Resoluções Tomadas na Reunião Para Celebrar o Aniversário da Comuna
de 18 de Março de 1871[N248]

Karl Marx

18 de Março de 1872

Link Avante

Escrito: entre 13 e 18de Março de 1872.
Primeira Edição:
nos jornais La Liberte, n.° 12 de Março de 1872, e The International Herald, n.° 3 de 30 de Março de 1872.
Fonte: Obras Escolhidas em três tomos, Editorial "Avante!"
Tradução: José BARATA-MOURA, Eduardo CHITAS e Álvaro PINA (Publicado segundo o manuscrito copiado pela filha de Marx, Jenny Marx, e revisto pelo autor. Traduzido do francês.)
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, Dezembro 2008.
Direitos de Reprodução: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1982.


capa

A reunião para celebrar o aniversário do 18 de Março de 1871 tomou as seguintes resoluções:

I

Considera o glorioso movimento inaugurado em 18 de Março como a aurora da grande revolução social que libertará para sempre a humanidade do regime das classes.

II

Declara que as inépcias e os crimes das classes burguesas, coalizadas em toda a Europa no seu ódio aos trabalhadores, condenaram à morte a velha sociedade, quaisquer que sejam as suas formas de governo, monárquicas ou republicanas.

III

Proclama que a cruzada de todos os governos contra a Internacional e o terrorismo [les terreurs] dos assassinos de Versalhes[N249], assim como o dos seus vencedores prussianos, testemunham da inanidade dos seus êxitos e afirmam a presença do exército ameaçador do proletariado universal por detrás da sua heróica vanguarda esmagada pelas forças combinadas de Thiers e de Guillaume


Notas de fim de tomo:

[N248] Na sessão do Conselho Geral de 20 de Fevereiro de 1872 foi aprovada a proposta de assinalar com um comício de massas em Londres, em 18 de Março, o primeiro aniversário da Comuna de Paris. Mas o comício público foi frustrado, porque o proprietário do local se recusou à última hora a ceder a sala. No entanto, membros da Internacional e antigos communards realizaram em 18 de Março uma reunião comemorativa do aniversário da primeira revolução proletária. Nesta reunião foram aprovadas três curtas resoluções, especialmente escritas para o comício por Marx. (retornar ao texto)

[N249] Durante a Comuna de Paris, em Versalhes (perto de Paris) encontrava-se o governo contra-revolucionário de Thiers, que reprimiu ferozmente os participantes na revolução proletária. (retornar ao texto)

Inclusão 12/09/2009