Discurso no XIX Congresso

K. Vorochilov

14 de Outubro de 1952


Primeira Edição: ......
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 46 - Maio-Junho de 1953.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

figura

Camaradas!

O XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética terminou seus trabalhos. Não há dúvida de que, na gloriosa história do Partido de Lênin e Stálin, o atual Congresso ocupará lugar de destaque.

Reunido no momento em que o povo soviético realiza a passagem gradual do socialismo ao comunismo, o Congresso fez o balanço da luta e das vitórias de nosso Partido e definiu as perspectivas de nosso movimento para a frente.

Os trabalhos do Congresso foram uma brilhante manifestação da maior confiança de nosso Partido em sua direção stalinista, de seu amor ardente e de seu devotamento ilimitado ao grande guia e educador, o camarada Stálin. (Ovação entusiástica. Todos se levantam).

O Congresso ouviu o informe do camarada Malênkov, secretário do C. C. do P.C. (b) da U.R.S.S., que faz uma análise completa da atividade do Comitê Central no período entre o XVIII e o XIX Congresso e que fixa as tarefas do Partido para o próximo período. Com excepcional entusiasmo, o Congresso adotou uma resolução aprovando a linha política e a atividade prática do Comitê Central. (Vivos aplausos).

O exame do informe de atividade do C.C. do P.C. (b) da U.R.S.S. mostrou uma vez mais a grande unidade do Partido de Lênin e Stálin, sua coesão estreita em torno de seu Comitê Central e sua ligação indissolúvel com as mais amplas massas trabalhadoras.

Na base do informe do camarada Saburov, presidente do Comitê do Plano de Estado, o Congresso aprovou as diretivas sobre o 5.º Plano Qüinqüenal de desenvolivmento da U.R.S.S. para 1951-1955. As diretivas prevêem um novo e poderoso surto da economia nacional da U.R.S.S. e garantem um novo e importante aumento do bem-astar material e do nível cultural do povo. A realização do 5.º Plano Qüinqüenal será um grande passo à frente no caminho da passagem do socialismo ao comunismo.

As decisões do Congresso sobre as modificações dos Estatutos do partido têm uma importância imensa.

Doravante nosso Partido se chamará Partido Comunista da União Soviética. O novo nome do Partido exprime com o máximo de precisão o conteúdo marxista das tarefas do Partido. A renúncia ao nome duplo do Partido — "comunista" e "bolcheviqüe" — reflete o fato histórico de importância mundial de que os princípios leninistas-stalinistas conquistaram em nosso país uma vitória completa e exclusiva.

Os Estatutos do Partido Comunista da União Soviética, adotados na base do informe do camarada Khrustchev, secretário do C.C. do P.C. (b) da U.R.S.S., generalizam a imensa experiência de organização acumulada pelo Partido desde seu XVIII Congresso. As transformações introduzidas nos Estatutos pelo Congresso marcam uma nova etapa, mais elevada, no desenvolvimento do Partido, uma etapa que corresponde às tarefas da luta pela edificação da sociedade comunista.

Na resolução "Sobre a Modificação do Programa do Partido Comunista da União Soviética", o Congresso reconheceu que era indispensável proceder a uma modificação do programa atual do Partido. A Comissão criada pelo Congresso para proceder à modificação do programa, inspirar-se-á nas principais teses da nova obra genial do camarada Stálin, "Problemas Econômicos do Socialismo na U.R.S.S.". As idéias desta obra stalinista iluminam nosso caminho para a frente, para a vitória completa do comunismo. (Aplausos prolongados).

Depois de haver examinado as questões mais importantes da edificação do Partido, da edificação econômica e cultural e depois de haver adotado as decisões históricas sobre essas questões, o Congresso elegeu os organismos dirigentes do Partido: o Comitê Central e a Comissão Central de Verificação.

O Comitê Central recém-eleito passa ao trabalho de aplicação das decisões do Congresso, armado de uma riquíssima experiência e da ciência stalinista da edificação comunista. O Partido sabe que seu Comitê Central, com o camarada Stálin à frente, assegurará a boa realização das tarefas grandiosas de nossa pátria. (Vivos e prolongados aplausos).

O discurso do camarada Stálin, que os delegados ao Congresso e nossos caros convidados escutaram com a mais profunda atenção, será um grande programa de luta e de vitórias. A intervenção de nosso chefe e educador, o camarada Stálin, será um guia entusiasta para a ação de todos os homens soviéticos, assim como para os trabalhadores de todos os países, em sua nobre luta pela paz entre os povos, contra os fazedores de guerra. (Vivos e prolongados aplausos).

