1923: Uma Oportunidade Perdida?
A Lenda do "Outubro Alemão" e a Verdadeira História de 1923

August Thalheimer


Anexo


Stalin sobre 1923

A maneira como Stalin julgava a situação a respeito dos acontecimentos de 1923, é revelada por uma carta que ele escreveu a Zinoviev e a Bucharin no começo de agosto de 1923. Essa carta foi citada por Zinoviev no Plenário do Comitê Central do partido russo no fim de 1927 e rezava o seguinte:

"Será que os comunistas, na situação de hoje, deviam aspirar à conquista do poder sem os Sociai-democratas? Será que já estão madurospara isso? Essa é a questão. Penso em quando nós conquistamos o poder, na Rússia, tínhamos recursos como: a) a paz; b) a terra para os camponeses; c) o apoio da enorme maioria do operariado; d) a simpatia dos camponeses"

"Os comunistas alemães agora não têm nada disso. Certo que tem a União Soviética na vizinhança, o que não tivemos; mas o que podemos dar-lhes, no momento? Se na Alemanha, no momento, o poder por assim dizer entrasse em colapso e os comunistas pudessem assumi-lo, eles malograriam estrondosamente. Isso no "melhor caso"; e no pior eles apanhariam de todos os lados e seriam rechaçados"

"Não se trata tanto do fato de Brandler querer "treinar as massas", mas sim de que a burguesia e a social-democracia da direita, com certeza, transformariam esta demonstração "para fins de treinamento", numa batalha geral (por enquanto tem todos as chances para isso) e irão destruir os comunistas. É verdade, os fascistas não dormem. Mas para nós é mais vantajoso que os fascistas ataquem primeiro, para que possamos unir todo o operariado em redor dos comunistas (a Alemanha não é a Bulgária). Segundo todos os relatos, os fascistas são fracos em toda parte, na Alemanha segundo minha opinião é preciso reter os alemães e não estimulá-los"

Zinoviev sobre outubro de 1923

Segundo um discurso de Zinoviev contra Trotsky em Lenigrado, reproduzido no Pravda, no domingo, 11 de maio de 1924, n° 106:

"Não é segredo que a Oposição julgava também a direção do Comintern como errada. Na Alemanha, foi mal em outubro: Agora está sendo constituída uma nova teoria dizendo que na Itália mandamos sabotar a revolução e na Alemanha perdíamos a revolução dormindo. Assim eles falam. Claro, a revolução teria malogrado porque alguém bocejava. Uma concepção marxista bem profunda da revolução. E nós coitados que aprendemos com Maxx e Lênin, nós pensamos sempre que para surgir uma revolução fatores mais importantes estão em jogo do que o bocejar de um ou outro."

"Quanto à Alemanha, foi completamente esclarecido agora, que não se trata de ter dormido durante a revolução, maspelo contrário, de termos julgado maduras as condições que ainda não eram maduras. Como falou Plekanov — confundimos a gravidez do segundo mês com a gravidez do nono mês. Este erro é bastante compreensível, pois revolucionários desejam mostrar logo sua disposição revolucionaria. Avaliando tudo que aconteceu na Alemanha, merecemos a censura de que superestimamos os acontecimentos, que tínhamos vontade demais de precipitarmos na luta, que superestimamos demais a mudança da situação, mas de maneira nenhuma merecemos a censura de que perdemos a revolução dormindo, como dizem alguns estrategistas profundos, contando um conto de uma crise no Comintern e na KPD(PCA)".

Avaliando os social-democratas

É uma falsificação grosseira da verdadeira política da "Direção Brandler" de 1923 se afirmar que a "Direção Brandler" desconheceu o papel do Partido Social-democrata alemão de maneira oportunista e que abandonou a "teoria do estado leninista".

A respeito da posição de Brandler face à social-democracia apresentamos um resumo da proclamação para o "Dia Antifascista" redigida por ele, contendo sem correções a linha política, do Comitê Central alemão.

Excerto do Manifesto de 11 de iuiho de 1923

Camaradas do partido!

Caminhamos ao encontro de pesadas lutas. Teremos de nos preparar ao máximo para a ação.

Não se pode confiar na Social democracia e na burocracia dos sindicatos. Como em todas as lutas de defesa do proletariado revolucionário contra a contra-revolução, até o presente momento, a Social democracia e a burocracia dos sindicatos, também agora, abandonarão e atraiçoarão os operários...

Nós, comunistas, só podemos vencer a luta contra a contra-revolução, se conseguirmos levar à luta as massas dos operários social-democratas e dos sindicatos.

Para essa finalidade temos que tomar imediatamente todas as providências para uma ação de defesa combativa...

As organizações proletárias de defesa conjuntas têm que ser formadas imediatamente apesar de todas as resistências, dentro das empresas.

A ligação entre as direções de bairro, os grupos locais e a central nacional, assim como os serviços de correio precisam ser organizados imediatamente com o máximo cuidado.

O Partido deve tornar tão efetiva a sua organização que, mesmo em caso de guerra civil aberta, ela não falhe em bairro algum.

Em caso de paralisação dos meios legais de comunicação, da ferrovia e dos correios, por força de greve geral ou lutas militares, é preciso que estejam incondicionalmente asseguradas as ligações entre as organizações, a imprensa, distribuição de material de propaganda, etc.

O levante fascista só pode ser esmagado se ao furor branco se opuser o furor vermelho. Se os fascistas, armados até os dentes, assassinam os militantes proletários, é preciso aniquilá-los, a todos os fascistas sem mercê. Se os fascistas mandam ao paredão um em cada dez grevistas, os trabalhadores revolucionários deverão mandar ao paredão um em cada cinco membros de organização fascistas.


logotipo
Inclusão 10/04/2013