Discurso na reunião do comitê central

J. V. Stálin

16 de outubro de 1917


Primeira publicação: Breves apontamentos para o pleno do Comitê Central.
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, pág. 373.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

O dia da insurreição deve ser oportunamente escolhido. Somente assim deve ser entendida a resolução.(1) Diz-se que é preciso esperar que o governo desfeche o ataque, mas é preciso compreender o que seja um ataque. O aumento do preço do pão, o envio dos cossacos para a região do Donetz, etc., todas essas coisas já são um ataque. Até quando esperar, se não houver um ataque armado? O que propõem Kámenev e Zinóviev dá, objetivamente, à contrarrevolução a possibilidade de preparar-se e de organizar-se. Retirar-nos-emos sem parar e levaremos a revolução à derrota. Por que não assegurar-se a possibilidade de escolher a data e as condições da insurreição, de maneira a não permitir à contrarrevolução que se organize?

O camarada Stálin passa a analisar as relações internacionais e demonstra que agora é preciso ficarmos mais confiantes. Dois caminhos apresentam-se: ou orientar-se no sentido da vitória da revolução e volver o olhar para a Europa, ou não acreditar na revolução e querer estar só na oposição. O Soviet de Petrogrado já tomou o caminho da insurreição, recusando-se a sancionar o afastamento das tropas. A frota já se insurgiu ao colocar-se contra Kerenski. Devemos tomar firme e irrevogavelmente o caminho da insurreição.


Notas de fim de tomo:

(1) Trata-se da resolução elaborada por Lênin e aprovada pelo Comitê Central do P.O.S.D.R. (b) na sessão de 10 de outubro de 1917 (vide Lênin, Obras completas, cit., vol. 26, pág. 102). (retornar ao texto)

Inclusão: 18/02/2024