Camaradas,

Todo um período histórico separa o XIX Congresso do XVIII Congresso do Partido. A história não conhece período mais rico em acontecimentos de importância mundial que o período decorrido.

O início deste período foi marcado, como se sabe, pelas imensas realizações do Partido na luta pelo cumprimento do terceiro Plano Qüinqüenal stalinista.

Quando a Alemanha hitlerista e seus satélites, atacando perfidamente a União Soviética, interromperam-lhe o trabalho criador, nosso povo, tendo à frente o Partido de Lenin e Stálin, opôs ao inimigo a potência econômica e militar do Estado socialista, a unidade política e moral de suas fileiras, seu patriotismo ardente e sua vontade inabalável de lutar pela liberdade e a independência da pátria socialista.

Em sua luta individual contra o fascismo alemão, as forças armadas da União Soviética, dotadas de armas soviéticas de primeira qualidade e de material de guerra moderno e variado, dirigidas pelos generais, almirantes e marechais da escola stalinista, guiados pelo grande estrategista da revolução socialista e genial capitão, o camarada Stálin, imortalizaram a pátria por sua valentia, seu heroísmo a toda prova, sua verdadeira maestria militar. (Vivos aplausos).

A ciência militar stalinista da vitória foi uma arma formidável nas mãos do alto comando de nossos exércitos, de nossas frentese de seus estados-maiores.

Com a ajuda desta arma notável, as forças armadas soviéticas, em conseqüência de toda uma série de batalhas históricas que se tornaram hoje modelos clássicos da arte stalinista da estratégia militar, conquistaram uma vitória completa, o inimigo foi esmagado e capitulou. (Aplausos prolongados).

Após a conclusão vitoriosa da Grande Guerra Patriótica, sob a direção do Partido, o povo de nossa pátria fêz milagres de heroísmo no trabalho, realizou antes do prazo o quarto Plano Qüinqüenal stalinista de após-guerra e cumpre com êxito as tarefas para assegurar um novo e poderoso ascenso da economia e da cultura socialista.

Hoje podemos dizer que nossa pátria jamais foi antes tão grande e poderosa, tão plena de forças vitais e de energia criadora como no momento atual! (Aplausos prolongados).

Em virtude do caminho percorrido, das vitórias e dos êxitos conquistados, a autoridade internacional do Estado soviético cresceu imensamente, aumentou sua influência no desenvolvimento dos acontecimentos mundiais.

Desde 1927, o camarada Stálin disse: no curso do desenvolvimento histórico,

"veremos formar-se dois centros em escala mundial: o centro socialista, atraindo para si os países que tendem para o socialismo, e o centro capitalista, atraindo para si os países que tendem para o capitalismo".

A vida confirmou inteiramente esta genial previsão stalinista.

"O Estado soviético — disse o camarada Malênkov no informe de atividade do C. C. do P. C. (b) da U.R.S.S. — não é mais hoje uma ilha isolada, cercada de países capitalistas".

Marchamos para adiante, unidos na mesma frente com o grande povo chinês, com os trabalhadores dos países de democracia popular e da República Democrática Alemã. Todos os homens progressistas e honestos do mundo nos cercam com sua simpatia e seu apoio. Nossas forças, as forças dos milhões de pessoas simples que quebraram as cadeias do capitalismo, que se enfileiraram sob a bandeira da luta em favor de uma vida nova, de uma vida feliz para si e para as gerações futuras, crescem sem cessar.

O campo do capitalismo condenado oferece um quadro diferente.

No campo capitalista, as contradições entre os países se aguçam cada vez mais e as contradições no interior dos próprios países se agravam, a nova crise econômica se torna cada dia mais ameaçadora, o desemprego e seu companheiro inevitável, o empobrecimento das massas trabalhadoras, crescem inexoravelmente.

Depois de se haver encarregado do papel de salvador do capitalismo, o imperialismo americano tenta unir as forças reacionárias o mundo inteiro, desencadear uma nova guerra mundial contra a U.R.S.S. e os países do campo democrático, tentando assim conquistar a dominação mundial.

Dirigidos pelo Partido de Lênin e Stálin, os homens soviéticos com as centenas de milhões de partidários da paz nos outros países, com as pessoas honestas do mundo inteiro, têm lutado e lutarão amanhã como hoje, infatigavelmente, pela paz, a independência e a liberdade dos povos.

O atual Congresso confirmou com maior força a vontade de nosso Partido, como de todo o povo soviético, de lutar pela paz e salvaguardar a causa da paz.

Isto não quer dizer que possamos, ainda que por um só instante, diminuir nossa atenção no que diz respeito às questões da defesa do Estado soviético.

