Carta para Hakuro Toten (Miazaki Toten)(1)

Mao Zedong

Abril de 1917


Tradução: Pedro Costa.
HTML: Lucas Schweppenstette.


Prezado Sr. Hakuro Toten,

Há muito admiramos sua integridade, mas lamentamos não ter tido o privilégio de conhecê-lo. Mesmo à grande distância, sua reputação é suficiente para nos inspirar.

O senhor ofereceu apoio moral a Huang(2) [pois ainda era vivo] e agora lamenta o luto com suas lágrimas. Ele logo deve ser enterrado, e o senhor se deparou com uma infinidade de desafios para se despedir dele em seu túmulo. Sua amizade elevada chega tão alto quanto o sol e a lua; sua sinceridade move deuses e espíritos. Ambos são raros neste mundo, no passado e também hoje.

Chih-fan e Tse-tung são jovens estudantes em Hunan que adquiriram algum conhecimento dos clássicos e disciplinaram suas aspirações. Desejamos ter a oportunidade de conhecê-lo, aprender com sua conduta e receber instruções. Sentiremos extremamente honrados se nosso pedido for atendido.

Alunos da Primeira Faculdade de Formação de Professores,
Hunan

assinado
Hasiao Chin-fan
Mao Tse-Tung


Notas de rodapé:

(1) Miazaki Toten (宮崎 滔天) (1870-1922), um meiji shishi (patriota extremista) e defensor das atividades revolucionárias de Sun Yat-sen e seus camaradas. (retornar ao texto)

(2) Huang Hsing (黃興) (1874-1916), um líder revolucionário e defensor de Sun Yat-sen, que foi enterrado em 15 de abril de 1917. (retornar ao texto)

Inclusão: 08/12/2023