técnica aviatória e por não nos atrasarmos ante as exigências modernas, e logramos êxito na realização dessa tarefa. (Tempestuosos e prolongados aplausos)

Nossa aviação se acha hoje armada com aviões-a-jato inteiramente modernos. No mesmo sentido foram tomadas todas as medidas necessárias com relação às forças de terra. O Partido e o governo revelam também zelo constante pelo fortalecimento — à base da nova técnica — de nossa Armada. Essa valorosa Armada é, juntamente com o Exército Soviético, a defesa segura das fronteiras marítimas de nosso país. (Aplausos)

De ano para ano aumenta a base técnica de nossas forças armadas. Sabe-se porém, que até mesmo a técnica mais aperfeiçoada não poderá garantir o êxito na luta se os homens em cujas mãos ela se encontra não dominarem essa técnica e não souberem valer-se de todas suas possibilidades. Nesse sentido não podemos queixar-nos de nossos soldados. Nossas forças armadas dispõem de quadros de oficiais e de generais experimentados e inteiramente dedicados à Pátria, capazes de ensinar e educar a tropa de modo a que estejam aptas a atender às exigências atuais. Nas forças armadas realiza-se intenso trabalho de preparação de engenheiros e de técnicos. Essa tarefa é facilitada pelo fato de o Exército e a Armada contarem hoje jovens procedentes da indústria e da agricultura que têm conhecimentos técnicos e o hábito de lidar praticamente com diferentes máquinas e mecanismos.

Como anteriormente, a principal tarefa de nosso Exército e de nossa Armada é — conforme já afirmei — o ininterrupto aperfeiçoamento da capacidade de luta de todos os tipos de forças. A permanente capacidade de luta do Exército, da Aviação e da Armada é a mais firme garantia ante quaisquer eventualidades.

Não podemos acreditar que os imperialistas gastem com armamentos recursos materiais imensos e bilhões em dinheiro apenas com o fim de nos atemorizar.

Não podemos contar, também, com o espírito de humanidade dos imperialistas, capazes — como a vida tem demonstrado — de empregar qualquer meios de extermínio em mansa.

Devemos estar constantemente preparados para vibrar um golpe esmagador contra qualquer inimigo, qualquer que seja o tipo de arma que empregue. (Prolongados aplausos)

Após a morte de J. V. Stálin, nos círculos reacionários internacionais surgiram esperanças de que dentro da União Soviética fatalmente ocorreriam complicações, havendo sido feitos os mais variados cálculos a esse respeito.

Só poderiam pensar assim as pessoas que têm noção deturpada de nossa realidade soviética e que não levam em conta o fato de que toda a atividade de nosso Partido e de nosso governo é iluminada pela imortal doutrina de Marx, Engels, Lênin e Stálin, doutrina que nos dá clareza de objetivo e de orientação.

Nossa força está no saber coletivo do Partido e do governo. A direção que temos atualmente à frente do Estado _ constituída de um coletivo de fiéis companheiros-de-armas, e de discípulos de Lênin e Stálin — é una e monolítica, harmoniosa e forte, capaz de realmente garantir maior prosperidade para nossa Pátria socialista. (Tempestuosos e prolongados aplausos)

Quanto a nosso povo soviético, durante o ano findo uniu-se ainda mais estreitamente em torno do Partido Comunista e do governo soviético e sob sua direção marcha pelo caminho que nos foi apontado pelo grande Lênin — o caminho para o comunismo! (Prolongados aplausos)

Viva nossa grande Pátria socialista! (Prolongados aplausos)

Viva nosso heróico povo soviético e seu governo! (Prolongados aplausos)

Viva o Partido Comunista da União Soviética que, cora segurança, leva nosso povo ao comunismo! (Tempestuosos e prolongados aplausos — Todos se levantam)


Notas:

(1) Veja a biografia de Nikolai Bulganin (retornar ao texto)

logotipo problemas
Inclusão 24/10/2008
Última alteração 28/02/2011