Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)
11. Sobre forma e conteúdo


1. As dificuldades não são resolvidas ao se silenciar sobre elas. A prática exige que um passo siga outro; teoria tem que abraçar a sequência inteira. O novo objeto constitui a primeira etapa; a sequência, no entanto, vai além. A dificuldade é que é difícil trabalhar no primeiro estádio (novos assuntos), quando já se pensa em abolir o segundo (os novos relacionamentos mútuos da humanidade). Estabelecendo a função de hélio não é muito útil para ajudar a estabelecer uma vasta imagem do mundo; no entanto, não há esperança de estabelecê-lo se alguém tiver outra coisa que (ou mais que) hélio no espírito. A maneira correta de buscar novas relações mútuas da humanidade é através da exploração do novo assunto. (Casamento, doença, dinheiro, guerra, etc.)

2. A primeira coisa, portanto, é compreender o novo objeto; a segundo a moldar as novas relações. A razão: a arte segue a realidade. Por exemplo: a extração e o refinamento de petróleo(1) representam um novo complexo de assuntos e, quando estudamos cuidadosamente, é atingido por formas bastante novas de relacionamento humano. Um particular modo de comportamento pode ser observado tanto no indivíduo quanto na massa, e é claramente peculiar ao complexo petrolífero. Mas não foi o novo modo de comportamento que criou essa maneira específica de refinar gasolina. O complexo petrolífero veio primeiro, e os novos relacionamentos são secundários. Os novos relacionamentos representam as respostas da humanidade às questões de conteúdo'; estas são as soluções. O assunto (a situação, por assim dizer) se desenvolve de acordo com regras definidas, laços, mas o petróleo cria novos relacionamentos. Mais uma vez, estes são secundários.

3 · Simplesmente compreender as novas áreas do objeto impõe uma nova forma dramática e teatral. Podemos falar de dinheiro na forma de versos iambicos? 'A marca, citada pela primeira vez ontem com tantos dólares, agora além de 100 em breve seja e etc. " - que tal isso? O petróleo resiste ao formato de cinco atos; catástrofes de hoje não progridem em linha reta, mas em crises cíclicas; os 'heróis' mudam com as diferentes fases, são intermutável, etc .; o gráfico das ações das pessoas é complicado por abortos das ações; o destino não é mais um único poder coerente; sim há campos de força que pode ser vista irradiando em direções opostas; o poder os próprios grupos compreendem movimentos não apenas um contra o outro mas dentro de si, etc., etc. Até para dramatizar um jornal simples relatar é preciso algo muito mais do que a técnica dramática de um Hebbel ou um Ibsen. Isso não é nada, mas uma triste declaração de fato. Isto é impossível explicar um personagem atual por características ou um presente ação diária por motivos que seriam adequados no trabalho no tempo de nossos pais. Nos permitimos (provisoriamente) não inspecionar motivos (por exemplo: Im Dickicht der Stadte, Ostpolzug) para, pelo menos, não imputar falsos, e mostrou ações como fenômenos puros, assumindo que teríamos que mostrar personagens algum tempo sem nenhum recursos, isso novamente provisoriamente.

4 · Tudo isso, ou seja, todos esses problemas, apenas se aplica a sérias tentativas de escrever grandes peças: algo que atualmente está muito longe de ser adequadamente distinto do entretenimento comum ou no jardim.

5 · Uma vez que começamos a encontrar o caminho sobre o assunto, podemos passar para os relacionamentos, que atualmente são imensamente ligados e só pode ser simplificado por meios formais. A forma em questão, no entanto, só pode ser alcançada com uma mudança completa do objetivo do teatro. Somente um novo propósito pode levar a uma nova arte. O novo objetivo é chamado pedagogia.

['Ober Stolfe und Formen.' De Berliner Borsen Courier, 31 de março de 1929]


Notas de rodapé:

(1) As referências ao petróleo aqui provavelmente se relacionam à peça de Leo Lania sobre os interesses do petróleo, Konjunktur, que Brecht ajudou a adaptar para a comunidade de Piscator. (retornar ao texto)

Inclusão: 06/05/2020