MIA - Secção em Português
Jorge Beinstein
foto
1943-2019

 

Economista marxista, cientista político e militante comunista argentino Jorge Beinstein. Foi membro da organização revolucionária ERP e sofreu o exílio, tendo vivido na Iugoslávia e na França, onde alcançou os mais altos graus da carreira universitária. Antecipou, em seus artigos, a fase atual do capitalismo, chamada por ele de “estágio de decadência sistêmica”. Considerava o ideal comunista legitimado pela história.

Jorge Beinstein colaborou com todos os governos populares da América Latina e com Cuba, e foi solidário com todos aqueles que lutam por justiça social.

Foi professor titular das cátedras livres “Globalizaçom e Crise” da Universidade de Buenos Aires e “Prospetiva económica mundial” do doutorado da Universidade Nacional de La Matanza (Argentina), e Diretor do Centro Internacional de Informaçom Estratégica e Prospetiva (CIIEP) da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Entre 1986 e 1998 foi titular da Cátedra de História económica mundial da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, e nessa altura fundou o Centro de Estudos e Investigaçons Multidisciplinares em Inovaçom, Tecnológica e Prospetiva (Cemitep), e dirigiu o Programa de Prospetiva da Comissom Latino-americana de Ciência e Tecnologia do SELA (Sistema Económico Latino-americano).

Fez parte da presidência Coletiva do Movimento Continental Bolivariano (MCB).

Fonte: Partido Comunista Brasileiro e Primeira Linha em Rede

 

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

2016 - mar América Latina na Hora do Lumpen-Capitalismo - Ilusões Progressistas Devoradas pela Crise
2017 - mai Venezuela, entre o Chavismo e a Restauração Colonial
2017 - out Argentina: a Instalação da Ditadura Mafiosa
2018 - jul Duas tendências Convergentes – Rumo à Implosão Económica e à Explosão Social
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo:11/11/2019
Última alteração: 08/12/2019