O Que é o Marxismo?

Chris Harman


Outras leituras


Esta brochura é uma introdução aos princípios do marxismo. Esperamos que a maioria dos leitores queiram saber mais. Uma das características fundamentais do marxismo é que as pessoas aprendem através da luita. Quando os trabalhadores luitam aprendem a uma velocidade surpreendente. No entanto, tais lutas espontâneas não levam necessariamente para explicar o mundo. A leitura, as discussões e debates são parte integral das batalhas nas que estão envolvidos.

A lista de títulos a seguir é fornecida como sugestão. Pode preferir profundar uma determinada área discutida nesta brochura ou arrodear a questão. Enfim, se começou a saber como é que funciona o marxismo, já não vai querer parar nunca.

  1. O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Escrito em 1848, é a introdução clássica a Marx e Engels e às suas análises sobre o funcionamento do capitalismo, porque é mais dinâmico do que outras sociedades de classe anteriores, porque é propenso a crises cada vez mais profundas e como cria o seu próprio coveiro, a classe operária.
  2. Do socialismo utópico ao socialismo científico, Engels. A guia básica de Engels para o socialismo foi mesmo mais popular que O Manifesto quando foi publicado pola primeira vez. Fornece uma análise histórica do surgimento do capitalismo na Europa medieval e uma guia política, econômica e filosófica para os trabalhadores que luitam por um mundo novo.
  3. Reforma social ou revolução?, Rosa Luxemburgo. Este foi o primeiro escrito importante destacando o reformismo como um movimento político diferente e analisando a possibilidade da vitória do socialismo por via parlamentar ou pola revolução.
  4. Trabalho asalariado e capital e Salário, preço e lucro, Karl Marx. Estas são duas curtas introduções à teoria econômica de Marx. A primeira, em particular, é acessível para o principiante neste campo. É aconselhável começar com estes dous folhetos antes de atacar O Capital, mais desenvolvido.
  5. Dez dias que abalaram o mundo, John Reed. Testemunho vivo da Revolução de Outubro na Rússia.
  6. Lições de Outubro, Leão Trotski. Escrito em resposta à fracassada revolução alemã em 1923, é a primeira análise séria de eventos que levaram à Revolução de Outubro de 1917. Esta brochura apresenta uma visão única desses eventos por uma pessoa que organizou a insurreição.
  7. A história da Revolução Russa, Leão Trotski. Uma das maiores contribuições históricas do século sobre a Revolução Russa. Escrito por uma das pessoas que organizou a insurreição e dirigiu o Exército Vermelho durante a Guerra Civil.
  8. Homenagem à Catalunha[*] (Homage to Catalonia), George Orwell. O melhor livro de Orwell e muito melhor que os mais conhecidos e profundamente pessimistas Animal Farm [A Revolução dos Bichos (no Brasil), O Triunfo dos Porcos (em Portugal)] e 1984, descreve um retrato vívido do que significa para os trabalhadores "apanhar as rédeas" da Revolução Espanhola em 1936.
  9. Imperialismo, fase superior do capitalismo, V. I. Lenine. Escrito em resposta à primeira guerra mundial e à capitulação dos social-democratas alemães, Lenine coloca o imperialismo no contexto do desenvolvimento do capitalismo e as suas necessidades. Apesar de alguns detalhes da análise obsoletos e errados, esta brochura é um ponto de partida essencial para a compreensão do imperialismo do século XX e a guerra.
  10. A revolução socialista e o direito das nações à autodeterminação, V. I. Lenine. Aqui Lenine lançou as bases dos princípios marxistas sobre a libertação nacional.
  11. A Revolução Permanente, Leão Trotski. Uma das maiores contribuições de Trotski à teoria marxista. Ele percebeu que a burguesia nascente era muito fraca e tinha muito medo da classe trabalhadora para se livrar da classe dominante feudal nos países atrasados. A revolução teria lugar pola insurreição da classe operária. Mas se fizesse a revolução não daria o poder à débil burguesia, estabeleceria um Estado obreiro.
  12. A origem da família, da propriedade privada e do Estado, Frederico Engels. O clássico de Engels sobre a opressão da família polos efeitos do capitalismo. Foi um livro que cortou acentuadamente com o seu tempo. Embora as previsões de Engels se revelaram incorretas, o seu livro torna-se indispensável.

Nota:

[*] Está-se a traduzir a obra para a sua inclusão nesta biblioteca. (retornar ao texto)

Inclusão 28/10/2010