A República Soviética Tártaro-Bachkíria

J. V. Stálin

23 de Março de 1918


Primeira Edição: "Pravda" ("A verdade"), n.° 53, 23 de março de 1918.
Fonte: J.V. Stálin - Obras - 4º vol., Editorial Vitória, 1954 - traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo, setembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

Transcorreram já dois meses desde quando se reuniu o III Congresso dos Soviets que estabeleceu a estrutura federativa da República Russa, e as regiões periféricas, sempre empenhadas em consolidar o Poder Soviético em seus territórios, até este momento ainda não se pronunciaram, de maneira clara e precisa, sobre as formas concretas da federação. Fora a Ucrânia, hoje ferozmente lacerada pelos "civilizados" agressores, assim como a Criméia e a região do Don, que já se declararam favoráveis a uma ligação federativa com a Rússia, a região tártaro-bachkíria é a única, salvo engano, cujas organizações revolucionárias de um modo concreto traçaram um projeto de federação com a Rússia Soviética. Aludimos ao nítido esquema geral de organização da República Soviética Tártaro-Bachkíria, do qual todos falam hoje e que foi elaborado pelas mais influentes organizações soviéticas dos tártaros e dos bachkírios.

Indo ao encontro dos desejos das massas revolucionárias tártaro-bachkírias e na base das resoluções do III Congresso dos Soviets que definiu, a Rússia como uma federação de repúblicas soviéticas, o Comissariado do Povo para os Negócios das Nacionalidades, de acordo com as indicações dadas ao Conselho dos Comissários do Povo, elaborou o seguinte estatuto para a República Soviética Tártaro-Bachkíria da Federação Soviética da Rússia. O Congresso Constituinte dos Soviets da República Tártaro-Bachkíria, cuja convocação não está longe, elaborará as formas concretas e os pormenores desse estatuto. O Comitê Executivo Central e o Conselho dos Comissários do Povo ratificarão — não temos motivos para duvidar — os resultados dos trabalhos desse Congresso.

O Comissário do Povo
J. 8tálin.


pcr
Inclusão 06/12/20007