MIA - Secção em Português
Jorge Enea Spilimbergo
foto Spilimbergo
1928-2004

Spilimbergo foi um socialista argentino e político, poeta, jornalista e escritor revolucionário, um dos fundadores do partido Izquierda Nacional. Ele escreveu extensivamente sobre a América Latina, o mundo semi-colonial e a Argentina, em especial. Suas contribuições sobre a questão nacional e os fatores internos das políticas imperialistas, coletadas em A questão nacional em Marx, são um clássico lido tanto por revolucionários do Terceiro Mundo como do Primeiro.

Foi influenciado por líderes e teóricos marxistas como Lênin, Trotsky, Mao Zedong, Guevara e Ho Chi Minh. Forte nacionalista, Spilimbergo fez contribuições importantes e originais sobre temas políticos e escreveu por muito tempo sob o ostracismo, não apenas por causa da marginalização que as estruturas oligárquicas de prestígio lhe impuseram, mas também por ser um forte crítico do peronismo e de suas limitações burguesas – o que lhe rendeu inimigos tanto da direita como da esquerda.

Spilimbergo faleceu em Buenos Aires em 4 de setembro de 2004.

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

2002 Lula: do Operariado à Direção Nacional
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 16/09/2007