Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)
12. Um exemplo de pedagogia
(Notas para Der Flug der Lindberghs)


Der Plug der Lindberghs(1) não tem valor, a menos que seja aprendido. Não tem nenhum valor como arte Der Flug der Lindenberg que justificaria qualquer desempenho não destinado a ser aprendido. É um efeito estruturado e dividido em duas partes. A primeira parte ( canções dos elementos, refrões, sons de água e motores, etc.) tem o sentido de ajudr o exercício, isto é, apresentar e interrompê-lo – que é melhor realizado por um instrumento. A outra, a parte pedagógica (aquela do aviador) é o texto para o exercício: o participante ouve uma parte e fala a outra. Dessa maneira, uma colaboração se desenvolve entre participante e aparelho, em que a expressão é mais importante que precisão. O texto deve ser falado e cantado mecanicamente; uma pausa deve ser feita no final de cada linha do verso; a parte ouvida deve ser mecanicamente seguido.

Em obediência ao princípio de que o Estado será rico e o homem será pobres, que o Estado seja obrigado a ter muitas possibilidades e que o homem tenha poucas possibilidades, no que diz respeito à música, o Estado fornecerá o que for necessário, aparelhos e habilidades especiais; ao indivíduo, no entanto, deve fornecer um exercício. Sentimentos de passear livremente despertado pela música, pensamentos especiais, como os que podem ser entretidos ao ouvir a música, o esgotamento físico surge facilmente com a escuta da música, são todas as distrações da música. Para evitar essas distrações, os participações do individuo na música, obedecendo ao princípio de que fazer é melhor do que sentir, seguindo a música com os olhos impressos e contribuindo as partes e lugares reservados para ele cantando-os para si mesmo ou em conjunto com outras pessoas (turma escolar).

O Der Plug der Lindberghs não se destina a ser usado até os dias atuais. O rádio não é rádio, mas para alterá-lo. A crescente concentração de ser servido, mas por meios mecânicos e o treinamento cada vez mais especializado será mudado - tendências que devem ser aceleradas - exigem uma espécie de resistência do ouvinte e por sua mobilização e reformulação como produtor.

O emprego de Der Plug der Lindberghs eo uso de rádio em suas formas alteradas de Baden-Baden foi mostrada por uma demonstração no experimento de rádio Festival de música de Baden de 1929. À esquerda da plataforma a orquestra de rádio foi colocada com seus aparelhos e cantores, à direita o ouvinte, que executou a parte do aviador, ou seja, a parte pedagógica, com uma pontuação na frente dele. Ele leu as seções a serem faladas sem identificar seus próprios sentimentos com os contidos no texto, fazendo uma pausa no final de cada linha; em outras palavras, no espírito de um exercício. Na parte de trás da plataforma sustentava a teoria sendo demonstrada dessa maneira.

Este exercício é um auxílio à disciplina, que é a base da liberdade. Por que não o indivíduo vai chegar espontaneamente para um meio para o prazer, Der Flug der Lindenbergh mas não para um objeto de instrução que não lhe ofereça como sejam usados em lucro nem vantagens sociais. Tais exercícios servem apenas para um objeto de educação e ao indivíduo na medida em que servem ao Estado, e apenas o rádio seja trocado. servir a um Estado que deseja servir a todos os homens igualmente. Assim Der Plug der Lindberghs não tem estética e não possui valor revolucionário sua aplicação, e somente o Estado pode organizá-la. É apropriada aplicação, no entanto, torna tão "revolucionário" que o Estado atual não tem interesse em patrocinar esses exercícios.

Aqui está um exemplo do efeito desse aplicativo no texto: a figura de um herói público em Der Plug der Lindberghs pode ser usado para induzir ao ouvinte em um concerto para se identificar com o herói e, assim, se isolar das massas. Em uma performance de concerto (consequentemente falsa) pelo menos a parte do Aviador deve ser cantada por um coro se o sentido de todo o trabalho não deve ser arruinado. Apenas cantando concertado (eu sou mais ou menos, eu estou começando adiante, não estou cansado, etc.) pode salvar algo do efeito pedagógico.

[De Versucher, Berlim 1930. Assinado 'Brecht, Suhrkamp'.]


Notas de rodapé:

(1) A música de Der Plug der Lindberghs foi de Kurt Weill e Paul Hindemith. Brecht posteriormente mudou seu título para Der Ozeanjlug. (retornar ao texto)

Inclusão: 06/05/2020