Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)


Introdução

Esta seleção das notas de Brecht e da redação teórica visa fornecer aos leitores os textos principais e defini-los em ordem cronológica para mostrar como suas ideias evoluíram, gradualmente se transformando em uma estética pessoal aplicada a outras esferas além do teatro.

1. Frank Wedekind

No último sábado à noite, cantamos suas músicas ao violão enquanto pulávamos o Lech sob o céu estrelado: a música para Franziska(1), aquela sobre o garoto cego, uma música de dança. Então, muito tarde, quando nos sentamos no açude com nossos pés quase no rio, aquele sobre os caprichos da fortuna e sua excedente estranheza, o que sugere que a melhor resposta é dar uma cambalhota todo dia. No domingo de manhã, ficamos horrorizados ao ler que Frank Wedekind morrera no dia anterior(2).

É difícil de acreditar. Sua vitalidade era sua melhor característica. Ele tinha apenas de entrar em uma sala de aula cheia de centenas de estudantes barulhentos, ou em uma sala, ou um palco, com sua caminhada especial, seu crânio de bronze de corte afiado levemente inclinado e empurrava para a frente, e hauvia silêncio. Ele não era particularmente bom ator (ele continuou esquecendo o mancar que ele próprio havia prescrito, e não conseguia se lembrar de suas falas), mas como Marquis von Keith, ele colocou os profissionais à sombra. Ele preencheu todos os cantos com sua personalidade.

Lá estava ele, feio, brutal, perigoso, com cabelos ruivos cortados, mãos nos bolsos das calças, e sentimos que o próprio diabo não podia mudar ele. Ele veio diante da cortina como diretor de um casaco de cauda vermelha, carregando chicote e revólver, e ninguém poderia esquecer aquela voz de metal dura e seca, a cabeça daquele fauno de bronze com 'olhos como uma coruja sombria' fixos em imóveis características. Algumas semanas atrás, no Bonbonniere, ele cantou suas músicas para acompanhamento de violão com uma voz quebradiça, levemente monótona e pouco treinada.

Nenhum cantor me deu tanto choque, tanta emoção. Foi intenso o homem vitalidade, a energia que lhe permitiu desafiar o ridículo e reivindicar seu hino descarado à humanidade, que também lhe deu essa magia pessoal.

Ele parecia indestrutível.

No outono, quando um pequeno grupo de nós o ouviu fazer uma leitura de Herakles, seu último trabalho, fiquei impressionado com sua energia descarada. Para dois e uma meia hora sem interrupção, sem soltar a voz uma vez (e que voz forte e descarada que era!), sem respirar um momento entre atos, curvados imóveis sobre a mesa, em parte de cor, ele leu esses versículos forjado em latão, olhando profundamente nos olhos de cada um de nós enquanto ouviu-o.

A última vez que o vi e o ouvi foi há seis semanas na festa de despedida dada pelos membros do seminário de Kutscher. Ele parecia estar melhor de saúde, falou animadamente e, a nosso pedido, bem depois da meia-noite, cantou três de suas melhores músicas para o alaúde. Sem realmente vê-lo enterrado, eu não pode conceber que ele está morto. Como Tolstoi e Strindberg, ele era um dos grandes educadores da Europa moderna. Seu maior trabalho foi a sua personalidade.

[De Augsburger Neueste Nachrichten, 12 de março de 1918]


Notas de rodapé:

(1) Franziska e Der Marquis von Keith são duas das peças mais conhecidas de Wedekind. As músicas mencionadas na frase inicial devem ser 'Der blinde Knabe' e «Franziskas Abendlied». (retornar ao texto)

(2) Wedekind morreu na tarde de 9 de março. O Lech é o rio em Augsburg, onde Brecht morava com seus pais. Então, com apenas vinte anos, ele estava estudando medicina e filosofia na Universidade de Munique, onde ele às vezes participou do seminário de teatro conduzido pelo professor Artur Kutscher (1878-1960), amigo e biógrafo de Wedekind. Sua primeira peça, Baal, foi escrita neste mesmo ano. Ela inclui várias músicas para o violão que, como Wedekind, ele definiu para músicas de sua autoria e tinha o hábito de cantar a si mesmo. (retornar ao texto)

Inclusão: 06/05/2020