MIA - Secção em Português
James Patrick Cannon
foto do autor
1890-1974

Penso que uma das lições mais importante que nos deu a IV Internacional é que na época moderna não se pode construir um partido político revolucionário somente sobre as bases nacionais. Se deve começar com um programa internacional, e sobre estas bases construir seções nacionais de um movimento internacional.
Cannon in "A História do Trotskismo Norte-Americano "

James Patrick Cannon nasceu em Fevereiro de 1890 em Rosedale, Kansas. Foi um dos fundadores do Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA) e do trotskismo nos Estados Unidos. Cannon se integrou ao Partido Socialista em 1908, abandonando-o três anos depois e ingressando na organização anarco-sindicalista International Workers of the World na qual dirigiu várias greves. Após a Revolução Russa retornou ao Partido Socialista entretanto, junto com outros militantes simpatizantes dos bolcheviques, foi expulso do Partido e fundou o que viria a ser o Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA) em 1919. Em 1920 foi eleito para o Comitê Central do CPUSA e, em 1922, para o Comitê Executivo da Comintern em Moscou. Em 1928 se relacionou com a Oposição de Esquerda Internacional e empreendeu a luta pela construção de uma organização comunista revolucionária livre da deformação do stalinismo. Em 1938, junto com Max Shachtman e Martin Abern fundou o Partido Socialista dos Trabalhadores (Socialist Workers Party - SWP) que se converte na seção norte-americana da IV Internacional, sendo o seu Secretário Geral até a sua morte em 1974.

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1942 A História do Trotskismo Norte-Americano
1953 - Nov Uma Carta Aberta aos Trotsquistas do Mundo Inteiro
1955 - Jul Carta a Myra Tanner (sobre anarquismo)
1959 - Mai A Revolução Russa e o Movimento Negro Norte-Americano
1959 - Mai Carta a Theodore Draper
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.
Abriu o arquivo 10/10/2006
Última alteração 13/05/2014