Do Programa do Partido
Aprovado pelo VIII Congresso do PC(b) da Rússia

Apêndice do livro: O Marxismo e o Problema Nacional e Colonial

Março de 1919


Primeira Edição: ...
Fonte: Editorial Vitória Ltda., Rio, 1946. Tradução de Brasil Gerson. Pág: 391-392.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

No terreno das relações nacionais

No problema nacional, o P. C. da Rússia guia-se pelos seguintes princípios:

  1. Destaca-se em primeiro plano a política de aproximação dos proletários e semi-proletários das diversas nacionalidades para uma luta revolucionária conjunta pela derrocada dos latifundiários e da burguesia.
  2. Com o objetivo de superar a desconfiança das massas trabalhadoras dos países oprimidos para com o proletariado dos Estados que oprimiam tais países, é necessário abolir toda espécie de privilégios de qualquer grupo nacional, seja qual for, estabelecer a plena igualdade de direito das nações, reconhecer o direito à separação estatal para as colônias e nações que não gozam da plenitude de seus direitos.
  3. Com o mesmo objetivo, o Partido propõe, como uma das formas transitórias no caminho da unidade total, a união federal dos Estados organizados segundo o tipo soviético.
  4. Na questão de determinar quem é o portador do desejo de separação de uma nação, o PC da Rússia atem-se a um ponto de vista histórico de classe, tendo em conta em que etapa de seu desenvolvimento histórico se encontra a referida nação: se no caminho do medievalismo para a democracia burguesa ou no da democracia burguesa para a democracia soviética ou proletária, etc.

Em todo o caso, o proletariado das nações que eram opressoras deverá ter cuidado especial e deverá prestar particular atenção às sobrevivências dos sentimentos nacionais nas massas trabalhadoras das nações oprimidas ou que não gozam da plenitude de seus direitos. Somente aplicando essa política, é possível criar as condições de uma unidade efetiva, firme e livremente consentida, dos elementos do proletariado internacional, heterogêneos no sentido nacional, tal como o demonstrou a experiência da união de uma série de Repúblicas Soviéticas nacionais em torno da Rússia Soviética.


Inclusão 23/01/2013