A obra magnífica de Enver Hoxha – um grande exemplo para os povos

Telegrama enviado ao camarada Ramiz Alia

Thomas Sankara

Abril de 1985


Fonte: Zëri i Popullit, órgão do Comitê Central do Partido do Trabalho da Albânia, n.º 92 (11.462), página 4, 17 de abril de 1985.
Tradução: Thales Caramante – Jornal A Verdade
HTML: Lucas Schweppenstette.


Foi com grande tristeza e dor que recebemos a amarga notícia da morte do camarada Enver Hoxha.

Nesta difícil tarefa, fui encarregado por todo o povo de Burkina Faso e pelo Conselho Nacional da Revolução (CNR) a enviar a vocês, a todo o povo albanês e, particularmente, aos familiares e camaradas, as mais dolorosas e profundas condolências. A morte cruel que arrebatou subitamente o camarada Enver Hoxha de nós ocorre no mesmo momento em que todas as forças progressistas voltam seus olhares de atenção e admiração para a Albânia socialista e a seu dirigente mais consciente e destacado.

Juramos sempre preservar a memória de sua grande e salvífica obra, que não atingiu apenas ao povo albanês, mas que também atingiu todos os povos amantes da paz e que lutam pela justiça social.

O povo albanês, sob a direção do Partido do Trabalho da Albânia (PTA), com o camarada Enver Hoxha à frente, conseguiu realizar grandes transformações revolucionárias nos campos políticos, econômicos, sociais e culturais, seu trabalho atingiu todas as áreas do país. Com essas grandes vitórias, o trabalho do camarada Enver Hoxha pôs fim de uma vez por todas à opressão e exploração das amplas massas populares e garantiu um desenvolvimento rápido e ininterrupto do país e da sociedade albanesa, sempre levando e elevando suas tradições patrióticas e revolucionárias.

O grande trabalho de toda a Albânia Socialista e, particularmente, do camarada Enver Hoxha, são um grande exemplo para todos os povos que lutam pela paz e pela justiça, porque ele sempre esteve intimamente ligado à luta contra a classe dominante exploradora; sempre esteve ligado à Guerra de Libertação Nacional Antifascista; sempre esteve ligado à defesa do poder popular e de sua pátria socialista contra as ameaças e ações hostis dos imperialistas e seus agentes; sempre esteve ligado ao estabelecimento da ditadura do proletariado, à construção do socialismo, bem como ao estabelecimento de uma aliança de aço entre os operários, camponeses e todas as massas populares.

Estamos convencidos de que, mesmo com a perda deste grande dirigente do Partido do Trabalho e de todo o povo albanês, o camarada Enver Hoxha, a marcha vitoriosa da Albânia Socialista continuará sendo conduzida pelo Partido do Trabalho da Albânia, jamais cessará, mas sim que este partido, fundado e forjado pelo camarada Enver Hoxha, continuará garantindo, como sempre, mais vitórias para o nosso povo irmão, o povo albanês.

Aceite, por favor, camarada Presidente do Presidium da Assembleia Popular, minhas mais sinceras condolências.

Pátria ou Morte! Venceremos!


Inclusão: 11/11/2023