MIA - Secção em Português

G.W.F. Hegel

1770 - 1831

foto de Hegel

 

(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os bons e piedosos são infelizes, ao contrário dos maus e perversos. Por felicidade entendem-se coisas bem diversas, como fortuna, honra mundana e coisas semelhantes. Mas quando se trata de um fim em si e por si, o que se chama ventura ou infortúnio deste ou daquele indivíduo particular não pode ser tomado como momento da ordem racional do universo. Aqui não é o interesse nem a paixão individual que exigem satisfação, mas a razão, o direito, a liberdade.
Hegel in "Filosofia da História"

Georg Wilhelm Friedrich Hegel, nasceu em Stuttgart - 27 de agosto de 1770 - e morreu em Berlim - 14 de novembro de 1831. Estudou no seminário da Igreja Protestante (Tübinger Stift)  em Württemberg. Fascinou-se pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. É considerado um dos expoentes do idealismo filosófico do século XIX.

Suas principais obras são:

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1797 [Monoteísmo da Razão - Politeísmo da Arte] O mais antigo Programa Sistemático do Idealismo Alemão
1807 A Arte Romântica
1807 Prefácio à "Fenomenologia do Espírito"
1816 Sobre o Ensino da Filosofia
   
Seja um Voluntário!Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.
Abriu o arquivo 13/11/2005
Última alteração 05/08/2014