Os soviets dos deputados operários e soldados

J. V. Stálin

14 de março de 1917


Primeira publicação: “Pravda” (“A Verdade”), n.° 8. 14 de março de 1917. Assinado: K. Stálin.
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 11-13.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Veloz como o relâmpago avança o carro da revolução russa. As fileiras dos combatentes revolucionários crescem e se alargam por toda a parte. Estremecem e desmoronam os fundamentos do velho regime. Petrogrado, hoje como sempre, marcha na vanguarda. E a imensa província acompanha-a, embora às vezes vacilando.

As forças do velho regime estão em declínio, mas ainda não foram vencidas. Estão apenas entocadas e esperam a ocasião propícia para de novo erguerem a cabeça e atirarem-se contra a livre Rússia. Olhai em torno e vereis que a sombria atividade das forças retrógradas prossegue ininterrupta ...

Manter os direitos conquistados para golpear definitivamente as velhas forças e, juntamente com a província, fazer progredir a revolução russa: eis qual deve ser a tarefa imediata do proletariado da capital.

Mas, como fazer isso?

Que é indispensável para fazer isso!

Para derrubar o velho regime foi suficiente uma aliança provisória dos operários e dos soldados insurretos. De fato, não há dúvida de que a força da revolução russa está na aliança dos operários e camponeses que envergam o uniforme militar.

Mas, para conservar os direitos conquistados e para levar adiante a revolução, é indubitável que não basta uma simples aliança provisória dos operários e soldados.

Para obter esse resultado é necessário tomar consciente e estável essa aliança, tomá-la duradoura e sólida, tão sólida que possa resistir aos golpes provocadores da contrarrevolução. Na verdade, torna-se claro para todos que a garantia da vitória definitiva da revolução russa está na consolidação da aliança entre os operários e os soldados revolucionários.

Os Soviets dos Deputados Operários e Soldados são justamente os órgãos dessa aliança.

E quanto mais coesos são esses soviets, quanto mais sólida é a sua organização, tanto mais efetivo é o poder revolucionário do povo revolucionário que neles se exprime, tanto mais concretas são as garantias contra as tentativas contrarrevolucionárias.

Reforçar esses soviets, criá-los por toda a parte, ligá-los uns aos outros e colocar à sua frente o Soviet Central dos Deputados Operários e Soldados, como órgão do poder revolucionário do povo: nessa direção devem trabalhar os social-democratas revolucionários.

Operários! Cerrai fileiras de modo mais coeso e uni-vos em torno do Partido Operário Social-Democrata da Rússia!

Camponeses! Organizai-vos em associações camponesas e agrupai-vos em torno do proletariado revolucionário, líder da revolução russa!

Soldados! Organizai-vos em vossas associações e reuni-vos em torno do povo russo, único aliado fiel do exército revolucionário russo!

Operários, camponeses, soldados! Uni-vos por toda a parte nos Soviets dos Deputados Operários e Soldados, órgãos de aliança e de poder das forças revolucionárias da Rússia!

Essa é a garantia da vitória completa sobre as forças reacionárias da velha Rússia.

Essa é a garantia de que as reivindicações essenciais do povo russo — a terra aos camponeses, a defesa do trabalho para os operários, a república democrática para todos os cidadãos da Rússia — serão realizadas!


Inclusão: 18/02/2024