Duas Conferências(1)

J. V. Stálin

22 de julho de 1917


Primeira publicação: “Rabótchi i Soldat” (“O Operário e o Soldado”), n.° 2. 22 de julho de 1917. Artigo não assinado.
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 146-147.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Duas conferências. Ambas são conferências da cidade de Petrogrado.

Uma é menchevique. A outra é bolchevique.

A primeira representa um total de 8.000 operários.

A segunda representa 32.000 operários.

Na primeira reinam o caos e a desagregação: ela na verdade cindiu-se em duas partes.

Na segunda reinam a unidade e a coesão.

A primeira tira suas forças dos entendimentos com a burguesia cadete. E é justamente nesse terreno que se cindiu, uma vez que entre os mencheviques existem ainda indivíduos que não perderam a honra e não querem ser arrastados a reboque da burguesia.

A segunda, pelo contrário, tira suas forças não das combinações com a burguesia, mas da luta revolucionária dos operários contra os capitalistas e os latifundiários.

A primeira vê a “salvação do país” na destruição do bolchevismo e na traição à revolução. A segunda, na liquidação da contrarrevolução com os seus apêndices “socialistas”.

Dizem que o bolchevismo está morto e enterrado.

Os senhores coveiros enterram-nos muito depressa. Ainda estamos vivos e mais de uma vez o som da nossa voz fará a burguesia tremer e sobressaltar-se.

De um lado 32.000 bolcheviques coesos, que são pela revolução, e do outro 8.000 mencheviques divididos, que na sua maioria traíram a revolução: escolhei, companheiros operários!


Notas de fim de tomo:

(1) Trata-se da II Conferência extraordinária dos bolcheviques de Petrogrado, de 1-3 e 16-20 de julho de 1917 [A II Conferência (extraordinária) dos bolcheviques da cidade de Petrogrado foi convocada a 1.° de julho de 1917. Dela participaram 145 delegados que representavam 32.220 membros do Partido. A Conferência fora convocada para examinar a situação política em Petrogrado e no país, agravada em seguida ao início da ofensiva militar e das tentativas do governo provisório no sentido de afastar de Petrogrado os regimentos revolucionários e os operários revolucionários, etc. Os acontecimentos de 3 a 5 de julho interromperam os trabalhos da Conferência, que foram reiniciados somente em 16 de julho. A partir daquele dia os trabalhos prosseguiram sob a direção de Stálin.], e da II Conferência dos mencheviques de Petrogrado, de 15 a 16 de julho. (retornar ao texto)

Inclusão: 18/02/2024