Nosso Partido, o governo e todo o povo soviético consideraram e considerarão, amanhã tanto quanto hoje, como seu dever primordial assegurar a capacidade de defesa da pátria socialista, de reforçar o máximo a preparação dos homens soviéticos para fazer face, com toda a força das armas, a qualquer agressor.

Camaradas!

As decisões adotadas por nosso Congresso abrem diante do Partido, diante de todo o povo soviético, novas perspectivas grandiosas de trabalho pacífico criador para edificar o comunismo em noss país.

A aplicação das decisões tomadas pelo Congresso fará da pátria soviética um Estado ainda mais poderoso e será uma grande contribuição ao fortalecimento de todo o campo da democracia e do socialismo, à consolidação da paz no mundo inteiro.

Os Partidos Comunistas e Operários irmãos, os trabalhadores de todos os países, toda a humanidade progressista, enriquecidos por nossa experiência, avançarão ainda com mais segurança pelo caminho da liberdade e do progresso.

É nisto que reside a grande importância internacional do XIX Congresso de nosso Partido.

As saudações ao XIX Congresso apresentadas aqui pelos representantes dos Partidos Comunistas e Operários irmãos atestam com eloqüência a importância de nossa grande obra para os trabalhadores de todos os países, para toda a humanidade progressista.

A história designou ao Partido de Lênin e Stálin uma grande e nobre missão, a de assegurar a edificação da sociedade comunista em nosso país e, dessa forma, franquear a toda a humanidade o caminho do comunismo. (Aplausos prolongados).

Sabemos que não encontraremos em nosso caminho apenas as alegrias das vitórias, que as dificuldades são também inevitáveis, mas sabemos igualmente que, sob a direção genial de seu guia, o Partido de Lênin e Stálin vencerá todas as dificuldades e conquistará uma vitória total. (Vivos aplausos).

Mas, para utilizar mais plenamente todas nossas possibilidades e avançar mais rapidamente para o fim fixado, afastando do caminho todas as dificuldades e todos os obstáculos, devemos lutar resolutamente contra as deficiências no trabalho, vencer as tendências à despreocupação, à tranqüilidade e ao espírito de suficiência.

A arma insubstituível na luta do Partido contra as deficiências, os erros e toda espécie de males, são a crítica e a autocrítica. Elas reforçam o Partido, elevam sua combatividade, ampliam e aprofundam suas ligações com as massas, desenvolvem a atividade criadora dos membros do Partido e de todos os trabalhadores.

Camaradas!

O Partido de Lênin e Stálin goza do amor sem limite dos milhões de homens do povo soviético.

Para nosso Partido, para seu grande guia, o camarada Stálin, estão voltados os olhos dos trabalhadores e dos homens progressistas do mundo inteiro, de todos aqueles que querem a felicidade para si, para seus filhos, para as gerações futuras. Permiti-me declarar, desta elevada tribuna, que nosso Partido cumprirá até o fim sua missão histórica. A bandeira vitoriosa, a bandeira de Marx, Engels, Lênin e Stálin flutuará orgulhosamente, amanhã como hoje, sobre a terra libertada e rediviva! (Vivos e prolongados aplausos).

É agradável e alegre ter consciência de que o povo soviético edifica e cria a vida nova sob a direção de nosso sábio educador, guia e amigo, o camarada Stálin, cuja lucidez, vontade poderosa e amor infinito ao homem são o penhor de novas vitórias, o penhor da boa realização das tarefas da edificação comunista fixadas pelo XIX Congresso de nosso Partido. (Vivos e prolongados aplausos).

Viva nosso povo livre e poderoso, construtor da sociedade nova, comunista! (Aplausos prolongados).

Viva o grande Partido Comunista da União Soviética, o Partido de Lênin e Stálin, inspirador e organizador de todas as vitórias do povo soviético! (Aplausos prolongados).

Glória ao grande guia e educador dos trabalhadores e de toda a humanidade progressista, ao arquiteto genial do comunismo, o camarada Stálin! (Aplausos tempestuosos e prolongados que se transformam em ovação. Todos se levantam. Ouvem-se aclamações: ''Hurra!". "Pelo grande camarada Stálin, hurra!").

Declaro encerrado o XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética. (Vivos aplausos. Todos se levantam. Ouvem-se aclamações: "Pelo camarada Stálin, hurra!". "Glória ao grande Stálin!". Os delegados ao Congresso e os convidados cantam com grande entusiasmo o hino do Partido, "A Internacional". De novo prorrompe uma tempestuosa ovação em honra ao grande Stálin. De todos os recantos da sala, ouvem-se em numerosas línguas saudações ao guia e educador bem-amado, o grande Stálin).


logomarca problemas
Inclusão 18/04/2011
Última alteração 23/12/2011