Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)
9. Última etapa: Édipo


1. Atualmente, é a Alemanha, o lar da filosofia, que está liderando o desenvolvimento em larga escala do teatro e do drama. O teatro do futuro é filosófico.

2. Esse desenvolvimento não é reto. Às vezes é executado dialéticamente aliado, por opostos, às vezes paralelos; de qualquer maneira, é tão rápido que passa por várias etapas em um único ano. O último destes parece seja Édipo.

3. A atual temporada mostra a força da influência de Piscator. Visto do teatro, parece que Piscator estimulou a discussão menos sobre questões formais (técnica teatral) do que sobre o problema do assunto. E ele teve influência. Teatros de nível médio se voltaram para novos assuntos (Verbrecher, Revol te, Ton in Topfers). Havia duas exceções: The Threepenny Opera [A ópera dos 3 vinténs] e Édipo.

Ambos abordaram a questão da forma.

4. No que diz respeito à preocupação com o assunto, não foi brilhante. Com Piscator ausente da cena, não havia força produtiva por trás dela (além de Revolte, uma produção póstuma de estúdio dele). Os ganhos do ano foram feitos no sentido de dominar as principais formas.

5. A preocupação com o assunto e a preocupação com a forma são complementares. Visto de dentro do teatro, parece que o progresso na técnica teatral só é progresso quando ajuda a realizar o material; e o mesmo com progresso na redação da peça.

6. Quanto às principais formas: os grandes assuntos modernos devem ser vistos na luz da mímica, eles devem ter o caráter de gestos. Eles devem ser organizados de acordo com as relações mútuas de homens ou grupos de homens. Mas a forma principal tradicional, forma dramática, não é adequada para assuntos atuais. Para ser franco, para quem está no negócio, os assuntos atuais não podem ser expressos na antiga forma "principal".

7. A forma principal é projetada para realizar material para a 'eternidade'. O típic, o elemento também se aplica na escala de tempo. Quem usa uma forma principal é narrando seu material tanto para o futuro quanto para seu próprio tempo, se não é melhor.

8. Nossa forma dramática é baseada na capacidade do espectador de ser carregado junto, identifique-se, sinta empatia e entenda. Para ser franco, para quem está no ramo: uma peça que se passa, digamos, em uma troca de trigo não é adequado à forma principal e dramática. Embora seja difícil imaginar um tempo e adotar uma atitude em que tal situação não parece natural, nossos sucessores irão observar tal não natural e incompreensível situação com espanto. Então, como deve ser nossa forma principal?

9. Épico. Deve informar. Não deve acreditar que alguém possa se identificar com o nosso mundo pela empatia, nem deve querer isso. O assunto é imenso; nossa escolha de meios dramáticos deve levar em conta o fato.

10. Sobre o última etapa: Édipo. NB: 1. A forma principal. 2. A tecnica história da segunda metade (Edipo em Colonia), quando uma história é contada, e muito efetivamente. Aqui as palavras que costumavam ser gritadas são teatrais e eficazes. Aqui a 'experiência', se vem de qualquer lugar, vem do reino filosófico.

['Letzte Etappe: Édipo.' De Berliner Biirsm Courier, 1 de fevereiro de 1929]


Nota:

Referia-se a um arranjo de Heinz Lipmann, de Édipo Rex e Édipo em Kolonnos, tocou em uma noite no Staatstheater de Berlim.

Leopold Jessner produziu; Georg Antheil escreveu a música; Hans Poelzig assinou o cenário. Os atores incluíram Fritz Kortner (Édipo), Alexander Granach (Pastor), Veit Harlan (Polyneikes), Lotte Lenya (Ismene) e >Helene Weigel (Empregada Doméstica ou Segunda Mensageira). A primeira noite foi em 4 de janeiro de 1929.

Inclusão: 06/05/2020